Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clássicos esquentam fim de semana nos estaduais

Clássicos esquentam fim de semana nos estaduais  

Majestoso é marcado por estreia do técnico Vítor Pereira pelo Corinthians e luta do São Paulo pela manutenção da liderança do Grupo B. 

O técnico Sylvinho foi demitido do Corinthians após uma derrota para o Santos, por 2 a 1, em plena Neo Química Arena, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Desde então a equipe corintiana vinha sendo comandada pelo auxiliar permanente, Fernando Lázaro, que conseguiu um ótimo rendimento: foram quatro vitórias (a última em um importante confronto com o Red Bull Bragantino) e um empate fora de casa com o Botafogo-SP, quando Lázaro optou por poupar seus principais jogadores e dar chance para os reservas antes da partida com o Bragantino. O desempenho evidencia a evolução do Corinthians desde a saída de Sylvinho e dão tranquilidade para o técnico português Vítor Pereira, que vai fazer sua estreia neste fim de semana, em clássico com o São Paulo fora de casa, válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Com um total de 17 pontos somados nas 8 partidas disputadas, o Corinthians lidera o Grupo A do Campeonato Paulista com folga de 7 pontos para o vice-líder, Guarani, e 9 pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação para as quartas de final, mesmo tendo uma partida a menos. Agora, com a confiança reestabelecida depois da vitória sobre o Red Bull Bragantino, o Corinthians espera um bom resultado na estreia do técnico Vítor Pereira, que deve contar com o quinteto de peso formado por Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, Willian e Roger Guedes. Na equipe que foi considerada ideal pelo técnico interino, Fernando Lázaro, o Corinthians conta com oito titulares acima dos 30 anos: Cássio (34), Fagner (32), Fábio Santos (36), Gil (34), Renato Augusto (34), Paulinho (33), Willian (33) e Giuliano (31). O português Vítor Pereira, que acompanhou a partida contra o Bragantino da tribuna, deve fazer poucas mudanças para este clássico com o São Paulo, e experiência não vai faltar para que o Corinthians conquiste os três pontos em casa. Do outro lado, o Tricolor Paulista, comandado por Rogério Ceni, está em evolução no Campeonato Paulista, mas ainda não brilhou como o Corinthians nesta temporada. É de se considerar que o São Paulo está invicto a seis rodadas, das quais venceu quatro, mas o empate com o Campinense por 0 a 0 pela primeira fase da Copa do Brasil, na penúltima partida da equipe, intensificou a desconfiança da torcida. No entanto, também é de se destacar que o São Paulo conseguiu uma vitória gigante, por 3 a 0, sobre o Santos, em plena Vila Belmiro, na penúltima rodada do Campeonato Paulista, e espera conseguir ao menos manter a invencibilidade diante do Corinthians para se manter na zona de classificação para as quartas de final. O Majestoso, válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista, acontece na Neo Química Arena às 16 horas (de Brasília) deste sábado (5), com transmissão do Estádio TNT Sports pelo serviço de streaming “HBO Max”. 

16:00 – São Paulo x Corinthians – transmissão no HBO Max / Estádio TNT Sports

Flamengo precisa superar o Vasco em clássico da penúltima rodada da Taça Guanabara para ter chance de evitar título antecipado do Fluminense

O Flamengo voltou a decepcionar a torcida na última rodada da Taça Guanabara ao empatar com o Resende por 2 a 2 apesar da superioridade demonstrada nos 90 minutos da partida. Com o resultado, o Flamengo permitiu que o Fluminense abrisse quatro pontos de vantagem na liderança da Taça Guanabara. Como faltam apenas duas rodadas para o fim desta primeira fase do Campeonato Carioca, o Fluminense está a uma vitória de já confirmar o título simbólico da Taça Guanabara, que dá vantagens importantes nas fases finais do Campeonato Carioca, como fazer as partidas de volta em casa, com o apoio da torcida. O Tricolor das Laranjeiras enfrenta o Resende, fora de casa, às 16 horas (de Brasília) deste sábado (5). No domingo (6), caso o Fluminense não vença, o Flamengo vai precisar de uma vitória sobre o Vasco para se manter vivo na busca pelo título simbólico da Taça Guanabara. Como o Rubro-Negro Carioca está totalmente concentrado no clássico, até como forma de preparação para as partidas decisivas que vem na sequência, tanto pelo Campeonato Carioca como pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, o Vasco dificilmente vai conseguir somar pontos neste clássico. A equipe cruz-maltina perdeu os outros dois clássicos (contra Botafogo e Fluminense) que fez nesta Taça Guanabara e, apesar da superioridade demonstrada sobre as demais equipes, não deve apresentar grande resistência ao Flamengo. O clássico acontece no Estádio Nilton Santos, com mando do Flamengo, às 16 horas (de Brasília) de domingo (6).

Atlético Mineiro e Cruzeiro duelam pela liderança do Campeonato Mineiro

Com transmissão exclusiva do Premiere em pay-per-view, o Atlético Mineiro recebe o Cruzeiro como mandante no Mineirão às 18 horas (de Brasília) de domingo (6). Ambas as equipes chegam para o clássico com 19 pontos somados nas 8 rodadas disputadas até então, mas o Galo leva vantagem no saldo de gols e por isso aparece na liderança do campeonato. O atual campeão do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e, mais recentemente, da Supercopa, teve mais de uma semana livre para treinar e se preparar para o clássico deste fim de semana, que pode definir a liderança do Campeonato Mineiro, que está a três rodadas do fim da primeira fase. O Cruzeiro também teve um longo período para se preparar para este clássico (quase duas semanas) e está motivado por ter goleado o Sergipe na última partida, válida pela primeira fase da Copa do Brasil. No entanto, a realidade no clássico com o Atlético Mineiro é dura para a Raposa neste momento. O Cruzeiro possui um elenco bastante inferior tecnicamente e deve ter muita dificuldade para segurar a conhecida força do Galo, que tem um ataque com média de mais de dois gols marcados por partida nesta temporada. Um bom parâmetro para a diferença técnica entre as equipes é o América, que venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na 3ª rodada deste Campeonato Mineiro e perdeu pelo mesmo placar para o Atlético na 6ª rodada.

Deixe um comentário