Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da Uefa Euro 2020

Prévia da Uefa Euro 2020  

Alemanha fica em grupo mais difícil, com o atual campeão da Euro, Portugal, e a atual campeã mundial, França.

joachim Löw em alemanha 1 x 2 macedônia do norte eliminatórias copa catar 2022
Técnico Joachim Löw, técnico da Alemanha (Foto: divulgação/Deutscher Fußball-Bund)

Adiada para acontecer neste ano em razão da paralisação do futebol em praticamente toda a Europa em 2020, a Eurocopa, principal competição de seleções do continente, começou nesta sexta-feira (11). A primeira rodada, no entanto, se estende até a próxima terça-feira (15), exatamente quando acontecem as partidas mais aguardadas desta fase de grupos. O grupo F tem, simplesmente, Portugal e França (finalistas da última Euro) junto com a Alemanha. Vale lembrar que a Seleção Alemã se reestruturou desde a participação medíocre na última Copa do Mundo e chega para esta competição europeia motivada pela vitória de 7 a 1 sobre a Letônia em seu último jogo amistoso. Apesar de manter nomes fortes da Alemanha, como o goleiro Manuel Neuer, o zagueiro Mats Hummels, o meia Toni Kroos e o atacante Thomas Müller (campeões mundiais em 2014), o técnico Joachim Low agora novos nomes de peso no futebol europeu, como o de Kai Havertz, simplesmente o autor do gol que deu o título da última Liga dos Campeões ao Chelsea (o zagueiro Antonio Rudiger, também dos Blues, e o meia Ilkay Gundogan, do Manchester City, também estavam presentes na última decisão da principal competição de clubes da Europa). Mesmo assim, os alemães são vistos com desconfiança neste primeiro momento, principalmente por estarem no grupo mais complicado desta Eurocopa. Logo na partida de estreia a Seleção Alemã enfrenta a Seleção Francesa, que mantém praticamente a base que foi campeã do mundo em 2018, com N’Golo Kanté, Paul Pogba, Antoine Griezmann e Kylian Mbappé como os grandes destaques. Estes nomes agora vão contar com a ajuda de ninguém menos que Karim Benzema, o qual volta a defender seu país depois de seis anos afastado pelo técnico Didier Deschamps por problemas de conduta. E não para por aí, pois completam o grupo a Seleção Portuguesa, que é a atual campeã da Eurocopa, e a Seleção da Hungria, que é vista como zebra, mas está surpreendendo nas Eliminatórias da UEFA para a próxima Copa do Mundo. Vale lembrar alguns nomes da Seleção Portuguesa, comandada por Fernando Santos: Pepe (atualmente no Porto) e Rúben Dias (do Manchester City) formam a dupla de zaga, Bruno Fernandes e Bernardo Silva são os principais criadores da equipe e, como não poderia deixar de ser, Cristiano Ronaldo é a grande esperança dos torcedores. Vale lembrar que todas as partidas vão ser transmitidas pelo SporTV para os assinantes do pay-per-view.

 

Jogos de sábado (12):

Esta primeira fase da Eurocopa é dividida em seis grupos, com quatro seleções em cada e garantia de classificação, para as oitavas de final, aos dois primeiros colocados de cada grupo, além dos 4 melhores terceiros colocados (significa dizer que é possível, e até provável, que Alemanha, França e Portugal avancem pelo grupo F). Neste sábado acontecem os jogos do grupo B: às 13 horas (de Brasília) a Dinamarca enfrenta a Finlândia precisando vencer para ter boas chances de classificação, pois Bélgica e Rússia, que se enfrentam às 16 horas, são vistas com favoritismo para terminar nas duas primeiras posições. No topo do ranking da FIFA, a Seleção Belga, terceira colocada na última Copa do Mundo, é ampla favorita para liderar o grupo B e, inclusive, é vista como uma das favoritas para ficar com o título. Mais experiente desde então e comandada por craques dos principais clubes da Europa (como o campeão da Premier League pelo Manchester City, Kevin De Bruyne, e o campeão da Série A Tim pela Internazionale de Milão, Romelu Lukaku), a Bélgica dificilmente não vai estar nas semifinais e, possivelmente, até mesmo na decisão, que esta marcada para acontecer em Wembley, na Inglaterra, no dia 11 do próximo mês.

Um pouco mais cedo, às 10 horas da manhã (de Brasília) deste sábado (12), o País de Gales enfrenta a Suíça pelo grupo A. Os suíços chegam para a competição com uma boa expectativa por ter vencido as cinco partidas que fez neste ano, incluindo as duas que fez pela Eliminatória da UEFA e um 7 a 0 no último amistoso, sobre Liechtenstein. No entanto, a missão de classificar no grupo A desta Eurocopa não é fácil. A Seleção de Gales mesmo, apesar das limitações, ostentou a melhor campanha da Nations League B. As outras duas são ainda mais fortes: Turquia e Itália. Os turcos estão invictos em 2021, computando 4 vitórias e 2 empates em 6 partidas disputadas (3 amistosos e 3 pela Eliminatória da UEFA). A Seleção Italiana, por sua vez, é a grande favorita para liderar o grupo, pois venceu as cinco partidas que fez neste ano e não sabe o que é perder desde 2018, quando perdeu para Portugal pela Nations League A. Em 2018, inclusive, a Itália não disputou a Copa do Mundo e o capítulo da eliminação, nas Eliminatórias da UEFA de 2016, ainda é lembrada pelos jogadores, que esperam deixar tudo para trás com um bom desempenho nesta Euro.

 

Jogos de domingo (13):

Encerram os jogos do fim de semana os grupos C e D. Às 10 horas da manhã (de Brasília) a Rede Globo transmite, em TV aberta e com narração de Galvão Bueno, a partida entre Inglaterra e Croácia, pelo grupo D. O duelo deve ser fundamental para definir qual destas seleções vai terminar na liderança do grupo, pois ambas devem se classificar (o grupo é completado por Escócia e República Tcheca, que se enfrentam na próxima segunda-feira). Apesar de enfrentar a seleção finalista da última Copa do Mundo nesta estreia, a Inglaterra é tida como favorita para vencer, liderar seu grupo e, inclusive, está entre as maiores candidatas ao título. Isso porque o técnico Gareth Southgate conta com nomes importantes no cenário mundial, como Harry Kane e Raheem Sterling, que agora contam com a parceria e concorrência de jovens estrelas que estão em ascensão, como os finalistas da última Liga dos Campeões: Mason Mount (de 22 anos) e Phil Foden (de 21 anos). A Croácia, por sua vez, aposta nos medalhões (Ivan Rakitic, Luka Modric e Andrej Kramaric) para fazer uma campanha sólida e tentar surpreender mais uma vez.

Também no domingo acontecem os dois jogos de estreia do grupo C: a Áustria enfrenta a Macedônia às 13 horas e a Holanda joga contra a Ucrânia às 16 horas. Neste momento, apesar do favoritismo para liderar o grupo, a Seleção Holandesa e vista com desconfiança por suas últimas apresentações (está fora da zona de classificação direta para a próxima Copa do Mundo nas Eliminatórias da UEFA e fez campanha mediana na Nations League 2020/21).

Deixe um comentário