Início » Colunas » Coluna do Verchai » Premier League pode ter um novo líder nesta terça

Premier League pode ter um novo líder nesta terça  

Manchester City precisa confirmar favoritismo diante do West Bromwich para retornar ao topo do Campeonato Inglês.

Nesta terça-feira (26) vai ter início a primeira rodada do segundo turno da Premier League. E este segundo turno já pode começar com mudança na parte mais alta da tabela de classificação. Atualmente na 2ª posição, o Manchester City tem uma partida a menos e está apenas dois pontos atrás do líder, Manchester United.

Catalão Pep Guardiola, treinador do Manchester City (Reprodução: Instagram)

Como os Red Devils entram em campo apenas na quarta-feira (27), em partida contra o Sheffield United em Old Trafford, o Manchester City pode dormir na liderança da Premier League pela primeira vez nesta temporada. Tudo depende de uma vitória sobre o West Bromwich, que ocupa a penúltima (19ª) posição e perdeu doze das dezenove partidas que disputou até aqui. A partida entre West Bromwich e Manchester City acontece às 17:15 (horário de Brasília) desta terça-feira, no Estádio The Hawthorns, e vai ser transmitida pelo Fox Sports em TV fechada. Os mandantes nesta partida estão oito pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento e precisam de uma mudança drástica para saírem da atual situação neste segundo turno. No entanto, como ostentam a defesa mais vazada do campeonato, com 43 gols sofridos até aqui (média de mais de dois por partida), dificilmente vão ter alguma chance diante do time comandado por Pep Guardiola, que tem o costume de golear seus adversários menos afortunados. É verdade que o comandante catalão não vai poder contar com o belga Kevin De Bruyne, um dos pilares do seu time, mas como vem embalado por uma série de dez vitórias consecutivas, sendo seis delas pela Premier League, é difícil de imaginar que o Manchester City vai ser freado pelo West Bromwich, principalmente estando tão próximo de retomar o prestígio dado àquele que alcança o topo da tabela. Além disso, Guardiola conta com jogadores como Bernardo Silva, Raheem Sterling e Ilkay Gundogan (entre outros), que possuem tanto ou até mais poder de decisão em comparação com De Bruyne. Bernardo e Gundogan, inclusive, foram os autores dos gols que deram a importantíssima vitória do Manchester City, por 2 a 0, sobre o Aston Villa, na última rodada. O problema maior da ausência do belga, que deve ficar fora por cerca de um mês, apresenta-se no longo prazo, com a sequência desgastante de jogos que vão ser fundamentais para o restante da temporada, incluindo pela Liga dos Campeões.

Arsenal faz confronto direto com o Southampton na busca por vaga em competições europeias

Também às 17:15 (horário de Brasília) desta terça-feira (26), o Arsenal vai até o sul da Inglaterra para enfrentar o Southampton no Estádio de St. Mary’s. A partida, que vai ser transmitida pela ESPN Brasil em TV fechada, é de importância fundamental para a equipe da capital, que precisa dos três pontos fora de casa para voltar a se aproximar da zona de classificação para as competições europeias. Atualmente com 27 pontos, os Gunners aparecem apenas na 11ª posição, seis pontos atrás do Tottenham, que é o último time na zona de classificação para a Liga Europa. Com uma vitória, ainda que temporariamente, o Arsenal salta para a 8ª posição e diminuiu para três pontos a distância do Tottenham. Para isso, porém, o técnico Mikel Arteta vai ter que fazer seus jogadores esquecerem da última partida, exatamente contra o Southampton, que marcou a eliminação do Arsenal na 4ª fase da Copa da Inglaterra. Pelo contrário, Arteta vai ter de focar sua equipe no bom momento que vive na Premier League, onde está sem perder há cinco rodadas, das quais venceu quatro. Na última rodada, os Gunners superaram o Newcastle vencendo por 3 a 0, mas agora a missão é um pouco mais complicada. Isso porque, além de ter eliminado o Arsenal da Copa da Inglaterra no último sábado (23), o Southampton soma dois pontos a mais que o time londrino na Premier League e espera se manter firme na parte de cima da tabela. No entanto, o técnico austríaco Ralph Hasenhüttl vai ter diversos problemas para escalar a equipe, pois não vai poder contar com Vestergaard, Djenepo, Salisu, Redmond e Oriol Romeu, todos fora por lesão. Do lado do Arsenal, apenas Pablo Marí e Dani Ceballos estão fora por lesão, e o artilheiro Pierre Aubameyang é tratado como dúvida por ter se afastado para tratar de problemas pessoais nos últimos dias. Por conta disso, a expectativa é de que o Arsenal se imponha na partida e tenha mais chances de vitória, mas o Southampton possui uma equipe muito equilibrada e pode surpreender.

 

Outros jogos da Premier League desta terça-feira.

A 20ª rodada da primeira divisão da Inglaterra inicia às 15 horas (de Brasília) com duas partidas interessantes que prometem movimentar a parte de cima da tabela de classificação. Em Londres, o Crystal Palace recebe o West Ham em seu estádio Selhust Park com a expectativa de somar pontos para seguir no “bolo” do meio da tabela, mantendo-se distante da parte mais baixa. No entanto, o time comandado pelo experiente Roy Hodgson venceu apenas uma das últimas oito partidas que disputou, estando sem vencer há duas rodadas e vindo de derrota por 4 a 0 para o Manchester City. E para deixar as coisas ainda mais complicadas para o Crystal Palace, o seu próximo adversário passa por um grande momento e vai com força total em busca dos três pontos. Atualmente na 7ª posição, o West Ham pode saltar para quarto colocado com uma vitória, deixando o Liverpool fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões, ainda que de forma temporária, pois os Reds entram em campo na quinta-feira (28). O West Ham não perde há sete partidas, tendo vencido as últimas três rodadas da Premier League de forma consecutiva e, portanto, é visto com favoritismo para o confronto, mesmo jogando fora de casa.

Também às 15 horas, o Newcastle, que ocupa a 16ª posição e ainda se preocupa com a queda para a segunda divisão inglesa, apesar de estar sete pontos à frente do primeiro time dentro da zona de rebaixamento, joga em casa contra o Leeds United de Marcelo Bielsa, que na 12ª posição espera somar pelo menos um ponto fora de casa para continuar fazendo uma campanha tranquila.

Deixe um comentário