Início » Colunas » Coluna do Verchai » Milan ressurge e chega para defender o título italiano

Milan ressurge e chega para defender o título italiano  

Após vencer o scudetto da última temporada, o Milan inicia a temporada 2022/2023 em busca do seu segundo título consecutivo. A equipe de Stefano Pioli venceu o campeonato passado após longo jejum de conquistas nacionais que já durava 11 anos.

em destaque torcida rossonera do ac milan
(Divulgação/AC Milan BR)

Foi uma jornada histórica e inesquecível para os torcedores Rossoneros em todo o mundo, que viram um time muito questionado comemorar nas ruas de Milão depois de vencer o rival Inter de Milão e conquistar o troféu no último dia da temporada contra Sassuolo. Como todos os jogadores e dirigentes do clube afirmaram após a conquista do título, a vitória da temporada passada foi apenas o primeiro passo de um novo capítulo. Não será fácil para o tradicional clube italiano replicar o sucesso, considerando que outras equipes como a Juventus e a Inter de Milão ainda chegam muito bem para a temporada, mas essa será a missão de Stefano Pioli e seu elenco. Há um ano, poucos consideravam o Milan como candidato ao título, enquanto este ano eles terão os olhos de todos e os Rossoneros devem ser considerados como um dos principais candidatos a ganhar o campeonato italiano.    

Transferências  

Não foi uma janela de verão fácil para o Milan, os novos proprietários chegaram no final de maio, com a empresa americana de investimentos privados RedBird Capital assinando um acordo preliminar para comprar os 19 vezes campeões da Série A. Gerry Cardinale, fundador da empresa, assumiu o comando e está colocando sua marca em vários aspectos do clube. O anúncio oficial chegou no início de junho e a transição para os novos donos ocorrerá durante o verão, com previsão de fechamento até setembro de deste ano.  

Essa mudança na cúpula do clube atrasou as negociações contratuais tanto para a lenda do time Paolo Maldini quanto para o diretor esportivo Ricky Massara, que expirou em 30 de junho. A janela se aproximou, nenhum contrato foi assinado, mas eventualmente esses acordos foram feitos e foi o próprio Paolo Maldini quem anunciou os novos acordos. Essa situação constrangedora teve impacto nas estratégias de transferência do clube e os Rossoneros começaram a melhorar o elenco apenas no final de julho. 

Samu Castillejo, o ex-capitão Alessio Romagnoli e o importante meio-campista Franck Kessiè deixaram o clube nesta janela e o AC Milan teve alguns problemas para encontrar seus substitutos. O time italiano tentou contratar o zagueiro Sven Botman do Lille por algum tempo, mas no final o jogador optou por ir para o Newcastle. Renato Sanches, que tinha um acordo pessoal com o AC Milan em maio, escolheu o Paris Saint-Germain depois que seus mentores Luis Campos e Christophe Galtier se juntaram ao time francês neste verão. 

Foi um início de temporada preocupante para um time que está pensando em reconstrução e em recuperar seu lugar entre os melhores do futebol mundial, até que Paolo Maldini fechou o acordo para assinar com uma das promessas mais interessantes do futebol europeu: Charles De Ketelaere . Vindo do Club Brugges por cerca de 36 milhões de euros, incluindo complementos, o meia-atacante é um dos jogadores a serem observados na temporada, pois já está causando impacto na turnê de pré-temporada. O clube contratou também Divock Origi do Liverpool e acionaram as opções de compra para contratar Alessandro Florenzi da AS Roma e Junior Messias do Crotone. O clube também viu o retorno do meio-campista Tommaso Pobega e também a chegada de Yacine Adlido depois de ter sido emprestado na temporada passada.  

Ibrahimovic fica 

A lenda sueca ficará no AC Milan por mais uma temporada e estendeu seu contrato com o clube até 2023. O atacante tinha contrato até o fim da última temporada, mas as negociações para a renovação começaram imediatamente no final, terminando num acordo entre o clube e o jogador. Para Ibramhimovic, de 40 anos, esta foi a sétima vez que ele chegou ao título da Série A, sendo assim ele terá pelo menos mais uma chance de repetir a conquista pelo clube. Apesar de sofrer mais uma lesão no joelho, Ibrahimovic não está pronto para encerrar sua carreira, agora o atleta está se recuperando de uma cirurgia realizada fora de temporada e para alguém de sua idade, isso certamente pode debilitar qualquer chance de um retorno com muito êxito, mas esta não é a primeira vez que Ibrahimovic enfrenta a perspectiva de uma possível lesão que poderia pôr fim à sua carreira. Ibra está atualmente em processo de recuperação e espera-se que volte a campo logo após a Copa do Mundo do Qatar de 2022, no início de 2023. Por isso, assinou um contrato no valor de € 1,5 milhão com bônus relacionados às atuações, pois vai voltar apenas para a última parte da temporada. Pioli terá que contar com o francês Olivier Giroud e a nova contratação Divock Origi até que a estrela sueca retorne em 2023.  

Novas perspectivas  

A equipe italiana precisa se estabelecer de forma mais sólida, principalmente fora da Itália, depois de não conseguir sair da fase de grupos da Liga dos Campeões na temporada passada e ser eliminado ao chegar em quarto lugar no grupo que tinha Atlético de Madrid, Porto e Liverpool. Esse foi um momento decisivo para a temporada da equipe, porque depois dessa eliminação eles começaram sua incrível corrida pelo título da Série A. No entanto, este ano o histórico time italiano precisa dar um passo maior a nível internacional e precisa pelo menos passar pela fase de grupos e se classificar para as oitavas de final da UEFA Champions League. 

O Milan também chega para disputar a Copa da Itália, depois de ter perdido no ano passado nas semifinais para a Inter de Milão. Internamente, o Milan deve lutar pelo título ao lado de Juventus e Inter de Milão, mas não ganhar o Scudetto não deve ser considerado um fracasso. No ano passado, sua luta pelo título foi inesperada e o campeonato ser liderado por uma equipe como a Inter de Milão ou a Juventus não seria surpreendente desta vez, mas agora os Rossoneros chegam melhores e com novas perspectivas para mais um ano de reconstrução do clube.

Deixe um comentário