Início » Colunas » Coluna do Verchai » O rei Pelé e seu legado

O rei Pelé e seu legado  

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos de idade no Hospital Albert Einstein, pois ele estava lutando contra uma metástase de um câncer que começou no cólon e se espalhou. Sua internação foi devida a uma infecção respiratória que só foi piorando e após exatamente 1 mês de sua internação, veio a óbito.

Divulgação

A seu pedido, seu velório e enterro foi feito somente após a posse presidencial de 1/1/2023, pois ele sabia que haveria uma grande comoção no Brasil e ele não queria que isso atrapalhasse o evento. Ele conseguiu se despedir de seus filhos e esposa e assim “concluiu sua carreira”.

Seu velório aconteceu na Vila Belmiro e durou cerca de 24 horas, onde mais de 200 mil pessoas passaram por lá para dar o último adeus ao Rei.  Após o final de seu velório, seu caixão foi levado para a cidade de Santos, onde será enterrado no cemitério Memorial Necrópole Ecumênico, que tem vista para o estádio do Santos, seu time do coração e da vida. Durante o trajeto, haverá um cortejo para que todos os seus fãs possam se despedir do maior jogador de futebol de todos os tempos.

Seu mausoléu terá 200 metros quadrados e com algumas peculiaridades, pois terá um carpete de grama sintética, algumas de suas camisas e até algumas “surpresas” para a família. Terá muitos detalhes em dourado, mas não em ouro. Também terá duas estátuas e o local terá o intuito de ser um lugar para visitação turística para aqueles que não se importam em visitar cemitérios, e não são poucos não.

Durante o velório, muitas celebridades do esporte, amigos, o presidente também compareceu para se despedir. Outra presença marcante foi o embaixador da Nigéria que ao comparecer, relembrou que o Pelé parou a guerra.

O enterro será reservado somente aos familiares e após, o cemitério divulgará a partir de quando o mausoléu estará disponível para visitação de seus fãs.

Durante o velório, vieram muitos jornalistas do mundo todo, aproximadamente de 30 países para cobrir o acontecimento, assim como fãs de todos os lugares do mundo para dar o último adeus. Ao finalizar a cerimônia de velório, o caixão foi fechado sob os aplausos de todos os presentes, pois é inegável o legado deixado por Pelé.

Com certeza resumir a carreira de uma pessoa que fez tanto pelo esporte não é uma tarefa fácil, mas vamos lá:

  • Edson Arantes do Nascimento era mineiro, mas sua infância foi no estado de São Paulo, na cidade de Bauru.
  • Na Copa do Mundo de 1958 ele não só participou como fez cinco gols na partida.
  • Participou e levou o título de três Copas do Mundo, 1958, 1962 e 1970.
  • Aos 18 anos de idade já era conhecido mundialmente no mundo futebolístico, mas mesmo assim, se alistou e serviu sua nação por 6 meses.
  • Em 1969, o Pelé fazia uma excursão pela Nigéria e participou de um amistoso, porém o país estava em plena guerra, e durante o jogo, a guerra literalmente parou por sua causa. Infelizmente após seu retorno para o país a guerra foi retomada, mas não se sabe notícia de ninguém que tenha conseguido parar uma guerra.
  • Pelé também jogou como goleiro em quatro jogos do Santos.
  • Um pouco polêmico, foi expulso 13 vezes enquanto vestia a camisa do Santos.
  • No ano de 1969 marcou seu milésimo gol no seu time do coração, o Santos.
  • Ele foi além e em 1970 se formou em Educação Física.
  • Nunca jogou por times europeus.
  • Teve três despedidas oficiais na sua carreira
  • Pelé e suas multifaces, já foi compositor e inclusive participou de um álbum da cantora Elis Regina. Porém a música que fez sucesso, foi em 1998, chamada ABC que foi escrita para uma campanha do Governo Federal incentivando a alfabetização.
  • Foi eleito o atleta do século em 1981.
  • No ano 2000 recebeu o prêmio que confirmava que era o melhor jogador do século.
  • Fez algumas participações em filmes como ator.

Sempre se reinventando, Pelé explorou todos os seus talentos e como era muito dedicado, se destacou em todos eles.

Sua carreira se iniciou no Santos quando ele tinha 15 anos de idade e na Seleção Brasileira já aos 16 anos. Até hoje, é o maior artilheiro do Santos e ao lado de Neymar Jr, é o maior artilheiro da Seleção Brasileira de Futebol. Após uma grande e bonita trajetória em sua carreira futebolística na Seleção, Pelé decidiu se aposentar dela em 1971, o que não agradou a todos, porém ele continuou atuando pelo Santos. Ainda atuou duas vezes com a camisa da Seleção, mas apenas em amistosos.

Seu estilo de jogo era preciso, poderoso e um exímio artilheiro.

Quando se aposentou de verdade dos gramados, foi nomeado como embaixador da Unesco e em 1995 foi nomeado pelo então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso como Ministro do Esporte, onde fez a “Lei Pelé”. Deixou o cargo após ser acusado (sem comprovações) de desviar dinheiro da UNICEF.

Em 1997 recebeu o título honorário de cavaleiro do Império Britânico da Rainha Isabel II.

Após sua aposentadoria dos campos e após ter passado por tantos cargos importantes e recebido várias homenagens, ele se destacou principalmente como embaixador da ONU.

Já em sua vida pessoal, ele afirmava que se não fosse o “Pelé” talvez morresse solteiro. Teve três casamentos e até um relacionamento de anos com a apresentadora Xuxa Meneghel. No quesito filhos, foi algo um pouco tumultuado, pois no decorrer de sua vida, fora os filhos dentro dos casamentos, teve dois pedidos de DNA bem tumultuados e num dos casos, sua filha Sandra foi comprovada como sua filha, mas morreu também de câncer no ano de 2006 e o Pelé nunca quis contato com ela, lhe rendendo muitas críticas sobre ser um ótimo jogador e uma péssima pessoa.

No decorrer dos anos, Pelé passou por vários problemas de saúde, até que o câncer que iniciou no cólon se alastrou causando metástase e enfim o levou a morte.

De qualquer maneira, vemos que não somos perfeitos e que sempre seremos lembrados por nossas atitudes e não por nossas palavras.

Deixe um comentário