Início » Colunas » Coluna do Verchai » Análise dos grupos da Copa Sul-Americana

Análise dos grupos da Copa Sul-Americana  

copa sul americana trofeu reproducao twitter 1
copa sul americana troféu reprodução twitter 

Na noite da última segunda-feira (27), em Luque, no Paraguai, a CONMEBOL realizou o sorteio que definiu os 8 grupos da primeira fase da Copa Libertadores da América 2023 (a qual já tratamos aqui anteriormente), e, também, da Copa Sul-Americana. Assim como na Libertadores, o Brasil terá 7 representantes na fase de grupos da Copa Sul-Americana: além do Fortaleza, que caiu na 3ª e última fase qualificatória da Libertadores e, assim, foi “repescado” para a fase de grupos da Sul-Americana, estão classificados os 6 times com melhor campanha no último Campeonato Brasileiro, com exceção dos classificados à Copa Libertadores da América. Ou seja: São Paulo (9º), América (10º), Botafogo (11º), Santos (12º), Goiás (13º) e Red Bull Bragantino (14º). Como, pelo regulamento da competição, dois times do mesmo país não podem ficar no mesmo grupo, o Brasil terá um representante em 7 dos 8 grupos da primeira fase.

Os jogos da 1ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana acontecem na semana que vem, entre os dias 4 e 6 de abril, e a última rodada acontece entre os dias 27 e 29 de junho. A final está marcada para o dia 28 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai.

A partir desta temporada, a Copa Sul-Americana vai funcionar em um formato semelhante ao da UEFA Europa League, ou seja, os líderes de cada um dos 8 grupos da primeira fase se classificam de forma direta às oitavas de final, enquanto os vice-líderes, que no ano passado eram eliminados, vão disputar uma repescagem contra os 3ºs colocados de cada um dos 8 grupos da Copa Libertadores, os quais no ano passado iam direto para as oitavas de final.

Além disso, com um aumento impressionante, de 30%, na premiação total em relação ao ano passado, a Copa Sul-Americana vai distribuir quase meio bilhão de reais ao longo desta temporada. Com o acúmulo das premiações desde a fase de grupos, o campeão desta edição da Copa Sul-Americana pode faturar mais de 50 milhões de reais.

A premiação será feita da seguinte maneira:

– Fase de grupos: 4,7 milhões de reais a todos os participantes + 525 mil por vitória.

– Oitavas de final: quase 3 milhões de reais aos classificados.

– Quartas de final: mais de 3 milhões de reais aos classificados.

– Semifinais: mais de 4 milhões de reais aos classificados.

-Vice-campeão: é premiado com mais 10 milhões de reais.

– Campeão: é premiado com mais 26 milhões de reais.

Fortaleza:

Depois de ter passado pelo Deportivo Maldonado com goleada por 4 a 0 na partida de volta, na Arena Castelão, o Fortaleza não resistiu ao Cerro Porteño na 3ª e última fase da chamada Pré-Libertadores. De acordo com o regulamento, os eliminados da última fase preliminar da Libertadores são “repescados” para a fase de grupos da Copa Sul-Americana, ganhando, dessa forma, uma nova chance de lutar por título continental. Para o Fortaleza, esta é uma oportunidade real de lutar pelo título, se levarmos em consideração tudo o que a equipe vem conquistando nos últimos anos. Nessa primeira fase, os comandados de Vojvoda devem ter os argentinos do San Lorenzo como os principais adversários em uma possível disputa pela liderança do Grupo H, que ainda conta com o Palestino (do Chile) e o Estudiantes de Mérida (da Venezuela).

São Paulo:

Atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, o São Paulo esperava ter conseguido se classificar para a Libertadores pelo Brasileirão no ano passado, mas acabou deixando a vaga escapar na reta final do campeonato para o Fortaleza, que tinha terminado o primeiro turno na lanterna. Com isso, mais uma vez a equipe de Rogério Ceni vai precisar lutar pelo título da segunda competição mais importante da CONMEBOL. E a pressão vai ser ainda maior do que no ano passado, tendo em vista que qualquer coisa pior do que um retorno à final já vai ser motivo de revolta para os torcedores, que as mágoas dos fracassos do ano passado. Logo na primeira fase, porém, o São Paulo não vai ter facilidade, pois vai ter 2 adversários na disputa pelas 2 primeiras posições do Grupo D da Copa Sul-Americana: o Tolima (da Colômbia) e o Tigre (da Argentina), que vai buscar a vingança pela perda do título da competição em 2012.

América:

Se as coisas vão ser difíceis para o São Paulo, pior ainda vai ser para o Coelho, que caiu no chamado “grupo da morte”, com Peñarol (do Uruguai), Defensa y Justicia (da Argentina) e Millonarios (da Colômbia). Assim como no ano passado, quando caiu em um grupo com o rival, Atlético Mineiro, além de Tolima e Independiente del Valle na sua primeira participação pela Libertadores, o América fica em um dos grupos mais complicados da Copa Sul-Americana.

Botafogo:

Além da LDU de Quito, que carrega o peso de já ter sido campeão da Copa Sul-Americana e, também, da Copa Libertadores, deve ser a equipe a ser batida neste Grupo A, que ainda tem o Magallanes (atual campeão da Segunda Divisão Chilena e, também, da Taça do Chile), o Universidad César Vallejo e o Botafogo, que é visto com boas chances de conseguir avançar pelo menos à repescagem.

Santos:

Teoricamente, o Santos deve lutar pela liderança do Grupo E com o Newell’s Old Boys, da Argentina, tendo em vista que o Blooming, modesta equipe da Bolívia que recentemente foi goleada por 5 a 0 pelo Bolivar mesmo jogando em casa, e o Audax Italiano, atual penúltimo colocado do Campeonato Chileno, dificilmente vão conseguir avançar (desde que Santos e Newell’s Old Boys confirmem o favoritismo).

Goiás:

Assim como o América, o Goiás se complicou no sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana, ficando com Gimnasia (da Argentina), Santa Fé (equipe tradicional da Colômbia) e o Universitario (atual líder da Liga Venezuelana Apertura).

Red Bull Bragantino:

Por fim, o Bragantino não deve ter problemas para conseguir a classificação na Copa Sul-Americana, tendo em vista que deve tentar competir com o Estudiantes (da Argentina) pela liderança do Grupo C, que conta, também, com as modestas equipes do Oriente Petrolero (da Bolívia) e do Tacuary (atual lanterna do Campeonato Paraguaio Apertura).

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário