Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão do Brasileirão: Corinthians almeja vaga na Libertadores

Previsão do Brasileirão: Corinthians almeja vaga na Libertadores  

Fora do mata-mata da Copa Sul-Americana, Timão foca suas forças no Campeonato Brasileiro.

Neo Química Arena, casa do Corinthians, em Itaquera, ZL de SP
Neo Química Arena, casa do Corinthians em Itaquera/SP (Foto: divulgação)

Mais uma vez o planejamento do Corinthians foi interrompido logo no início da temporada. O técnico Vagner Mancini conseguiu agregar muito na temporada 2020 e quase levou o clube para as fases preliminares da Libertadores, mas garantiu vaga na Copa Sul-Americana. No entanto, foi exatamente a eliminação com duas rodadas de antecedência, ainda na fase de grupos da Sul-Americana, seguida pela eliminação para o Palmeiras, nas semifinais do Campeonato Paulista, que acabou tirando Vagner Mancini do cargo. O Corinthians, então, começou uma corrida na busca por um novo técnico, para gerir o time e tentar competir em bom nível no Campeonato Brasileiro. Renato Portaluppi foi a primeira opção, mas o gaúcho não quis acordo. A diretoria do Timão recorreu a um estrangeiro (Diego Aguirre) como plano B, mas também não teve sucesso na negociação. A partir daí, o Corinthians passou a trabalhar de forma mais cautelosa, possivelmente conversando com algumas opções, e Sylvinho foi quem mais conseguiu avançar nas negociações. O acordo foi fechado rapidamente e o jovem técnico viajou de Portugal para São Paulo, para comandar o primeiro treino um dia antes da última partida feita pela equipe. Sylvinho assistiu da arquibancada, ao lado do gerente de futebol do Corinthians, Alessandro Mori Nunes, e de seu auxiliar-técnico, Doriva, a vitória por 4 a 0 da equipe considerada reserva, que estava sendo comandada por Fernando Lázaro, sobre o River Plate do Paraguai, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apesar de ter sido contra um adversário bastante inferior tecnicamente, a partida serviu para mostrar para o novo comandante que há sim algo a mais para ser extraído da equipe. A questão que fica é se um treinador jovem e sem tanta experiência vai saber o que é preciso fazer para que o Corinthians tenha grandes pretensões neste ano.

 

O que esperar do Corinthians com Sylvinho no comando?

Sylvinho assume o Timão aos 47 anos e com apenas uma experiência como treinador, que foi no ano passado, quando foi escolhido para começar a temporada 2019/20 no comando do Olympique Lyonnais, mas teve passagem rápida e decepcionante. Depois de apenas onze partidas oficiais disputadas, Sylvinho deixou a equipe francesa entre as últimas na tabela de classificação do campeonato nacional, computando um total de 3 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Antes disso, porém, o ex-jogador do próprio Corinthians acumulou experiências como auxiliar: acompanhou o Corinthians entre 2013 e 2014, passou pela Inter de Milão e voltou a se juntar a Tite na Seleção Brasileira, até se aventurar como comandante do Lyon em um projeto ambicioso ao lado de Juninho Pernambucano (diretor de futebol do clube), que evidentemente não deu certo. Apesar de ter conseguido fazer valer um estilo de jogo de pressão alta e de um pouco mais de controle da posse de bola, Sylvinho não conseguiu fazer o futebol da equipe francesa render o esperado. Depois de ter iniciado com duas vitórias, o time se perdeu nas partidas seguintes e Sylvinho acabou desistindo do seu estilo de jogo: passou de pressão no campo de ataque e posse para um estilo ainda mais agressivo e, depois, enfrentando o PSG, recuou demais e acabou sofrendo outra derrota amarga. Por fim, uma derrota em um clássico, entre Lyon e Saint-Étienne, mais uma vez com uma postura extremamente defensiva, decretou o encerramento do ciclo de Sylvinho, em sua primeira experiência como treinador. Agora, Sylvinho retorna ao Corinthians para tentar extrair um pouco mais de uma equipe que conseguiu se manter competitiva com Vagner Mancini, mas que ficou para trás nos momentos decisivos. 

