Início » Colunas » Coluna do Verchai » Paulistão chega à última rodada com muitas indefinições

Paulistão chega à última rodada com muitas indefinições  

paulistao 1
Divulgação

A penúltima (11ª) rodada da primeira fase do Campeonato Paulista 2023 teve início no último sábado (25) e encerrou nesta segunda-feira (27) com pouca coisa definida. Portuguesa, Ferroviária, Ituano e até Inter de Limeira e São Bento ainda correm risco de rebaixamento à Série A2 do Campeonato Paulista, para a qual vão os dois últimos colocados desta primeira fase da Série A1. Na parte mais alta da tabela de classificação geral do Campeonato Paulista, o Palmeiras vai à última rodada disputando a liderança com o surpreendente São Bernardo, que vai ser adversário do Verdão nas quartas de final. Esta é a única coisa que está definida: além de Palmeiras e São Bernardo, Corinthians, São Paulo e Água Santa já estão garantidos nas quartas de final do Campeonato Paulista.

Bragantino muito próximo da classificação e Santos na luta pela vice-liderança do Grupo A.

O Grupo A é o mais indefinido desta primeira fase do Campeonato Paulista, pois ninguém está garantido nas quartas de final. O Red Bull Bragantino está em uma situação mais confortável, pois depende de um simples empate fora de casa com o São Bento (vice-líder do Grupo C) para confirmar a classificação e a liderança do Grupo A. No entanto, em caso de derrota, o Bragantino pode ficar fora se o Botafogo-SP e o Santos vencerem na última rodada. A situação do Botafogo-SP é um pouco mais complicada, pois, apesar de jogar em casa, enfrenta o São Paulo, que precisa da vitória para garantir a liderança do Grupo B. Já o Santos, que conseguiu alcançar os mesmos 14 pontos do Botafogo com o empate diante do Corinthians na Vila Belmiro na última rodada, precisa vencer o desesperado Ituano fora de casa para ter a chance de estar nas quartas de final do Campeonato Paulista. Em caso de empate, o Peixe vai precisar que o Botafogo-SP seja derrotado pelo São Paulo para conseguir a classificação. Apesar de estar lutando contra o rebaixamento neste momento, o Ituano possui uma equipe muito competitiva, que lutou pelo acesso à elite do futebol brasileiro até a última rodada da Série B no ano passado. Portanto, é difícil dizer se é o Botafogo ou o Santos que possui mais chances de conseguir a classificação às quartas de final. O Bragantino, por outro lado, que goleou o Ituano por 5 a 1 na última rodada, dificilmente vai perder para o São Bento e, assim, não alcançar a classificação.

São Paulo busca confirmar liderança do Grupo B e 3ª posição da classificação geral.

Depois de ter alcançado uma sequência de 3 vitórias (a maior em 2023), o São Paulo foi derrotado pelo São Bernardo em pleno Morumbi na última rodada e viu o Água Santa colar na liderança do Grupo B. As equipes chegam à última rodada somando os mesmos 20 pontos (com 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas) em 11 rodadas. Com 5 pontos de vantagem para o 3º colocado, São Paulo e Água Santa não correm o risco de ficar de fora das quartas de final do Campeonato Paulista, mas disputam a liderança do Grupo B, que dá a vantagem de disputar a partida única da próxima fase em casa. Além disso, se vencer o Botafogo-SP fora de casa na última rodada da fase de grupos, o São Paulo não só confirma a liderança do Grupo B como vai às quartas de final com a 3ª melhor campanha. Dessa forma, em uma possível semifinal (que também é disputada em partida única) o São Paulo teria a vantagem de jogar em casa, passando pelo Água Santa com vitória nas quartas. Isso porque os donos das duas melhores campanhas da primeira fase, Palmeiras e São Bernardo, se enfrentam nas quartas de final, o que coloca o São Paulo com a segunda melhor campanha nas semifinais (de forma que o Tricolor não poderia enfrentar o Verdão na semi).

Corinthians sonha com terceira melhor campanha da primeira fase para ter vantagem na semifinal.

O Grupo C já tem o Corinthians garantido na liderança e, consequentemente, nas quartas de final do Campeonato Paulista. Com 19 pontos somados (com 5 vitórias, 4 empates e 2 derrotas) nas 11 rodadas disputadas até aqui, o Corinthians ocupa apenas a 5ª posição da classificação geral do Campeonato Paulista neste momento. No entanto, considerando o duelo entre Palmeiras e São Bernardo, que têm as duas melhores campanhas, e entre São Paulo e Água Santa, que têm, respectivamente, as 3ª e 4ª melhores campanhas, o Corinthians ainda pode chegar às semifinais com a segunda melhor campanha entre os classificados, o que garantiria o mando de campo na partida única e a probabilidade de enfrentar o Palmeiras apenas em uma possível final. Na última rodada da primeira fase, o Corinthians vai enfrentar o Santo André (3º do Grupo D) em casa.

Nas quartas de final o adversário do Corinthians ainda não está definido. São Bento, Ituano e Ferroviária tem chances de classificação e, ao mesmo tempo, podem acabar rebaixados à Série A2 nesta última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Com 10 pontos somados, o São Bento está na vice-liderança do Grupo C neste momento, mas tem apenas 1 ponto de vantagem para o Ituano, 3º colocado, e 2 pontos em relação à Ferroviária, lanterna do grupo. Além disso, tendo 3 pontos a mais que o lanterna da classificação geral, o São Bento ainda pode ser rebaixado em caso de derrota na última rodada.

Palmeiras e São Bernardo disputam a liderança do Grupo D na última rodada:

Mesmo com uma campanha invicta, quase impecável, com 8 vitórias e 3 empates em 11 rodadas, o Palmeiras não está garantido na liderança do Grupo D do Campeonato Paulista. Isso porque, com uma campanha quase tão boa quanto a do atual campeão, computando 8 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota em 11 rodadas, o São Bernardo está na vice-liderança do Grupo D com apenas 1 ponto a menos que o Palmeiras. Na próxima rodada, enfrentando o Água Santa em casa, o São Bernardo tem a expectativa de alcançar a 8ª vitória consecutiva no campeonato. Portanto, o Palmeiras não vai ter folga na última rodada, pois vai precisar vencer o Guarani em casa para confirmar a liderança do Grupo A e, também, a melhor campanha da primeira fase.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário