Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da 29ª rodada da Série B

Resumo da 29ª rodada da Série B  

No Rio de Janeiro, Botafogo faz confronto direto com o CRB por permanência no G-4 e possibilidade de assumir vice-liderança

Nilton Santos - Engenhão estádio do Botafogo no RJ
Estádio Nilton Santos, o Engenhão (Divulgação)

Às 19 horas (de Brasília) desta sexta-feira (8) o Botafogo recebe o CRB no estádio Nilton Santos, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, em partida que vai ser transmitida com exclusividade pelo canal Premiere, em pay-per-view. Trata-se do confronto entre o melhor mandante e o melhor visitante do Campeonato, e ambos chegam para o confronto somando os mesmos 48 pontos e podendo assumir a vice-liderança da Série B em caso de vitória. O Botafogo tenta recuperar a 2ª posição da tabela, que perdeu na última rodada em confronto direto com o Avaí, atual vice-líder. No entanto, a equipe de Santa Catarina apenas empatou com a Ponte Preta (16ª colocada) na última terça-feira (5), em partida válida por esta 29ª rodada, e ficou há apenas 2 pontos de distância do Botafogo, que ocupa a 3ª posição. O Alvinegro Carioca iniciou uma ascensão incrível a partir da 14ª rodada, quando passou a ser comandado por Enderson Moreira. Foram 16 partidas sob o comando do atual técnico, sendo 11 vitórias, 3 derrotas e 2 empates. O desempenho fez com que o Botafogo, que estava mais próximo da zona de rebaixamento para a Série C do que da zona de acesso à Série A, se estabelecesse na luta por uma vaga no G-4 da Série B. Na 13ª rodada, o Botafogo estava há mais de 10 pontos do atual líder, Coritiba, em relação ao qual está 6 pontos distante neste momento. O CRB, atual adversário do Botafogo, tinha mais de 5 pontos de vantagem para o time carioca, até porque venceu a equipe então comandada por Marcelo Chamusca lá na 10ª rodada, jogando em casa. Agora, diante de um Botafogo fortalecido e jogando fora de casa, o CRB espera conseguir pelo menos um empate para terminar a 29ª rodada dentro da zona de classificação para a Série A. Apesar de somar o mesmo número de pontos do Botafogo, que é o 3º colocado, o CRB aparece na 5ª colocação pelos critérios de desempate, mas o 4º colocado, Goiás, já entrou em campo na rodada e perdeu por 3 a 2 para o Náutico. No entanto, a missão vai ser complicada, pois o Botafogo conta com alguns reforços para conseguir a vitória e, com isso, saltar de volta para a 2ª posição da tabela. O técnico Enderson Moreira vai ter de volta a dupla de zaga formada por Joel Carli e Kanu, a qual ostenta 100% de aproveitamento nesta Série B. Foram apenas 4 partidas disputadas pela dupla e o Botafogo venceu todas, incluindo um duelo com o líder Coritiba, e sofreu apenas 1 gol com eles em campo. Além deles, os atacantes Pedro Castro e Ronald, recuperados de lesão, estão a disposição do técnico e podem ser importantes para que o Botafogo alcance a vitória e os 3 pontos.

Coritiba enfrenta o Cruzeiro, que busca segunda vitória consecutiva para seguir se distanciando do Z-4

O líder, Coritiba, recebe o 13º colocado, Cruzeiro, às 21:30 (no horário de Brasília) desta sexta-feira (8) no estádio Couto Pereira, em Curitiba, com transmissão do SporTV para a TV fechada. Invicto há 7 rodadas, o Coritiba vem de dois empates consecutivos e espera voltar a encontrar o caminho da vitória para seguir isolado na liderança da Série B. Para tanto, o Alviverde Paranaense vai contar com uma presença significativa de torcedores no estádio Couto Pereira, uma vez que a prefeitura liberou o recebimento de até 50% da capacidade total do estádio, o que pode significar cerca de 20 mil torcedores. Além disso, o técnico paraguaio, Gustavo Morínigo, vai contar com o retorno de dois titulares absolutos de sua equipe: o zagueiro Henrique e o meia Robinho, que cumpriram suspensão na última partida. A única baixa do Coritiba vai ser no trio de ataque: Rafinha deve ser mantido ao lado de Igor Paixão e do artilheiro Léo Gamalho, uma vez que Waguininho ainda se recupera de lesão. O camisa 9 do Coxa vive a expectativa de voltar a balançar as redes para não ficar sem marcar pela quinta partida consecutiva, que marcaria o maior período de sua carreira sem marcar na Série B. Do outro lado, o Cruzeiro quer chega à terceira partida consecutiva sem derrota para seguir se distanciando da zona de rebaixamento. Há 13 pontos do primeiro time do G-4 neste momento, o Cruzeiro tem chances remotas de acesso e se preocupa mais com o Z-4, em relação ao qual está apenas 5 pontos distante. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo segue tentando esquecer os problemas extracampo para seguir firme no campeonato, mas deve ter dificuldade para evitar uma derrota diante do líder do campeonato nesta sexta-feira.

Jogos de sábado:

A 29ª rodada da Série B segue no sábado (9), com as últimas 4 partidas. Às 16:30 (no horário de Brasília), o Guarani recebe o Londrina no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, com a expectativa de voltar a vencer para se reaproximar do G-4 da Série B. O Bugre não vence há 3 rodadas, vem de derrota diante do Brusque e precisa dos 3 pontos para seguir sonhando com o acesso no fim da temporada, mas o Londrina, que vem de vitória de virada sobre o Sampaio Corrêa, vive a expectativa de voltar a somar 3 pontos na Série B para terminar a rodada há 1 ponto de deixar a zona de rebaixamento.

Às 21 horas o Vasco visita o Sampaio Corrêa no Castelão, em São Luís do Maranhão, com a expectativa de alcançar a quarta vitória consecutiva sob o comando de Fernando Diniz para, assim, ficar ainda mais próximo do G-4 da Série B. Na 6ª posição, somando 43 pontos, a equipe cruz-maltina pode diminuir para apenas 2 pontos a distância em relação ao 4º colocado, que é o primeiro time dentro da zona de acesso à Série A. Na 11ª posição, o Sampaio Corrêa não vence há 7 rodadas e já começa a se preocupar com a zona de rebaixamento. No mesmo horário desta partida, o CSA recebe o Brusque no estádio Rei Pelé, em Maceió, tentando manter a invencibilidade que já dura 5 partidas para seguir próximo do G-4. Um pouco mais cedo, às 19 horas, Vitória e Confiança, respectivamente o 18º e o 19º colocados, fazem um confronto direto na luta para seguir sonhando com a possibilidade de evitar a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Deixe um comentário