Prévia da estreia no Campeonato Brasileiro

Sylvinho estreia no comando do Corinthians neste domingo (30), às 18:15, na Neo Química Arena, em partida contra o Atlético Goianiense, válida pela primeira rodada do Brasileirão 2021 e com transmissão exclusiva do canal Premiere, em pay-per-view.

Além de valer os primeiros três pontos do campeonato, que sempre acabam fazendo a diferença no fim da temporada, o confronto entre Corinthians e Atlético Goianiense é uma prévia do duelo entre eles mesmos pela terceira fase da Copa do Brasil (a partida de ida, novamente na Arena, acontece já na próxima quarta-feira, e a volta está marcada para a semana seguinte).

Portanto, mais do que iniciar o Campeonato Brasileiro na parte de cima da tabela de classificação em caso de vitória na primeira rodada, o Corinthians precisa de um resultado positivo na estreia de Sylvinho, também, para ganhar confiança para avançar na Copa do Brasil. Como o Corinthians não mais disputa competições continentais, a classificação na Copa do Brasil é muito importante, também, em razão da premiação financeira. Além disso, manter-se firme na competição de mata-mata também é importante para controlar a pressão sobre o trabalho do novo treinador, que está apenas começando. E, se levarmos em consideração o que o Atlético Goianiense apresentou na atual temporada, o Corinthians tem todas as condições de começar o Campeonato Brasileiro com o pé direito e, ainda, confirmar vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Isso porque o Atlético Goianiense não foi bem no campeonato estadual, caiu nas semifinais para o Grêmio Anápolis, e acumulou 4 empates nas 6 rodadas da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o que acabou eliminando o Dragão da competição continental. Nesta sexta-feira (28), às pressas, o Atlético anunciou Eduardo Barroca para o comando e, portanto, a equipe goiana deve ter dificuldade neste início de temporada. Além de tudo isso, o Dragão também perdeu quatro jogadores importantes para a estreia no Campeonato Brasileiro: Janderson e André Luis, que estão no clube goiano por empréstimo do Corinthians, não vão poder atuar contra o Timão e; o atacante Danilo Gomes estava emprestado e voltou para o São Paulo, e o meia Víctor Paraíba foi emprestado para a Ferroviária. 

 

Todos os jogos do domingo (30):

11h:
Atlético-MG x Fortaleza – confronto de campeões estaduais no Mineirão. Além disso, o Galo acabou de garantir a melhor campanha na primeira fase da Libertadores.

16h:
Ceará x Grêmio – após perder os títulos da Copa do Nordeste e do Cearense e de cair nesta semana na Sul-Americana, o Vovô recebe no Castelão o campeão gaúcho e dono da melhor campanha na Sula.
Flamengo x Palmeiras – atual bicampeão brasileiro e da Supercopa do Brasil – por sinal, em cima do próprio Verdão – recebe o atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil no Maracanã.

banner apostas flamengo palmeiras brasileiro 2021

18h15:
Corinthians x Atlético-GO – na Neo Química Arena, Timão estreia Sylvinho e o Dragão, o técnico carioca Eduardo Barroca, ex-base corintiana.
Chapecoense x Red Bull Bragantino – de volta à elite, a campeã da Série B 2020 recebe o RB, classificado na Sul-Americana na Arena Condá.
Athletico-PR x América-MG – igualmente nas oitavas da Sula, Furacão encara vice-campeão mineiro e da Série B de 2020 na Arena da Baixada.

20:30:
Internacional x Sport – vice-campeão gaúcho (para o rival Grêmio, o que é bem desagradável), mas classificado às oitavas da Libertadores, o Colorado recebe o vice-campeão pernambucano no Beira-Rio.

Deixe um comentário