Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Resumo da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro  

São Paulo encerra 2020 no topo da tabela do Campeonato Brasileiro e com folga em relação ao vice-líder e ao atual campeão.

(Divulgação: Instagram do Brasileirão Assaí)

No ano passado (2019), quando Jorge Jesus estava sob o comando do Flamengo, o rubro-negro carioca alcançou a liderança do Campeonato Brasileiro na 16ª rodada e lá permaneceu até se consagrar campeão. Nesse mesmo ano, Jorge Sampaoli ajudou o Santos a permanecer na vice-liderança e foi a principal ameaça do Flamengo, tendo chegado a liderar o campeonato da 12ª à 15ª rodada. Agora, em 2020, Jorge Sampaoli assumiu o comando do Atlético Mineiro e mais uma vez conseguiu colocar seu time na luta pela liderança. O Galo, inclusive, liderou o Brasileirão por algumas rodadas, mas, logo que o São Paulo fez suas partidas atrasadas, mais uma vez viu o concorrente ao título abrir larga vantagem na tabela de classificação. Na verdade, foi uma derrota por 3 a 0 diante do São Paulo que deixou o Atlético Mineiro 7 pontos longe da liderança. No último sábado (26), em partida que abriu a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro marcou duas vezes no segundo tempo e conseguiu arrancar uma vitória sobre o Coritiba, mas não diminuiu a distância aberta pelo líder. Isso porque, no mesmo dia, o time de Fernando Diniz venceu o Fluminense em pleno Maracanã, com dois do garoto Brenner (artilheiro da equipe com 22 gols na temporada – 11 deles pelo Brasileirão), e manteve a folga de 7 pontos para o Galo. Ainda pensando em alcançar um lugar entre os 6 melhores para garantir vaga na próxima Libertadores, o Fluminense fez jogo duro e, mesmo saindo atrás no placar, chegou ao empate no segundo tempo com Fred, em um belo chute de fora da área. No entanto, o São Paulo fez pressão pela vitória e não demorou para fazer o 2 a 1 no placar e sair de campo com os 3 pontos. A difícil vitória foi fundamental para o tricolor paulista, que, além de manter a vantagem de 7 pontos em relação ao Atlético Mineiro, aumentou a distância para o Flamengo. O rubro-negro carioca enfrentou o Fortaleza na rodada e não conseguiu sair do zero. Com isso, a equipe de a equipe comandada por Rogério Ceni ficou um pouco mais distante do sonho de conquistar o bicampeonato, pois deixou o São Paulo abrir 7 pontos de vantagem. Somando os mesmos 49 pontos do Atlético Mineiro, o Flamengo caiu para a 3ª posição por conta do saldo de gols. Vale lembrar, porém, que o rubro-negro ainda tem uma partida atrasada para fazer (fora de casa, contra o Grêmio, válida pela 23ª rodada) e pode melhorar a situação no campeonato. Mesmo estando sem perder há 6 rodadas (tendo vencido 4 e empatado 2), o Flamengo ainda não conseguiu embalar e a torcida já não tem mais tanta confiança no bicampeonato, principalmente porque o São Paulo vem mostrando força para se estabelecer na liderança até o fim.

Corinthians embala sequência de vitórias e se aproxima do G6

Neste domingo, o Corinthians alcançou um feito inédito e parece ter dado adeus de vez à luta contra o rebaixamento. A equipe de Vagner Mancini foi até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo e, pela primeira vez, conseguiu vencer o alvinegro carioca no Estádio Nilton Santos. O começo de jogo foi de pressão botafoguense em busca do primeiro gol, até porque os comandados de Eduardo Barroca precisavam da vitória para se aproximar do primeiro time fora da zona de rebaixamento. E o Botafogo conseguiu criar chances de marcar, mas não foi eficiente. Aos poucos, o Corinthians cresceu no jogo e abriu o placar ainda no primeiro tempo, com uma cabeçada de Cazares que mais pareceu um chute: até bateu no travessão antes de entrar e estufou a rede adversária. Ficou evidente que o Botafogo sentiu o golpe, pois não conseguiu sequer manter a velocidade e a disposição que apresentava no começo do jogo. O Corinthians conseguiu conduzir bem a partida, sem sofrer sustos até decretar a vitória com Mateus Vital, que marcou um belo gol já nos acréscimos do segundo tempo. Foi a terceira vitória consecutiva do Corinthians, que está sem perder há 6 rodadas e já não se preocupa mais com a zona de rebaixamento. Isso porque o resultado de 2 a 0 sobre o Botafogo (o qual se afundou ainda mais na zona de rebaixamento), o Corinthians alcançou os mesmos 39 pontos do Santos (atual 8º colocado), está apenas 1 atrás do Fluminense (7º). A situação do alvinegro paulista só não ficou melhor porque o Palmeiras (6º colocado e primeiro na zona de classificação para a Libertadores) arrancou uma vitória por 1 a 0 sobre o RB Bragantino. Em uma partida bastante equilibrada e até com forte pressão da equipe do interior de São Paulo, Luiz Adriano fez de cabeça o único gol da partida e garantiu mais 3 pontos fundamentais para alcançar o objetivo de ir para a próxima Libertadores. Ainda com uma partida a menos (atrasada da 1ª rodada, em casa, contra o Vasco), o Palmeiras tem 4 de vantagem para o Fluminense (7º) e pode alcançar o mesmo número de pontos do Internacional, que ocupa a 4ª posição da tabela neste momento (a qual garante vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores). Na 5ª posição e também com uma partida a menos (da 23ª rodada, contra o Flamengo), o Grêmio segue embalado no Campeonato Brasileiro, estando sem perder há 12 rodadas, das quais venceu 8. Na 4ª posição vem o Internacional, que ainda não definiu se vai manter Abel Braga ou não no cargo de técnico, mas venceu o Bahia fora de casa na última rodada e segue firme na busca por um lugar entre os 4 melhores e, consequentemente, vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.

Deixe um comentário