Início » Colunas » Coluna do Verchai » Definidas as semifinais da Copa da Liga Inglesa

Definidas as semifinais da Copa da Liga Inglesa  

Liverpool surpreende com time alternativo, vence o Leicester nos pênaltis e enfrenta o Arsenal na semifinal

Na última terça-feira (21) o Arsenal abriu as quartas de final da Carabao Cup (a Copa da Liga Inglesa) enfrentando o Sunderland em sua casa, o Emirates Stadium, em Londres. O técnico espanhol Mikel Arteta não levou força máxima para o confronto, até porque o próprio adversário, que disputa a Terceira Divisão da Inglaterra, também não pôde contar com time completo em razão de um surto de Covid no elenco, assim como tem acontecido com vários clubes ingleses por conta da nova variante do vírus, que ameaça parar a Premier League mais uma vez. O duelo que colocava em jogo uma vaga valiosa nas semifinais da Carabao Cup acabou se tornando uma ótima oportunidade para Mikel Arteta observar alguns jogadores que não vinham tendo muita oportunidade entre os titulares, tal como Edward Nketiah. O atacante inglês de 22 anos abriu o placar da partida no primeiro tempo e, com mais dois depois do intervalo, foi autor de um hat-trick que deixa seu nome em alta no Arsenal. Outro que não vinha tendo muita oportunidade com Arteta e mostrou o seu valor diante do Sunderland foi o marfinense Nicolas Pépé, que fez o segundo do Arsenal e deu outras duas assistências para gol. Nketiah e Pepé foram os dois principais nomes da classificação dos Gunners para as semifinais da Carabao Cup, que veio com uma goleada de 5 a 1 sobre o Sunderland (além dos três de Nketiah e um de Pepé, o meia Charlie Patino, de apenas 18 anos, marcou).

Com a classificação garantida, o Arsenal acompanhou, nesta quarta-feira (22), a partida entre Liverpool e Leicester City, disputada em Anfield Road, para saber quem seria o seu adversário nas semifinais. Em meio à disputa acirrada com Manchester City e Chelsea pela liderança da Premier League e com diversos problemas também causados pela nova variante da Covid, o Liverpool entrou em campo com apenas dois jogadores considerados titulares (Henderson e Firmino), e ambos estavam retornando de lesão. Do outro lado, apesar de também ter tido problemas para escalar a equipe, o técnico Brendan Rodgers contou com os principais jogadores do Leicester, incluindo o seu artilheiro, Jamie Vardy. O experiente camisa 9 dos Foxes, inclusive, foi o autor dos dois primeiros gols da partida, ambos surgidos de contra-ataques. O Liverpool até conseguiu descontar depois que Roberto Firmino fez boa jogada na área e ajeitou para Oxlade-Chamberlain, que chegava de trás, marcar. Só que a defesa do Liverpool estava encontrando muita dificuldade para sair jogando e, em um de seus vários erros, James Maddison escapou pelo meio e soltou uma pancada, no ângulo, de muito longe, fazendo o terceiro do Leicester City. Com a derrota parcial de 3 a 1 e o time funcionando mal, Klopp voltou do intervalo com três mudanças, duas delas no setor defensivo: Konaté entrou para fazer dupla de zaga com Joe Gómez e Neco Williams, que fazia a ponta, foi realocado para a lateral-direita, enquanto Milner, que substituiu o lateral-direito Conor Bradley, norte-irlandês de apenas 18 anos, foi para o meio de campo, uma vez que Diogo Jota entrou no lugar do volante Tyler Morton para completar o ataque ao lado de Firmino e Minamino. O Liverpool cresceu com as mudanças e, através do trio ofensivo, diminuiu aos 22 minutos do segundo tempo: Firmino ganhou no meio e tocou para Minamino, que de primeira acionou Jota na área para bater cruzado e fazer o gol. Depois do gol o Leicester se acuou no campo de defesa e permitiu que o Liverpool pressionasse cada vez mais pelo empate. Mesmo assim os Foxes conseguiram se segurar até os 50 minutos do segundo tempo, quando, quase no último minuto dos acréscimos, Milner lançou Minamino na área e o japonês não desperdiçou a chance: matou no peito com personalidade e bateu firme, cruzado, para decretar o empate em 3 a 3. Nas penalidades, com duas defesas do goleiro irlandês de 23 anos, Caoimhim Kelleher, o Liverpool venceu por 5 a 4: Diogo Jota converteu a cobrança que garantiu a classificação dos Reds.

Do outro lado da semifinal da Carabao Cup, Chelsea e Tottenham fazem clássico londrino:

Se de um lado da semifinal a Copa da Liga Inglesa nos apresenta um Liverpool x Arsenal histórico, do outro teremos um clássico londrino que promete parar Londres e todos aqueles que apreciam o futebol inglês com Chelsea x Tottenham. Os Blues enfrentaram o Brentford nas quartas de final e conseguiu vencer o time que é a nova sensação da Inglaterra, mesmo jogando fora de casa e com Thomas Tuchel poupando o time titular para concentrar na Premier League, onde o Chelsea viu o atual campeão, Manchester City, abrir seis pontos de vantagem. Foi no sufoco, mas o Chelsea mais uma vez bateu o Brentford nesta temporada. Diferentemente do que aconteceu quando as equipes se enfrentaram pela Premier League, quando o Brentford dominou as ações ofensivas durante boa parte do jogo, apesar da derrota por 1 a 0, o Chelsea controlou as ações da partida destas quartas de final da Carabao Cup do início ao fim. O Brentford até teve os seus bons momentos e poderia ter aberto o placar se não fosse por duas defesas milagrosas de Kepa, mas o Chelsea deixou clara a sua superioridade e mostrou força para arrancar a vitória nos minutos finais do segundo tempo: Pontus Jansson marcou contra aos 35′ da etapa final, tentando cortar cruzamento de Reece James, e Jorginho decretou a vitória por 2 a 0 cobrando pênalti. E enquanto o Chelsea sofria para vencer o Brentford e garantir vaga nas semifinais da Copa da Liga Inglesa, o Tottenham fazia um clássico londrino quente contra o West Ham. Em um confronto bastante equilibrado, os Spurs saíram na frente em uma bela jogada de Hojbjerg, que acionou Bergwijn na área, passou para receber de volta e devolveu para o atacante holandês tocar para o fundo da rede. Três minutos depois o atacante inglês Jarrod Bowen fez linda jogada na área e bateu cruzado para deixar tudo igual no placar, mas nem deu tempo dos Hammers comemorarem. Apenas dois minutos depois o Tottenham se lançou ao ataque e, depois de bela jogada individual de Bergwijn, Lucas Moura apareceu no bico da pequena área para empurrar pro fundo da rede, marcando o gol que deu a vitória e a classificação para os Spurs. Em sorteio, definiu-se que o Tottenham enfrentario o Chelsea na semifinal, com a partida de ida em Stamford Bridge e a volta no Hotspur Stadium. No outro confronto, o Arsenal faz a primeira partida em casa, no Emirates Stadium, e o Liverpool define a classificação para a final ao lado de sua fiel torcida, em Anfield Road. As partidas de ida destas semifinais da Carabao Cup estão marcadas para o dia 4 de janeiro, e as voltas para o dia 11 do mesmo mês. 

 

Deixe um comentário