Início » Colunas » Coluna do Verchai » Grêmio busca hexa para se aproximar do Inter no Gauchão

Grêmio busca hexa para se aproximar do Inter no Gauchão  

foto arena do gremio rs
foto arena do grêmio

Neste final de semana irão acontecer os jogos de volta das semifinais do Campeonato Gaúcho, que definirão os adversários da final. Atual pentacampeão, o Grêmio está reeditando a final do ano passado na semifinal da atual edição do Campeonato Gaúcho, diante do Ypiranga de Erechim. No ano passado a equipe do interior do Rio Grande do Sul foi uma grande surpresa na final, tendo liderado a primeira fase e passado nas semifinais pelo Brasil de Pelotas, equipe tradicional do estado, vencedora do primeiro Gauchão, disputado em 1919. Na decisão do estadual do ano passado, porém, o Grêmio manteve sua hegemonia vencendo as partidas de ida e de volta, sem dar qualquer chance para a zebra. Desta vez, no entanto, a equipe de Erechim conseguiu sair na frente na partida de ida e depende de um mero empate na volta, fora de casa, para conseguir alcançar uma vaga na final pela segunda vez consecutiva e buscar o seu primeiro título no Campeonato Gaúcho. Para o Grêmio, só uma vitória por 2 gols interessa na volta, diante da torcida, tendo em vista que em caso de empate no placar agregado (o que acontece em caso de vitória do Grêmio por 1 gol na volta) a decisão vai para os pênaltis, uma vez que não há critério de desempate (nem pelos gols marcados fora de casa, nem pela campanha na primeira fase). A equipe de Renato Portaluppi busca o 6º título consecutivo para deixar o Tricolor Gaúcho há apenas 3 troféus do Internacional, que é o maior campeão do Campeonato Gaúcho com 45 conquistas. O Colorado também é dono da maior sequência de títulos, tendo vencido o estadual 8 anos em sequência entre 1969 e 1976 (o recorde do Grêmio é de 7 troféus consecutivos, conquistados entre os anos de 1962 e 1968).

Do outro lado da chave, no confronto entre Internacional e Caxias, que vai definir o outro classificado à final, a classificação está mais próxima do favorito, Internacional, que conseguiu pelo menos um empate fora de casa na primeira partida. A equipe comandada por Mano Menezes fez uma primeira fase abaixo da expectativa, ficando na vice-liderança com incríveis 7 pontos a menos que o rival e líder, Grêmio. No entanto, o atual vice-campeão brasileiro deve confirmar seu retorno à final do Campeonato Gaúcho depois de ter ficado de fora no ano passado, caindo para o Grêmio na semifinal. Isso porque o Inter, apesar de não ter vencido, vai precisar de uma vitória simples em casa sobre o Caxias na partida da volta depois do empate por 1 a 1 na ida, em Caxias do Sul. Assim, tendo em vista o aproveitamento do Inter como mandante na temporada (com 4 vitórias e 2 empates em 6 partidas), a expectativa é de que a equipe de Mano Menezes consiga confirmar seu favoritismo e sua classificação à final do Campeonato Gaúcho.

Grêmio x Ypiranga:

O Ypiranga é uma equipe que vem ganhando destaque nos últimos anos, apesar de ter sido fundado há quase um século (em 18 de agosto de 1924). Desde que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro ao chegar nas semifinais da Série D em 2015, o Ypiranga não voltou a ser rebaixado, apesar de nunca ter conseguido o acesso à Série B. No ano passado o time de Erechim ficou fora da segunda fase, que define os 4 classificados à segunda divisão nacional, por apenas 1 ponto. O Ypiranga vem se tornando cada vez mais competitivo e neste ano deve voltar a lutar pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, tendo em vista o início de temporada espetacular que vem protagonizando. Com o vice do Gauchão no ano passado, a equipe comandada por Luizinho Vieira (com passagem pelo Athletico Paranaense como jogador e pelo Criciúma como técnico) se classificou para disputar a Copa do Brasil neste ano e surpreendeu ao conseguir vaga na 3ª fase (faturando mais de 2 milhões de reais para o clube) depois de eliminar o Red Bull Bragantino na 2ª fase ao vencer em casa por 3 a 1. No entanto, a equipe deve encontrar dificuldade para confirmar sua classificação à final do Campeonato Gaúcho, tendo em vista que, além de toda a força do Grêmio, principalmente em casa, o Ypiranga tem um retrospecto ruim como visitante na temporada: foram 2 vitórias (diante dos último e do penúltimo colocados do Gauchão), 2 empates e 3 derrotas (sendo apenas uma delas por apenas 1 gol de diferença). Enfrentando o Inter fora de casa, por exemplo, o Ypiranga perdeu por 3 a 0 na 4ª rodada.

Todo o favoritismo, mas também toda a pressão, está do lado do Grêmio nesta semifinal do Campeonato Gaúcho. Badalado com o retorno de Renato Portaluppi no ano passado e reforçado com investimentos importantes neste ano, com destaque principal para Luis Suárez, o Grêmio vê o hexacampeonato estadual como uma obrigação neste início de temporada. Perder para o Inter em uma possível final não seria nenhum desastre, mas uma eliminação precoce para um adversário da Série C do Campeonato Brasileiro pode levantar suspeitas sobre a capacidade da equipe de lutar por coisas grandes nesta temporada.

Internacional x Caxias:

Nos últimos anos o Caxias se colocou quase como uma terceira força do Rio Grande do Sul, até que o Ypiranga tomou o posto no ano passado ao chegar na final. Isso de forma surpreendente, tendo em vista que, diferentemente de Ypiranga e, também, do São José, o Caxias não disputa sequer a Série C do Campeonato Brasileiro, mas busca classificação à Série D pelas ótimas campanhas que faz no Campeonato Gaúcho (no ano passado a equipe de Caxias do Sul chegou ficou muito perto de chegar nas semifinais da Série D e conquistar sua vaga na Série C, mas caiu nas quartas de final para o América-RN, que acabou se sagrando campeão).

Dessa forma, assim como no caso do Grêmio, todo o favoritismo e a pressão pela classificação à final do Campeonato Gaúcho estão sobre o Internacional. A equipe tem muita solidez sob o comando de Mano Menezes e dificilmente vai ser surpreendida nesta semifinal, ainda mais decidindo em casa e precisando de uma vitória simples para avançar.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário