Início » Colunas » Coluna do Verchai » As facetas do próximo clássico Majestoso no domingo

As facetas do próximo clássico Majestoso no domingo  

São Paulo chega embalado para duelo com o Corinthians.

Lei do Ex? Luciano, ex-Corinthians, é esperança de gols do São Paulo no clássico (Foto: divulgação/São Paulo FC)

Neste domingo (13), às 18h15, na Neo Química Arena, acontece o clássico Majestoso entre Corinthians e São Paulo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Neste momento, o São Paulo aparece no topo da tabela de classificação, com 7 pontos de vantagem para o 2º colocado. Somando 50 pontos em 24 rodadas, o tricolor paulista vem embalado por uma sequência de 4 vitórias e já não perde no campeonato há 17 rodadas: ao todo, computa 14 vitórias, 8 empates e apenas 2 derrotas.

O baixo número de derrotas chama a atenção, pois raras vezes um campeão nacional foi tão longe com este número de derrotas (2). Seria simples e muito razoável dizer que isso acontece por conta do sistema defensivo da equipe comandada por Fernando Diniz, que é a menos vazada do campeonato (ao lado do Grêmio, com apenas 20 gols sofridos). No entanto, o São Paulo também apresenta um alto número de gols (42), que só está atrás do Atlético Mineiro (43), e quem acompanha o time com mais atenção sabe que o rendimento, na verdade, é fruto de um trabalho coletivo muito bem executado.

O plano de jogo moderno de Diniz, que chamou a atenção do Brasil pela primeira vez no ano de 2016 (quando o técnico levou o Osasco Audaz para a final do Campeonato Paulista), está funcionando perfeitamente dentro de um São Paulo que varia entre a experiência de jogadores como Daniel Alves e Juanfran, e a juventude de novas estrelas, como do artilheiro Brenner.

Com apenas 20 anos de idade, Brenner já acumula 20 gols marcados em 33 partidas disputadas, sendo o artilheiro da equipe tricolor na temporada. Foi Brenner, inclusive, que marcou o gol da vitória do São Paulo no último confronto com o Corinthians, no Morumbi, por 2 a 1, pela 6ª rodada do Brasileirão. Para a partida deste domingo, a expectativa é de que Fernando Diniz tenha todo o elenco à disposição para quebrar um tabu que certamente incomoda os torcedores: o São Paulo nunca venceu o Corinthians em Itaquera desde a inauguração do atual estádio, em 2014. 

Para o Corinthians, segurar o embalo do São Paulo poderia ser importante

Se de um lado o São Paulo vive grande fase e tem alta expectativa de voltar a vencer o rival local, pela primeira vez na Neo Química Arena, o Corinthians passa por um período de transição e ainda se preocupa em manter a distância da zona de rebaixamento. Apesar de ser o 11º colocado e ter perdido apenas 1 das últimas 7 rodadas que disputou (com outras 3 vitórias e 3 empates), a equipe comandada por Vagner Mancini ainda não embalou e ainda se preocupa com os 6 pontos que o separam da zona de rebaixamento.

O treinador conseguiu dar uma nova personalidade para a equipe desde que assumiu o comando corintiano, pouco menos de 2 meses atrás. De acordo com sua própria análise, é preciso seguir “regando a raiz” que identifica o time do Corinthians diante de sua torcida, ou seja, de entrega e força física, principalmente no campo de defesa.

Vagner Mancini, técnico do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

No entanto, Vagner Mancini também destaca que ainda é preciso “ter um jogo moderno, que possa incomodar seu adversário constantemente”. Quer dizer, algo parecido com o que vem sendo apresentado pelo São Paulo de Fernando Diniz, mas é preciso tempo de trabalho.

Vagner Mancini conseguiu os resultados que o Corinthians precisava para sair da zona de rebaixamento e, consequentemente, para ele mesmo seguir no comando técnico, mas a partida contra o São Paulo deste domingo é um algo a mais que a torcida corintiana espera ver ainda neste ano. Além disso, vencer o Majestoso seria importante para a sequência do Corinthians, que enfrentaria seus próximos adversários, Goiás (20º colocado) e Botafogo (19º colocado), confiante para somar pontos importantes.

Assim, quem sabe, o Corinthians poderia começar a sonhar com um lugar na próxima Libertadores da América, ao invés de apenas se preocupar com a zona de rebaixamento e um lugar na Copa Sul-Americana. O Corinthians tem o calendário a seu favor, pois teve 10 dias livres para se preparar para o clássico, enquanto, neste mesmo período, o São Paulo disputou 3 partidas.

Atlético Mineiro e Flamengo tentam seguir na cola do líder

Também no domingo, às 16 horas, o Flamengo enfrenta o Santos no Maracanã, em uma partida fundamental para o rubro-negro carioca, e um tanto desconfortável para o alvinegro praiano, que fez jogo decisivo com o Grêmio na última quarta-feira (09) e, já na próxima quarta-feira (16), decide vaga nas semifinais da Libertadores da América.

Em meio a tudo isso, se soma o fato de que o Santos acumula desfalques (por Covid, lesão e suspensão) e certamente vai estar com um time bem diferente daquele que costumamos ver em campo. Do outro lado, fora de outras competições, Rogério Ceni teve a semana inteira para treinar e preparar o Flamengo para a partida deste domingo. O técnico conta com o retorno de Gabigol, que deve estar entre os titulares, mas tem um problema no meio de campo: William Arão se lesionou em treino e não vai estar à disposição para enfrentar o Santos. Como Thiago Maia também está fora por lesão, Rogério Ceni deve ir à campo com o garoto João Gomes na função de primeiro volante, mas pode optar por recuar Gerson e entrar com Diego ao lado de Everton Ribeiro, ou pode até escalar 4 atacantes, como já fez outras vezes.

Atualmente na 2ª posição da tabela, agora 7 pontos atrás do São Paulo, o Atlético Mineiro tenta se manter firme na luta pelo título brasileiro neste sábado (12), às 17 horas, enfrentando o Athletico Paranaense fora de casa. A última derrota do Galo foi exatamente diante do Furacão, em jogo atrasado da 6ª rodada. Desde então, no entanto, o Atheltico Paranaense disputou 5 partidas, venceu apenas uma, empatou outra e perdeu 3. O rubro-negro vem passando por altos e baixos na temporada e deve seguir assim até o fim da temporada: longe do G4, mas também fora do Z4. Basicamente, o Atlético Mineiro depende de si para conquistar um resultado positivo: se não fizer uma partida sólida, pode perder pontos na Arena da Baixada, mas se fizer funcionar o estilo Sampaoli, tem boas chances de conquistar a vitória.

Deixe um comentário