Início » Colunas » Coluna do Verchai » Terceira Academia de Futebol?

Terceira Academia de Futebol?  

Divulgação

O Palmeiras vive anos gloriosos sob o comando de Leila Pereira na direção e de Abel Ferreira no elenco, e já é vista como a Terceira Academia de Futebol. O clube paulista já viveu muitos momentos importantes, como nas décadas de 1940 e início de 50, quando conquistou muitos títulos, incluindo a Copa Rio de 1951, que posteriormente foi reconhecida pela FIFA como um Mundial de Clubes da época. Depois veio a era que ficou conhecida como da (primeira e segunda) Academia de Futebol por conta da qualidade do seu elenco, que contava com nomes como de Ademir da Guia e Djalma Santos, entre outros, nas décadas de 60 e 70. Mas foi só em 1999, com investimento da Parmalat após um período de seca de títulos, que o Palmeiras conquistou a tão sonhada Copa Libertadores da América. No entanto, esta época não ficou marcada como um terceiro auge da Academia de Futebol pela falta de consistência, até porque com o término da parceria com a Parmalat pouco tempo depois, o clube amargou seu primeiro rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro em 2002, retornando já em 2003 com o título da segunda divisão, mas sendo rebaixado uma segunda vez em 2012. E foi a partir daí que as coisas começaram a mudar para o Palmeiras. Depois de conquistar seu segundo título na segunda passagem pela Série B, com clara sobra diante dos adversários, o Palmeiras voltou a lutar por títulos e conquistá-los.

“Terceira” Academia de Futebol?

A reformulação do Palmeiras se deu na forma de pensar o mercado do futebol. Em 2014, ano do centenário do clube e do retorno à elite do futebol brasileiro, o Palmeiras inaugurou sua nova Arena (o Allianz Parque) e conseguiu cumprir o principal objetivo daquela temporada, de permanecer na Série A. Em meio a tudo isso, o Palmeiras ampliou seu investimento nas categorias de base, e não só em sua equipe principal como em outros momentos, e isso foi fundamental para que o clube alcançasse o patamar em que se encontra atualmente. A primeira joia lapidada pelo Palmeiras desde as categorias de base foi Gabriel Jesus, que estreou no time profissional em 2015 e foi vendido ao Manchester City já em 2016 por mais de 120 milhões de reais. Antes ir para a Europa e encher os cofres do clube alviverde, porém, Gabriel Jesus ajudou o Palmeiras nas conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Campeonato Brasileiro de 2016. Sem a joia em 2017, o Palmeiras ficou com o vice do Campeonato Brasileiro e decepcionou na Libertadores ao cair nas oitavas de final para o Barcelona de Guayaquil. No entanto, além do investimento nas categorias de base, o Palmeiras foi certeiro nas contratações desde que recebeu o apoio da Crefisa, em 2015. Chegaram nomes importantíssimos desde então, como Dudu, Gustavo Gómez e Weverton, que foram protagonistas na conquista do Campeonato Brasileiro de 2018 (ano em que o Palmeiras foi até as semifinais da Copa do Brasil e, também, da Copa Libertadores). Em 2019 o Palmeiras não conseguiu conquistar nenhum título, mas foi um ano importante para consolidar Raphael Veiga e Zé Rafael no elenco, dois titulares absolutos da “era” Abel Ferreira, que teve início em 2020. Mesmo entre tantos investimentos acertados do Palmeiras na última década, o técnico português Abel Ferreira foi um dos melhores. É evidente a essencialidade da estrutura do clube, mas nenhum treinador conseguiu dar ao Palmeiras o sucesso que Abel Ferreira vem proporcionando aos torcedores.

“Era” Abel:

Em meio a um elenco recheado de jogadores importantes, garotos formados nas categorias de base assumiram a responsabilidade em diversos momentos. Antes mesmo da chegada de Abel Ferreira, ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo no início de 2020, Patrick de Paula foi destaque aos 19 anos, assumindo a titularidade em uma posição que tinha pelo menos outros dois grandes nomes: Felipe Melo e Bruno Henrique. Junto com ele, porém, apareceram outros atletas formados dentro do clube, dos quais Danilo acabou assumindo um maior protagonismo com Abel Ferreira.

Em uma temporada atípica, que foi paralisada por um longo período e se estendeu até o ano seguinte em razão da pandemia, Abel Ferreira foi contratado pelo Palmeiras em outubro de 2020, tendo feito sua estreia no início de novembro, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na qual venceu o Bragantino no Allianz Parque por 1 a 0 (avançando às quartas de final). Naquele momento, o Palmeiras já estava classificado às oitavas de final da Copa Libertadores e lutava no meio da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A expectativa dos torcedores era baixíssima pela campanha que a equipe fazia no Brasileirão e pela falta de esperança de que conseguisse surpreender na Libertadores, competição na qual vinha frustrando os torcedores ano após ano.

No entanto, um time que apresentava dificuldade para produzir rapidamente subiu seu nível de competitividade com Abel Ferreira e se tornou uma máquina de conquistas. Apesar de não ter conseguido uma grande campanha no Brasileirão, ficando apenas na 7ª posição, Abel Ferreira acabou com a frustração do torcedor palmeirense com a conquista da Copa Libertadores da América de 2020. De quebra, logo em sua primeira temporada, o treinador português ainda faturou o título da Copa do Brasil, superando o badalado Grêmio de Renato Gaúcho na final. Um time que não se encontrava mesmo em meio a muitos investimentos, de repente, com Abel Ferreira, se tornou, finalmente, a melhor equipe do futebol brasileiro. Em 2021, apesar da decepção no Mundial de Clubes, na Copa do Brasil (caindo ainda na 3ª fase para o CRB) e no Campeonato Brasileiro (ficando na 3ª posição), o Palmeiras conquistou o bicampeonato consecutivo da Libertadores vencendo o Flamengo na final e acabando com qualquer discussão sobre qual seria o melhor clube do Brasil, ao menos naquele momento. No ano passado Abel Ferreira não conseguiu dar ao Palmeiras o terceiro título consecutivo da Libertadores, pois perdeu para o surpreendente Athletico Paranaense na semifinal, mas faturou o 11º troféu do clube no Campeonato Brasileiro.

Expectativa para 2023:

Depois das saídas de Gustavo Scarpa e Danilo, a torcida palmeirense ficou na bronca pela falta de contratação, mas o Palmeiras respondeu dentro de campo, e não no mercado de transferências. Na verdade, o Palmeiras já tinha se preparado para as saídas de Danilo e Scarpa no ano passado, com as chegadas de Jaílson e Bruno Tabata, mas os jogadores não renderam o esperado. Então, Abel Ferreira recorreu às categorias de base. Endrick assumiu a titularidade no lugar de Gustavo Scarpa e Gabriel Menino foi o escolhido de Abel para ocupar a vaga deixada por Danilo. Deu certo. Foi com esse time que o Palmeiras superou o Flamengo e conquistou o primeiro título da temporada: da Supercopa do Brasil. No Campeonato Paulista, o Palmeiras é líder invicto da classificação geral da primeira fase, com 4 vitórias e 2 empates em 6 rodadas. Na última partida o Palmeiras sobrou diante do Santos no Allianz Parque e venceu por 3 a 1, com um dos gols sendo marcado por mais uma joia das categorias de base: Giovani, campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano passado. Neste ano o Palmeiras foi bicampeão da Copinha e, portanto, já podemos esperar por mais novidades na equipe comandada por Abel Ferreira em breve.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário