Início » Colunas » Coluna do Verchai » Vitória em clássico recoloca São Paulo na luta pelo título Paulista?

Vitória em clássico recoloca São Paulo na luta pelo título Paulista?  

Divulgação

Depois de um 2022 que começou com um vice no Campeonato Paulista e terminou com um vice na Copa Sul-Americana, para a qual se classificou neste ano por terminar o Brasileirão na 9ª posição no ano passado, o São Paulo espera voltar a um caminho de vitórias em 2023. O Tricolor Paulista conquistou o estadual em 2021 e acabou com uma seca de 9 anos sem levantar um troféu, mas sob o comando de Hernán Crespo. Agora, com Rogério Ceni, o São Paulo espera voltar a conquistar um título, ver o capitão Jonathan Calleri erguer a taça de campeão, mas a missão não é fácil. Já no estadual o São Paulo disputa título com 3 gigantes (Corinthians, Palmeiras e Santos), além do sempre competitivo Red Bull Bragantino, mas o retrospecto é positivo.

Depois de ter conquistado o título em 2021, o São Paulo de Rogério Ceni lutou pelo bi até a final do Campeonato Paulista em 2022, tendo passado pelo Corinthians nas semifinais e só perdendo para o Palmeiras na decisão. Desde então, muitas coisas mudaram na equipe de Rogério Ceni. O goleiro mudou, a defesa mudou, o meio de campo mudou e o ataque mudou: Luciano agora é o camisa 10 e funciona como um meia-atacante, organizando as jogadas e aparecendo na área para concluir. Poucas coisas continuam a mesma: Wellington se firmou na lateral-esquerda com a saída de Reinaldo, Pablo Maia segue sendo fundamental na função de primeiro volante e Jonathan Calleri é o homem do gol.

Campanha em 8 rodadas do Campeonato Paulista:

O São Paulo está em transição mesmo tendo mantido Rogério Ceni no comando, e a resposta, aos poucos, vem sendo positiva. As únicas derrotas da equipe foram para Corinthians e Red Bull Bragantino, ambas por diferença de apenas 1 gol. A mais dolorida pode ter sido a derrota sofrida no clássico com o Corinthians no Morumbi, mas foi uma das melhores partidas do São Paulo em todo o Campeonato Paulista: depois de sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo, dominou o adversário e ficou muito próximo de conseguir o empate. Contra o Bragantino, fora de casa, o São Paulo fez uma partida mais fraca tecnicamente, mas chegou a sair na frente do placar e acabou sofrendo dois gols nos minutos finais do segundo tempo. Fora isso, além do empate na estreia com o Ituano em casa e com o Palmeiras no Allianz Parque no primeiro clássico da temporada, o São Paulo conquistou 4 vitórias em 8 rodadas. Duas delas fora de casa, diante da Ferroviária na 2ª rodada e do Santo André na 6ª, e outras duas em casa: a primeira diante da Portuguesa, em uma goleada por 4 a 1, e a última no clássico com o Santos, disputado no Morumbi. Com 14 pontos somados nas 8 rodadas disputadas, o São Paulo lidera o Grupo B e é vice-líder da classificação geral por ter vantagem no saldo de gols em relação à Red Bull Bragantino e Corinthians, também com 14 pontos, e atrás do Palmeiras, que tem 20 pontos somados.

São Paulo supera problemas defensivos e sobra diante do Santos.

No início da temporada Rogério Ceni tinha problemas para montar o seu sistema defensivo com as saídas de Mirando e Léo e a lesão de Diego Costa. Por problema com o alto número de estrangeiros, Rogério Ceni optou por utilizar Ferraresi e Arboleda, que já estavam mais adaptados ao clube, e deu certo. Prova disso foi o empate com o Palmeiras sem gols no Allianz Parque na terceira rodada. No clássico, porém, Ferraresi se machucou e Rogério Ceni mais uma vez teve que mexer na dupla de zaga. Contra o Santos no último fim de semana, Beraldo (promovido das categorias de base no fim do ano passado) e Alan Franco (argentino recém-contratado junto ao Atlanta United, da MLS)  formaram a dupla de zaga do São Paulo. E deu certo. O Tricolor Paulista só foi vazado pelo Santos em um pênalti nos acréscimos do segundo tempo, quando a defesa já tinha sido mudada por Rogério Ceni, e o São Paulo já vencia por 3 a 0.

E aqui é a hora de falar de outra coisa que também vem dando certo na atual equipe de Rogério Ceni: a dupla ofensiva formada pelos argentinos Jonathan Calleri e Giuliano Galoppo. Outros dois brasileiros, o agora camisa 10 Luciano e o recém-contratado (do Atlético Goianiense) Wellington Rato, dão o tempero especial do ataque são paulino, que se impôs diante do Santos na última rodada do Campeonato Paulista. Jonathan Calleri abriu o placar diante do Santos no Morumbi ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, em cruzamento de Wellington Rato. Foi apenas o primeiro gol de Calleri na temporada. O artilheiro do São Paulo neste momento é Giuliano Galoppo, vice-artilheiro do Campeonato Paulista com 5 gols marcados até aqui. Em cobrança de pênalti, o atacante argentino de 23 anos marcou o segundo do São Paulo sobre o Santos, ainda no primeiro tempo. Com dois jogadores a mais no segundo tempo, o Tricolor pressionou até fazer o terceiro em uma pancada de Luan de fora da área.

Próximos passos do Tricolor na temporada:

Luan foi aplaudido pelos torcedores no clássico no Morumbi, mas Rogério Ceni lembrou que seu contrato acaba no fim desta temporada e que a política do clube é de dar prioridade aos atletas com contrato mais extenso, como é o caso de Pablo Maia. Além disso, Ceni falou sobre o jogador ainda não estar 100% preparado para atuar por 90 minutos, o que foi muito criticado pelos torcedores são paulinos nas redes sociais, uma vez que o volante de apenas 23 anos pode acabar deixando o clube de graça já no meio deste ano, assinando um pré-contrato com outra equipe. O treinador são paulino também vai precisar lidar com os desfalques de Luciano, Wellington e Orejuela para a próxima partida, contra a Inter de Limeira (3ª colocada do Grupo A), além dos outros jogadores que já estão no departamento médico, como os zagueiros Diego Costa e Ferraresi, o lateral-direito Igor Vinícius e os atacantes David e Alisson (que ainda não estreou na temporada). Quando observamos o número de desfalque, podemos entender que o São Paulo de Rogério Ceni pode sim lutar por títulos neste ano.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário