Início » Colunas » Coluna do Verchai » Euro Sub-21: última rodada da fase de grupos inicia nesta terça

Euro Sub-21: última rodada da fase de grupos inicia nesta terça  

A Eurocopa da categoria Sub-21 teve início na semana passada e já chega para a terceira rodada da fase de grupos. Começa nesta terça-feira (30), com os jogos dos grupos A e B, e encerra na quarta (31), com os últimos duelos dos grupos C e D.

euro sub-21 jogos da fase de grupos
(Divulgação)

Praticamente tudo ficou para ser resolvido na última rodada, mas a possibilidade de classificação da Inglaterra não é uma delas. A equipe se destacou na fase qualificatória, com destaque para a estrela em ascensão do Chelsea, Hudson-Odoi, e Eddie Nketiah, que vem crescendo no Arsenal e foi o artilheiro das Qualificatórias da Europa Sub-21, marcando 13 gols em 10 jogos. No entanto, acabou caindo em um grupo complicado, com adversários muito qualificados e acabou ficando abaixo das expectativas. A Seleção Inglesa perdeu nas duas primeiras rodadas e precisaria, além de uma vitória com pelo menos três gols marcados sobre a forte Seleção Croata (para alcançar os concorrentes no saldo de gols), de uma derrota da Suíça diante de Portugal, pelo grupo D. A Seleção Lusa, vale destacar, foi a única a vencer nas duas primeiras rodadas e pode terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento, mas, em caso de derrota, tem chances de ficar fora do mata-mata. Nenhuma das 16 seleções, divididas em quatro grupos, está matematicamente garantida nas quartas de final da Euro Sub-21. E apenas uma chega para a última rodada sem ter chances matemáticas de classificação: a Hungria, seleção que, assim como Islândia e Inglaterra, perdeu nas duas primeiras rodadas, mas foi a única que viu outras duas seleções (no caso, Alemanha e Romênia) abrirem mais de três pontos de vantagem. Mas Alemanha e Romênia também não estão garantidas na próxima fase da Euro, pois se enfrentam na última rodada e podem ser ultrapassadas pela Holanda (3ª colocada do grupo A). Em caso de empate entre Alemanha e Romênia e vitória da Holanda, as três seleções ficam com seis pontos e definem a vaga no saldo de gols, que neste momento é favorável à Alemanha.

Grupo por grupo: jogos de terça-feira (30).

Às 13 horas (de Brasília) desta terça acontecem os dois jogos que definem os dois classificados do grupo A. Por ter um melhor saldo de gols em relação à Romênia, a Alemanha precisa de apenas um empate neste confronto direto para garantir vaga na próxima fase. Neste caso, a Romênia dependeria de um tropeço da Holanda, diante da já eliminada Hungria, para avançar, ou do saldo de gols em caso de vitória holandesa. Significa dizer que a Romênia depende da vitória para avançar, enquanto a Holanda, mesmo sendo a 3ª colocada neste momento, depende apenas de um resultado convincente sobre a Hungria para alcançar a classificação. E os jovens holandeses tem boas chances de vencer, pois possuem muito equilíbrio entre o ataque e a defesa, diferentemente dos húngaros, que ostentam a segunda pior defesa desta fase de grupos da Euro (considerando todos os grupos). Portanto, a expectativa é de que a Holanda avance e a definição fique entre Alemanha e Romênia, onde os alemães levam larga vantagem, inclusive com relação ao empate, mas principalmente por conta do elenco que possui. Os principais nomes da Seleção Alemã são os atacantes Lukas Nmecha (do Anderlecht) e Mergim Berisha (do RB Salzburg), além do meia Ridle Baku, do Wolfsburg, que já aparece entre os artilheiros, com dois gols marcados. Na Seleção Holandesa, os grandes destaques são o atacante Justin Kluivert (do RB Leipzig) e o meia Dani Wit, estrela do AZ Alkmaar (equipe holandesa).

Também nesta terça-feira, às 16 horas (de Brasília), acontecem os jogos que definem os dois classificados do grupo B, que conta com Espanha (líder com quatro pontos), República Tcheca (vice-líder com dois pontos), Itália (3ª com dois pontos) e Eslovênia (lanterna com um ponto somado). Nesta última rodada, a líder Espanha precisa de um empate diante da República Tcheca para confirmar a classificação, mas só a vitória interessa à vice-líder, que soma apenas dois pontos e pode ficar sem a classificação até mesmo em caso de empate. Isso porque a Itália, que enfrenta a lanterna Eslováquia, deve somar os três pontos e, consequentemente, garantir um dos lugares na próxima fase, pois conta com um elenco bastante qualificado, principalmente no setor defensivo. Já a República Tcheca, que arrancou empate da Itália na estreia e voltou a somar apenas um ponto diante da Eslováquia na última partida, dificilmente vai conseguir somar mais do que um ponto diante da Espanha nesta terceira rodada.

Jogos de quarta-feira (31):

Na quarta, os jogos dos grupos C e D acontecem todos às 13 horas, e definem os últimos quatro classificados para as quartas de final. Os dois grupos se encontram em situações bastante semelhantes: líderes com 100% de aproveitamento, segundo e terceiro colocados empatados em pontos, e lanterna zerado. Pelo grupo C, a Dinamarca já está praticamente garantida com três pontos de vantagem para Rússia e França, mas precisa da vitória na última rodada para confirmar a classificação. A desafiante vai ser a Seleção Russa, que perdeu para a França na primeira rodada, mas se recuperou na partida seguinte ao vencer a Islândia por 4 a 1 (a maior goleada até aqui). A Seleção Francesa, por sua vez, vai precisar vencer a Islândia por um placar elástico se quiser depender apenas de si para avançar às quartas de final, e tem time para isso (com destaque para o artilheiro do Celtic de Steven Gerard, o atacante Odsonne Édouard).

O grupo D é liderado pelos jovens portugueses com uma folga inesperada de três pontos, mas o desafio mais complicado, contra a Suíça, ficou para a última rodada. E os suíços dependem da vitória para alcançar a classificação, mas, mesmo assim, dificilmente vão segurar a Seleção Portuguesa das estrelas Gedson Fernandes (emprestado pelo Benfica ao Galatasaray) e Francisco Trincão (atacante do Barcelona). Com isso, a Croácia fica mais próxima da classificação, mas enfrentar a lanterna Inglaterra pode ser um desafio muito maior do que se espera de uma seleção praticamente eliminada.

Deixe um comentário