Início » Colunas » Coluna do Verchai » Palmeiras vence e complica o Santos no Paulistão

Palmeiras vence e complica o Santos no Paulistão  

Palmeiras mostra superioridade e arranca vitória magra sobre Santos organizado defensivamente, mas sem repertório ofensivo.

em destaque allianz parque arena palmeirense em sp
(Divulgação/Allianz Parque)

No último domingo (13), o Palmeiras recebeu o Santos no Allianz Parque pela 11ª rodada do Campeonato Paulista e conquistou uma vitória simples, pelo placar de 1 a 0, que praticamente decretou o Palmeiras como líder da classificação geral com duas rodadas de antecedência. O clássico entre os dois gigantes do estado de São Paulo não envolveu o equilíbrio que se via até pouco tempo, quando as equipes definiram o título da Copa Libertadores da América de 2020, por exemplo. Mesmo assim, mostrando o seu valor na segunda partida sob o comando do efusivo técnico Fabián Bustos, o Santos deu muito trabalho para o atual bicampeão da Libertadores com um sistema um tanto defensivo, formado por uma última linha de cinco jogadores. Só que o Palmeiras, contando com seus principais jogadores para o clássico, controlou a posse de bola e pressionou pela vitória desde os primeiros minutos. No entanto, todo o volume ofensivo da equipe de Abel Ferreira evidenciou a falta de um centroavante de ofício para colocar a bola no fundo das redes. Faltou efetividade ao Palmeiras para balançar as redes já nos primeiros minutos do clássico e, aos poucos, o Santos foi se encontrando na partida. Aos 29 minutos do primeiro tempo o Santos teve uma grande chance de abrir o placar: em jogada de profundidade, Lucas Barbosa recebeu de Auro Júnior (que fazia sua segunda partida pelo Peixe) e cruzou na medida para Ricardo Goulart, que chegou por trás de Mayke para testar firme, sem chances de defesa para Weverton, mas a bola bateu na trave e voltou nas mãos do goleiro da seleção. Enquanto isso, João Paulo se mantinha seguro, salvando o Santos de sair atrás no placar quando o Palmeiras conseguia furar o bloqueio armado pelo argentino Fabián Bustos. Só que a pressão do Verdão voltou a crescer e o time praiano fraquejou. O zagueiro uruguaio, Emiliano Velázquez, se livrou de um cartão vermelho em um lance no qual, visando a bola, acertou um chute na cabeça de Rony e recebeu apenas o cartão amarelo. No entanto, já nos acréscimos do primeiro tempo, Emiliano Velázquez repetiu o ato dentro da área santista, acertando, mais uma vez, a cabeça do adversário (desta vez de Gustavo Gómez), e acabou sendo decisivo para a derrota do Peixe. O zagueiro uruguaio finalmente foi expulso e, na cobrança da penalidade assinalada pelo árbitro, Raphael Veiga marcou o gol que acabou decretando a vitória do Palmeiras no clássico, pelo placar de 1 a 0. No segundo tempo, com um jogador a menos, o Santos conseguiu evitar uma derrota mais elástica, mas não teve qualquer condição para buscar um empate. Pelo lado do Palmeiras, nem mesmo as entradas de Deyverson e Rafael Navarro para preencher a área santista foram suficientes para aumentar o marcador.

Palmeiras se prepara para clássico com o Corinthians, que pode definir a liderança da classificação geral do Campeonato Paulista

A vitória no clássico com o Santos poderia ter sido mais tranquila ou mais elástica, mas, de qualquer forma, manteve a confiança do Palmeiras em alta para mais um clássico, o terceiro consecutivo. A vitória por 1 a 0 sobre o Santos veio logo depois de uma vitória, pelo mesmo placar, sobre o São Paulo, em partida reagendada da 4ª rodada, quando o Palmeiras estava disputando o Mundial de Clubes. Foi na competição mundial, inclusive, que o time de Abel Ferreira sofreu a única derrota de 2022, na decisão do título, contra o Chelsea. Além de um empate e uma vitória pela Recopa Sul-Americana, que marcou o primeiro título do Palmeiras na temporada, a equipe computa 8 vitórias e 2 empates nas 10 rodadas disputadas pelo Campeonato paulista, o que lhe garante a liderança isolada da classificação geral. O único que ainda tem chance, ainda que pequena, de tomar a liderança da classificação geral do Campeonato Paulista é o Corinthians, exatamente o próximo adversário do Palmeiras. Ambas as equipes têm uma partida a menos que as demais equipes neste momento, exatamente em razão deste clássico, válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista, que também foi adiado em razão da participação do Palmeiras no Mundial de Clubes. No entanto, apesar da ótima campanha, o Corinthians está a exatos 6 pontos de distância do Palmeiras, de forma que só chegará para a última rodada com chance de assumir a liderança da classificação geral do Paulistão se vencer o clássico, que está marcado para acontecer na próxima quinta-feira (17), às 20:30 (no horário de Brasília). Significa, portanto, que um empate basta para o Palmeiras confirmar a melhor campanha da fase de grupos e, assim, levar vantagem nas fases decisivas da competição estadual. A expectativa, dessa forma, é que Abel Ferreira mais uma vez use o time que considera ideal (titular) para enfrentar o Corinthians.

Santos faz confronto direto com a Ferroviária na luta contra o rebaixamento e ainda busca um lugar nas quartas de final do Campeonato Paulista

O resultado do confronto do fim de semana com o Palmeiras foi péssimo para o Santos, mas o desempenho da equipe comandada pelo argentino Fabián Bustos deixou, para os torcedores, a expectativa de que o clube escape de vez da zona de rebaixamento do Campeonato Paulista, mas, pelo contrário, alcance seu lugar nas quartas de final. Para tanto, o Santos vai ter um confronto decisivo com a Ferroviária, fora de casa, nesta quarta-feira (16), às 19 horas (de Brasília), adiado da 10ª rodada em razão da impossibilidade de realização da partida na data prevista por força maior (mau tempo e falta de energia para os refletores do Estádio Doutor Adhemar de Barros. O duelo é decisivo porque Santos e Ferroviária são as primeiras equipes fora da zona de rebaixamento, com dois pontos de vantagem para a Ponte Preta (última na zona de rebaixamento). Uma derrota diante da Ferroviária, portanto, deixaria o Santos ainda com chances de rebaixamento na última rodada e tornaria a classificação para as quartas de final uma missão muito difícil, pois a equipe praiana já não dependeria apenas de si para alcançar a vaga. Neste momento, com uma partida a menos, o Santos tem dois pontos de vantagem para o primeiro time na zona de rebaixamento e está a dois pontos de distância do vice-líder do Grupo D, o Santo André, que neste momento ocupa uma das vagas para as quartas de final do Campeonato Paulista.

Deixe um comentário