Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clássicos movimentam a oitava rodada do Brasileirão

Clássicos movimentam a oitava rodada do Brasileirão  

Dois grandes clássicos esquentam a oitava rodada do Brasileirão. Em Itaquera, tem Corinthians x São Paulo enquanto em Caxias tem duelo Grêmio x Juventude.

Corinthians x São Paulo pode mudar planejamento das equipes de acordo com o resultado.

Neo Química Arena, casa do Corinthians, em Itaquera, ZL de SP
Neo Química Arena, casa do Corinthians em Itaquera, será palco de mais uma Majestoso (Foto: divulgação)

Com o RB Bragantino tendo encerrado a 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro na última segunda-feira (28) com uma vitória sobre o Atlético Goianiense, fora de casa, que lhe valeu a vantagem de quatro pontos em relação ao vice-líder (Athletico), terá início a 8ª rodada já nesta quarta-feira (30). Entre os sete confrontos marcados para acontecer hoje, um dos mais importantes e que, também, gera grande expectativa, está o clássico Corinthians x São Paulo, conhecido como Majestoso. A partida, que acontece às 21:30 (no horário de Brasília) na Arena Neo Química, contará com transmissão da Globo na TV aberta. Este tipo de clássico tem um peso tão fundamental para os torcedores que já deu causa de demissão para muito treinador, apesar de que os técnicos Sylvinho, do Corinthians, e Hernán Crespo, do São Paulo, devem ser mantidos independentemente do resultado, para dar continuidade ao trabalho que está sendo feito por ambos (além de ser preciso levar em consideração o fato de, a partir desta temporada, os clubes só poderem trocar de treinador uma vez durante a disputa do Campeonato Brasileiro). No entanto, é evidente que existe pressão.

O Corinthians, por exemplo, que joga em casa, está em situação mais confortável que o rival na tabela de classificação: com nove pontos somados, ocupa a 11ª posição da tabela, enquanto o São Paulo é o 17º colocado e segue na zona de rebaixamento ainda sem ter conseguido vencer uma única partida no Brasileirão.

Além de todos estes fatores, há mais um ponto que certamente é levado em consideração, tanto pelos torcedores, que gostam de ressaltar os feitos de sua equipe (principalmente em confrontos diretos com os rivais), quanto pelos jogadores: o fato de o São Paulo não ter conseguido vencer nenhuma das 14 partidas que fez no estádio de Itaquera, a atual Neo Química Arena, desde a sua reconstrução para a Copa de 2014. É evidente que os treinadores vão tentar manter a cabeça de seus atletas focada apenas naquilo que vai ser preciso fazer dentro de campo para superar o adversário, mas o peso da invencibilidade pode ser um fator decisivo. Vale lembrar que lá no Campeonato Paulista, no início da temporada, quando o técnico argentino Hernán Crespo encantava os torcedores tricolores com a melhor campanha da fase de grupos, o São Paulo interrompeu uma sequência de oito vitórias (incluindo jogos contra o RB Bragantino, o Palmeiras e pela fase de grupos da Libertadores) ao empatar por 2 a 2 com o Corinthians em Itaquera, no que poderia ter sido uma derrota se não fosse por um gol de Luciano marcado no último minuto dos acréscimos. E, como se tudo isso não bastasse, o São Paulo ainda tem outro problema: Crespo testou positivo para a Covid no último fim de semana e não vai estar com o elenco, que vai ficar sob os comandos de seu auxiliar, o também argentino Juan Branda. Portanto, fica clara toda a dificuldade que o São Paulo vai ter para tirar pontos do Corinthians nesta partida fora de casa. A probabilidade é de que o Corinthians consiga controlar a partida com sua organização defensiva e, assim, desde que consiga manter o nível de competitividade das últimas rodadas, mantenha o tabu diante do São Paulo, em Itaquera.

Grêmio busca primeira vitória em clássico com o Juventude

No mesmo horário do Majestoso, o Juventude recebe o Grêmio no estádio Alfredo Jaconi com a expectativa de manter a invencibilidade dos últimos três jogos e, assim, não permitir que o rival saia da lanterna do Brasileirão. Vale destacar que o Grêmio tem duas partidas atrasadas para fazer (pela segunda rodada, em casa, contra o Flamengo, e pela quinta rodada, fora, diante do Cuiabá), mas a lanterna se justifica mais pelo rendimento nestas primeiras rodadas do que, exatamente, pelas partidas que a equipe gaúcha tem a menos. Foram cinco rodadas disputadas pelo time comandado por Tiago Nunes neste Brasileirão e apenas dois pontos somados: 2 empates e 3 derrotas.

diego souza em treino do gremio
Diego Souza, esperança de gols do Grêmio nesta noite (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Surpreendentemente, o Juventude somou 9 pontos em 7 rodadas disputadas, incluindo uma vitória sobre o Flamengo na última rodada, e está um pouco mais tranquilo na 14ª posição da tabela. No entanto, como o Grêmio já conhece melhor o estilo de jogo do Juventude, a expectativa é de que controle as ações do jogo e consiga somar pelo menos um ponto mesmo fora de casa e passando por momento de instabilidade. Por outro lado, vai ser preciso cuidado com os rápidos contra-ataques do Juventude, que conta com jogadores de muita velocidade pelas pontas do campo e com o artilheiro Matheus Peixoto, que já anotou quatro neste Brasileirão. 

Inter tenta tirar pontos do Palmeiras no Beira-Rio

Estádio Beira-Rio, do Inter, em Porto Alegre (RS)
Beira-Rio, casa do Internacional, que recebe o Palmeiras hoje (Divulgação)

Dois jogos abrem a 8ª rodada do Brasileirão às 16 horas (de Brasília), com transmissão exclusiva do canal Premiere (em pay-per-view): o Fortaleza recebe a Chapecoense no Castelão e o Fluminense enfrenta o Athletico Paranaense no Maracanã. O Fortaleza é amplo favorito para vencer a partida que acontece no Ceará, não só porque enfrenta uma equipe que ainda não conseguiu vencer no campeonato, mas principalmente porque os comandados do argentino Juan Pablo Vojvoda querem voltar a vencer para seguir firme no G-4 do Brasileirão. Já no Rio de Janeiro, o Fluminense vai ter uma missão das mais complicadas para conquistar os três pontos e ter chances de dormir na zona de classificação para a próxima Libertadores, pois enfrenta o atual vice-líder do campeonato. O Athletico Paranaense tem uma partida atrasada para fazer (em casa, contra o Flamengo) e, mesmo assim, divide a vice-liderança do Brasileirão com o Palmeiras, que soma os mesmos 13 pontos do Furacão tendo disputado as 7 rodadas e está na 3ª posição pelo saldo de gols.

Às 19 horas (de Brasília) desta quarta-feira (30) acontecem outras duas partidas: em Salvador, o Bahia espera voltar a vencer para voltar a aparecer no G-4, enquanto o América Mineiro tenta somar pontos para escapar da zona de rebaixamento; já em Porto Alegre, no Beira-Rio, o Internacional recebe o Palmeiras pensando em somar pelo menos um ponto para não cair na tabela de classificação, e a igualdade é bastante possível de ser predominante no placar, visto que o Verdão também pode ficar satisfeito com um empate, que serve para mantê-lo no G-4. No entanto, a equipe comandada por Abel Ferreira deve buscar algo a mais na partida, para não permitir que o RB Bragantino abra ainda maior vantagem no topo da tabela.

Às 20:30 (horário de Brasília), o Santos (6º colocado com 11 pontos) recebe o Sport (15º colocado com 5 pontos) na Vila Belmiro pensando em nada além de alcançar a segunda vitória consecutiva para terminar a rodada no G-4.

Deixe um comentário