Início » Colunas » Coluna do Verchai » Eliminatórias da Europa iniciam terceira rodada nesta terça

Eliminatórias da Europa iniciam terceira rodada nesta terça  

A terceira rodada das Eliminatórias da Europa à Copa do Mundo de 2022, no Catar já começa nesta terça-feira, com os jogos dos grupos A, E, G e H.

A competição iniciou na última quarta-feira (24) e teve a segunda rodada disputada no fim de semana.

seleção portuguesa de cristiano ronaldo em jogo das eliminatórias da copa do catar
Pela terceira rodada das Eliminatórias, Portugal encara Luxemburgo nesta terça (Reprodução: Instagram)

Apenas os líderes de cada grupo vão garantir um lugar direto na Copa, mas os vice-líderes ainda vão ter a chance de duelar, junto com outras duas seleções europeias (“repescadas” da UEFA Nations League), pelas últimas três vagas na principal competição de futebol do mundo em uma competição de mata-mata, dividida em duas fases e com jogos únicos entre os desafiantes.

Se a fase de grupos destas Eliminatórias da UEFA terminasse agora, na segunda rodada, teríamos surpresas em todos os grupos que entram em campo amanhã (30), pela terceira rodada.

A Sérvia lidera o grupo A, a República Tcheca o grupo E, a Turquia o grupo G e a Rússia o grupo H. Com isso, seleções como Portugal (A) e Bélgica (E) teriam de disputar a repescagem para tentarem uma vaga na Copa do Mundo.

Holanda (G) e Croácia (H), por sua vez, já estariam fora, pois aparecem apenas na terceira posição de seus grupos. Isso porque a Holanda perdeu de forma vexatória para a Turquia na primeira rodada, e a Croácia foi surpreendida Eslovênia.

Já Portugal e Bélgica seguem invictos na competição, mas computam uma vitória e um empate e ficam atrás de suas concorrentes na luta pela liderança no saldo de gols.

Grupo A:

Teve polêmica forte na partida entre Sérvia e Portugal, válida pela segunda rodada destas Eliminatórias. Depois de ambas as seleções terem vencido na estreia, buscavam a liderança do grupo em um confronto direto que começou com um show de Portugal.

A seleção lusa estava muito forte com as descidas de Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo pelo lado direito do campo e foi em um cruzamento do jogador do Manchester City, após receber passe do camisa 7, que Diogo Jota abriu o placar do jogo. Ainda no primeiro tempo, em outra jogada que começou com a dupla Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva, o lateral-direito Cédric Soares recebeu com liberdade na ponta esquerda e cruzou no capricho para Diogo Jota fazer o segundo dele e da Seleção Portuguesa.

Tudo caminhava tranquilamente bem para Portugal, até que, em uma desatenção da defesa logo no primeiro minuto do segundo tempo, Aleksandar Mitrovic descontou para a Sérvia, que cresceu na partida com o gol e chegou ao empate poucos minutos depois, em um contra-ataque magistral que terminou com assistência de Nemanja Radonjic e gol de Filip Kostic.

Nos acréscimos da etapa final que a polêmica começou: Milenkovic entrou com a sola em Renato Sanches e foi expulso. Até aí, lance de jogo, tudo certo. Só que, na cobrança da falta, Cristiano Ronaldo ganhou do zagueiro e do goleiro, mandou para o gol e, achando que a bola entrou, saiu comemorando, mas a partida seguiu.

O jogo só parou quando o árbitro interveio para dar cartão amarelo ao camisa 7 português, que reclamou de forma exagerada com o árbitro auxiliar.

Não há checagem de vídeo nestas Eliminatórias e tampouco os sensores tecnológicos que alertam o árbitro ultrapassa a linha. Portanto, nada foi dado, além do cartão amarelo a Ronaldo, e a partida acabou empatada, para a revolta do português, que inclusive se manifestou nas redes sociais: “Há momentos difíceis de se lidar, principalmente quando sentimos que uma nação inteira está sendo prejudicada” escreveu o atacante.

Agora, com os mesmos quatro pontos da Sérvia e atrás na tabela do grupo A pelo saldo de gols, Portugal vai precisar reagir diante de Luxemburgo, fora de casa, em partida que acontece nesta terça-feira (30), às 15:45 (horário de Brasília), com transmissão da TNT em TV fechada.

Luxemburgo venceu a única partida que fez até aqui, contra a República da Irlanda, a qual já havia sido derrotada pela Sérvia na primeira rodada. A líder Sérvia, por sua vez, enfrenta o Azerbaijão fora de casa, às 13 horas desta terça, com transmissão exclusiva do Estádio TNT Sports via serviço de streaming.

Grupo E:

Este grupo dificilmente não vai terminar com a Bélgica na liderança, mas a missão está se mostrando um pouco mais complicada do que era imaginado.

A seleção belga, que conta com estrelas como Romelu Lukaku, da Internazionale, e Kevin de Bruyne, do Manchester City, estreou com vitória tranquila sobre a boa seleção galesa, por 3 a 1, mas depois não foi além de um empate por 1 a 1 com a República Tcheca na última rodada.

A modesta seleção tcheca, que tem o meia Tomás Soucek (do West Ham) e o goleiro Tomás Vaclík (do Sevilla) como seus principais nomes, fez um primeiro tempo bastante equilibrado com a Bélgica e saiu na frente logo nos primeiros minutos do segundo tempo, com um belo gol de Lukás Provod (atacante do Slavia Praga) em chute da entrada da área.

A Bélgica empatou logo depois, quando Kevin de Bruyne deu lindo passe em profundidade para Romelu Lukaku, que entortou o zagueiro antes de bater colocado para deixar tudo igual no placar.

O que surpreendeu foi a valentia da Seleção Tcheca nos minutos que se seguiram. A Bélgica pressionou, como era esperado, mas passou longe de ser um jogo de ataque contra defesa.

A República Tcheca marcou em cima, também ficou muito próxima de marcar e sair com a vitória (foi uma bola na trave para cada lado, mas ninguém voltou a balançar a rede).

Nesta terça-feira, às 15:45, a Bélgica joga em casa contra a Bielorrússia, que venceu a Letônia por 4 a 2 na única partida que disputou até aqui.

Já a República Tcheca, que defende a liderança, vai ter um grande teste contra o País de Gales fora de casa, pois a seleção de Gareth Bale espera lutar pela vice-liderança do grupo.

Também nesta terça-feira jogam Chipre (penúltimo colocado) x Eslovênia, às 13 horas, Croácia (3º) x Malta (lanterna) e Eslováquia (4ª) x Rússia (líder), estes dois últimos às 15:45 (todos válidos pela terceira rodada do grupo H).

Pelo grupo G, finalmente, Turquia (líder) e Montenegro (vice) lutam pela manutenção do 100% de aproveitamento na competição, contra Letônia (5ª) e Noruega (4º), respectivamente.

Já a Holanda (3ª) joga fora de casa contra o lanterna, Gibraltar, para seguir próxima da parte mais alta da tabela.

Leia também:

Champions League: PSG de Neymar e Mbappé pega Bayern

Uefa sorteia confrontos das quartas de final da Europa League

Cometa Haaland é a nova realidade da Champions

Filipe Luis recorda: “Nos treinos o Salah era como Messi”

tv banner betmotion promo champions 2020/2021

Deixe um comentário