Início » Colunas » Coluna do Verchai » São Paulo vence o Majestoso e vai à vice-liderança

São Paulo vence o Majestoso e vai à vice-liderança  

No Morumbi, o “novo São Paulo” de Fernando Diniz resolveu mais uma vez.

(Imagem: reprodução/Instagram do São Paulo)

Neste domingo (30) foram disputadas as últimas partidas da 6ª rodada da Série A, com exceção das partidas envolvendo Atlético Mineiro (contra o Athletico Paranaense) e Grêmio (contra o Goiás), que disputaram a decisão dos estaduais (Mineiro e Gaúcho). E logo às 11 horas da manhã, abrindo os jogos deste domingo, o São Paulo recebeu o Corinthians no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (o Morumbi), para o chamado clássico “Majestoso”. Mesmo chegando para a partida após 2 vitórias consecutivas, os jogadores do tricolor foram recebidos com protestos no estádio, direcionados principalmente ao presidente, Leco, e, também, aos dirigentes Raí e Lugano. Dentre os jogadores, o zagueiro Arboleda tem sido o principal alvo das críticas, e não entrou em campo diante do Corinthians. Assim como fez nas últimas partidas, o técnico Fernando Diniz optou por ir à campo com Léo e Diego Costa formando dupla de zaga, ao invés da dupla Robert Arboleda e Bruno Alves. Além deles, diversas outras alterações foram feitas pelo treinador em relação à equipe titular na eliminação diante do Mirassol, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Apenas Tiago Volpi, Tchê Tchê e Pablo permaneceram “intocáveis” desde então, além de Daniel Alves, que está fora por ter fraturado o braço. Dos 11 titulares diante do Corinthians, 5 vieram das categorias de base do tricolor: 4 subiram das categorias de base não há muito tempo, mas 1 deles, o capitão da equipe diante do Corinthians, Hernanes, já passou pelo futebol italiano (chegando a defender a Juventus) e chinês, e está sua 3ª passagem pelo time que o lançou ao futebol. Mesmo assim, apesar de já ter uma carreira feita e um nome consagrado, Hernanes era um dos que estava “encostados” no São Paulo. Mas o atual camisa número 15 do tricolor, que também faz parte das “crias” do clube, voltou a ser importante para a equipe na partida deste domingo.

Com gol no fim, São Paulo vence 3ª consecutiva e assumi a vice-liderança do Brasileiro

O camisa número 15 soltou o pé de muito longe em cobrança de falta e o efeito da bola enganou o goleiro Cássio, que aceitou: 1 a 0 São Paulo. Com o sol à todo vapor, a partida ficou tensa, mas a rede não demorou para voltar a balançar. Ainda no primeiro tempo, em cochilo da defesa tricolor, Ramiro recebeu lindo lançamento de Víctor Cantillo nas costas de Liziero e bateu cruzado para deixar tudo igual no placar. A partida ficou amarrada depois do gol e a falta de criatividade das equipes fez o ritmo cair. A definição no placar só veio nos acréscimos do segundo tempo, com dois garotos da base do São Paulo: Jonas Toró fez cruzamento na medida para Brenner cabecear firme, pro fundo da rede. A bola ainda bateu na trave antes de entrar, sem dar qualquer chance de defesa para Cássio.

https://www.instagram.com/p/CEhUNW5Jw6i/

Com a vitória no clássico, talvez Fernando Diniz finalmente ganhe algum crédito no comando técnico do São Paulo, que chegou à vice-liderança da Série A do Brasileiro, com 13 pontos conquistados em 6 rodadas. No entanto, o São Paulo volta a campo pela competição já na quinta-feira (03), às 20 horas, diante do Atlético Mineiro, fora de casa. E, do jeito que a coisa anda, até mesmo uma derrota para o time de Jorge Sampaoli (que pode ser evitada, é claro, mas que é normal) pode abalar a paz do tricolor. O Corinthians, por sua vez, foi para a 15ª colocação da tabela e continua sem apresentar um bom futebol e, também, entregar resultado. A equipe de Tiago Nunes, ao ter ido à final do Paulista, até conseguiu aliviar a pressão que vinha sofrendo desde o início do trabalho, lá em janeiro. No entanto, com apenas 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas em 5 partidas da Série A do Brasileiro, a torcida espera ver algo diferente o mais rápido possível. Tiago Nunes assumiu o Corinthians para fazer uma equipe diferente, mas talvez seja exatamente isso que está pesando contra ele, pois nenhum torcedor gosta de ver seu time abandonar completamente as suas características tradicionais. Mudanças são boas, mas fazer funcionar uma revolução radical é algo muito mais complicado de conseguir. O Corinthians volta à campo na quarta-feira (02), às 19h15, diante do Goiás, na Serrinha, pela 7ª rodada do Brasileiro.

VAR decide e Flamengo vence o Santos na Vila Belmiro

Neste domingo, a partida entre Santos e Flamengo foi prejudicada pelas interferências constantes e demoradas do VAR, mas, mesmo assim, foi digna de duas equipes que estão entre as melhores do país. É verdade que, nem o rubro-negro carioca, nem o alvinegro praiano, estão em grande fase na competição, mas a partida que ambos protagonizaram foi, no mínimo, interessante. Principalmente durante o primeiro tempo, o Santos foi pra cima do atual campeão brasileiro e só não abriu o placar porque… não era pra ser. Antes mesmo de a partida completar 5 minutos, Marinho e Soteldo já haviam experimentado o goleiro Diego Alves, que acabou eleito o melhor em campo pelo Globoesporte.com. Só que o Flamengo não demorou para responder e, em infiltração por entre as linhas do adversário, Gabigol recebeu de Arrascaeta no capricho, mas parou em grande defesa de João Paulo. Foi então que Marinho tomou conta da partida. O atacante santista entortou Filipe Luís deu lindo passe, de calcanhar, para a passagem de Pará, que levou para a linha de fundo e cruzou para Raniel tocar pro fundo da rede. O atacante, no entanto, estava “milimétricamente” impedido, e o gol foi anulado. Pouco depois, em cobrança de falta, Marinho bateu pra área, a bola passou por todo mundo, quicou na frente de Diego Alves e entrou no ângulo. Mais uma vez, porém, o gol foi anulado, pois Jobson (milimétricamente impedido) ameaçou colocar o braço na bola e, assim, mesmo sem tocar de fato na bola, participou da jogada. No fim do primeiro tempo, então, veio o castigo. O Santos voltou a ter chances de balançar as redes, mas quem guardou a bola no fundo do gol foi Gabriel, ex-jogador do Santos, mas agora atleta do Flamengo. O camisa 9 iniciou o contra-ataque em roubada de bola no campo de defesa e apareceu lá na frente para receber de Michael e mandar pra rede. No segundo tempo, o Santos seguiu aguerrido, em busca da vitória, mas o Flamengo conseguiu controlar muito bem a partida, também teve suas chances e placar terminou em vitória rubro-negra, por 1 a 0. Com o resultado, o Flamengo chegou à 9ª posição da tabela, com 8 pontos, deixando o Santos, com 7, na 10ª posição. As equipes voltam a campo na quarta-feira, pela 7ª rodada do Brasileiro: o Flamengo visita o Bahia às 20h30, enquanto o Santos, mais uma vez na Vila Belmiro, enfrenta o Vasco da Gama.

Deixe um comentário