Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre a 3ª rodada do Brasileirão. Tem Derby paulista

Tudo sobre a 3ª rodada do Brasileirão. Tem Derby paulista  

Santos abre rodada na Vila Belmiro, contra o Juventude, e Derby Paulista é destaque.

Luiz Adriano comemora gol (fez dois) em goleada sobre Corinthians, no Allianz, pelo Brasileiro 2020
Luiz Adriano comemora um dos dois gols que marcou na goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, no Allianz Parque, no Brasileirão do ano passado (Foto: divulgação/Palmeiras)

A terceira rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (12), às 19 horas (de Brasília), com duas partidas. No estádio Urbano Caldeira, em Santos, o Peixe recebe o Juventude com transmissão do Estádio TNT Sports em streaming e pelo canal TNT em TV fechada (exceto para o estado de São Paulo). O Santos chega para o confronto com a equipe gaúcha depois de confirmar a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, o que aconteceu na última terça-feira (08), em outra vitória sobre o Cianorte. Foi a terceira vitória consecutiva da equipe comandada por Fernando Diniz, que além de ter vencido a partida de ida contra o Cianorte, venceu o Ceará por 3 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi fundamental para reestabelecer a confiança da equipe santista, que agora é vista com amplo favoritismo para vencer o Juventude. Além de jogar fora de casa, a equipe gaúcha ainda não sabe o que é vencer no campeonato. Por outro lado, além de ter uma leve vantagem física para o confronto, tendo em vista que teve a semana livre para treinar, o Juventude possui uma equipe qualificada, que já surpreendeu nesta temporada e que certamente vai exigir uma partida de alto nível do Santos para sair da Vila Belmiro sem somar sequer um ponto.

No mesmo dia e horário, mas não no litoral e sim na capital paulista, o Palmeiras faz um clássico com o Corinthians que vale muito mais do que a honra para ambos os lados. O principal fator da pressão pela vitória, para ambas as equipes, é a eliminação precoce na Copa do Brasil. O Palmeiras decepcionou enfrentando o modesto CRB, perdeu por 1 a 0 em casa e foi eliminado nos pênaltis (da mesma forma que foi na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana, também nesta temporada). O Corinthians, por sua vez, está em início de trabalho com Sylvinho no comando técnico e não conseguiu mostrar força suficiente para superar o qualificado e organizado Atlético Goianiense. Dessa forma, o Campeonato Brasileiro é tudo o que resta para o Timão, que agora precisa vencer o clássico com o Palmeiras para tentar ganhar a confiança que precisa para lutar na parte alta da tabela de classificação. A equipe de Abel Ferreira, porém, espera terminar o campeonato na frente do rival e, como não vem em um bom momento, precisa retomar a confiança dos torcedores. Para isso, nada melhor do que uma vitória no Derby Paulista, mas a missão não vai ser fácil. Depois da derrota na semifinal do Campeonato Paulista, o Corinthians tem uma grande chance de voltar a vencer o clássico e, quem sabe, voltar a ser um dos clubes mais difíceis de serem vencidos em todo o Brasil.

 

Duelo entre Atlético Mineiro e São Paulo é o destaque do domingo (13).

Às 16 horas (de Brasília) deste domingo, três grandes jogos movimentam a terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O mais aguardado, que vai ser transmitido na TV aberta pela Globo para a maior parte do Brasil, envolve dois times que eram e ainda são cotados para lutar na parte mais alta da tabela, mas não tiveram o desempenho esperado nas duas primeiras rodadas: Atlético Mineiro e São Paulo. Como a partida acontece na capital de Minas Gerais, no estádio Governador Magalhães Pinto (o Mineirão), o São Paulo é visto como azarão, pois não vence jogando fora de casa há sete partidas (a última vitória fora foi diante do Ituano, na fase de grupos do Campeonato Paulista). Na última partida fora de casa, pela segunda rodada deste Campeonato Brasileiro, o tricolor paulista perdeu por 2 a 0 para o Atlético Goianiense. Além disso, especificamente em partidas contra o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, o São Paulo não vence desde 2016: foram 3 derrotas e 1 empate nas últimas 4 partidas. Vale lembrar, por outro lado, que a equipe comandada por Hernán Crespo chega motivado pela recente classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, com goleada história, por 9 a 1 (a segunda maior no Morumbi), sobre o 4 de Julho de Piripiri (do Piauí). No entanto, tendo em vista a atual sequência de três vitórias e a situação um pouco mais confortável na tabela do Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro dificilmente vai permitir que o São Paulo saia do Mineirão com os três pontos

No mesmo dia e horário, o atual bicampeão, Flamengo, recebe o América Mineiro no Maracanã em partida que vai ser transmitida pelo SporTV em canal fechado. Com a recente vitória pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, jogando fora de casa contra o Coritiba, a expectativa é de que a equipe de Rogério Ceni não tenha grandes problemas para vencer o América em casa, até porque a equipe do técnico Lisca ainda não conseguiu somar pontos no campeonato.

Para o estado do Rio Grande do Sul, a Globo transmite a partida entre Grêmio e Athletico Paranaense, duas equipes que lutaram na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro nas últimas temporadas, tanto é que são presença constante nas competições continentais (neste ano já estão classificados para as oitavas de final da Copa Sul-Americana). Nas duas primeiras rodadas da atual edição do campeonato nacional, o time paranaense está levando a melhor: venceu as duas e divide a liderança com o Atlético Goianiense (3º) e o Fortaleza (1ª), separados apenas pelo saldo de gols. O Grêmio está em situação completamente oposta, pois a única rodada que disputou e aparece na 18ª posição. A partida, porém, que terminou em vitória do Ceará por 3 a 2, foi um verdadeiro espetáculo e evidenciou que ambas as equipes (Ceará e Grêmio) vão dar trabalho no campeonato. Ainda assim, o tricolor gaúcho deve encontrar dificuldade para somar os três pontos diante do Athletico Paranaense nesta rodada, pois o Furacão vem embalado por uma sequência de oito jogos sem derrota, dos quais venceu sete.

Deixe um comentário