Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tottenham e Roma são destaques da Liga Conferência da Uefa

Tottenham e Roma são destaques da Liga Conferência da Uefa  

Tottenham vai até a Sérvia para enfrentar o lanterna do grupo G da Liga Conferência da Uefa, mas ainda não deve garantir vaga no mata-mata.

lucas moura atacante do tottenham comemora gol olhando para câmera
Tottenham, do brasileiro Lucas Moura, tem compromisso fora de casa pela Liga Conferência (Divulgação: Premier League)

O Tottenham chegou para a disputa da primeira edição da Liga Conferência da Europa, a mais nova competição de clubes do Velho Continente, ostentando um amplo favoritismo em relação aos concorrentes. Com exceção da Roma de José Mourinho, nenhum outro clube que disputa a fase de grupos da Liga Conferência pode, ao menos financeiramente, ser comparado aos Spurs. No entanto, a campanha do Tottenham foi decepcionante nas primeiras rodadas da fase de grupos e certamente foi um dos fatores que pesou para a demissão do técnico Nuno Espírito Santo, contratado no início da temporada junto ao Wolverhampton e demitido depois de derrota em confronto direto com o Manchester United na busca pelo G-4 da Premier League, em partida válida pela 10ª rodada. Mas o Tottenham agiu rápido e, ainda antes da partida seguinte à derrota para o Manchester, anunciou a contratação do já especulado Antonio Conte, campeão do Campeonato Italiano com a Internazionale na última temporada. Apenas dois dias após anunciar o novo comandante, o Tottenham fez um confronto direto na busca pela vice-liderança do grupo “G”, com o Vitesse, para o qual tinha perdido na rodada anterior da Liga Conferência. Só que Antonio Conte assumiu a responsabilidade, fez mudanças na estrutura da equipe inglesa, venceu o Vitesse por 3 a 2 no Hotspur Stadium e segue invicto até agora: foram 3 partidas, com 2 vitórias e 1 empate. Por esta razão, mesmo jogando fora de casa, o Tottenham é amplo favorito para vencer o lanterna do grupo “G”, o NS Mura, que perdeu as 4 partidas que fez na Liga Conferência. A partida, que acontece na Sérvia, vai ser transmitida pela ESPN 2 na TV fechada às 14:45 (no horário de Brasília) desta quinta-feira (25). No mesmo horário, o líder do grupo “G” (com 3 pontos de vantagem para o Tottenham), Rennes, recebe o Vitesse no estádio Route de Lorient, na França, com transmissão exclusiva da ESPN pelo “Star+”, em streaming. Na última rodada desta fase de grupos, Tottenham e Rennes se enfrentam na Inglaterra em um confronto que deve definir a liderança do grupo “G”. Vale lembrar que os líderes de cada um dos 8 grupos desta Liga Conferência garantem vaga direta para as oitavas de final, enquanto os vice-líderes vão disputar uma espécie de play-off para as oitavas de final, onde enfrentam os terceiros colocados de cada um dos 8 grupos da Liga Europa. Os confrontos da fase que antecede as oitavas de final, denominada de 16 avos de final, vão ser definidos por sorteio, com os vice-líderes dos grupos da Liga Conferência em um pote do sorteio e os terceiros colocados dos grupos da Liga Europa no outro pote.

 

Também em situação desconfortável, Roma precisa vencer para confirmar vaga na próxima fase da Liga Conferência e seguir buscando a liderança do grupo “C”.

A situação do Tottenham é complicada: apesar de ter a classificação encaminhada pela vitória sobre o Vitesse na última rodada, corre risco de ficar na vice-liderança do grupo e ter de ir disputar o play-off da Liga Conferência. É uma situação semelhante à da Roma, que, assim como o Tottenham, era tida como ampla favorita para liderar seu grupo com folga e chegar nas fases finais da competição. O time comandado por José Mourinho, porém, chega para a penúltima rodada ocupando a vice-liderança do grupo “C”, um ponto atrás do líder e apenas um ponto à frente do seu próximo adversário, o Zorya. As equipes se enfrentam às 17 horas (de Brasília) desta quinta-feira (25) no Estádio Olímpico de Roma, com transmissão da ESPN 2 para a TV fechada. Só a vitória serve para que a Roma vá para a última rodada já confirmada na fase de mata-mata da Liga Conferência e, também, para que tenha boas chances de terminar na liderança do grupo “C”, garantindo vaga direta nas oitavas de final. O time de Mourinho já não faz confronto direto com o atual líder do grupo, o Bodo/Glimt, para o qual perdeu por 6 a 1 fora de casa e, depois, empatou por 2 a 2 na Itália, mas tem tudo para vencer as duas últimas rodadas e pressionar pela liderança. Vale lembrar que, no outro confronto com o Zorya, a Roma venceu por 3 a 0 mesmo jogando na Ucrânia. Resta saber se o Bodo/Glimt também vai garantir os 6 pontos nas duas últimas rodadas, enfrentando o lanterna, CSKA, às 17 horas (de Brasília) desta quinta-feira, e o Zorya fora de casa na última rodada. Até aqui, os atuais campeões noruegueses estão invictos na Liga Conferência, computando 2 vitórias e 2 empates nas 4 rodadas disputadas, e não perdem há 21 partidas.

Deixe um comentário