Início » Colunas » Coluna do Verchai » Luta por liderança da Série B se intensifica

Luta por liderança da Série B se intensifica  

Coritiba vence Confiança fora de casa e se aproxima da liderança do campeonato

destaque arte destaque brasileiro série b
(Divulgação/CBF)

A 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro começou na última segunda-feira (28) e se encerra nesta quarta-feira (30). O Operário Ferroviário abriu a rodada enfrentando o Vila Nova em casa e perdendo uma grande chance de entrar no G-4 (a zona de acesso à Série A). Com a vitória por 2 a 1, fora de casa, o Vila Nova conseguir dar um salto importante na tabela de classificação: deu adeus à zona de rebaixamento e alcançou a 10ª posição temporária (mas certamente não retornará ao Z-4 nesta rodada). Na terça-feira (29), então, os atuais líder e vice-líder entraram em campo. Primeiro foi o Coritiba (2º colocado), que visitou o Confiança (agora 13º colocado) em Aracaju, no estádio Lourival Baptista. A equipe paranaense, comandada pelo paraguaio Gustavo Morínigo, vinha em sequência de três vitórias e, apesar de não ter chances de assumir a ponta da tabela, esperava somar mais três pontos para seguir pressionando o líder, Náutico. Do outro lado, o Confiança esperava conseguir somar pelo menos um ponto em casa para seguir mantendo uma distância segura da zona de rebaixamento. E a equipe comandada por Rodrigo Santana até conseguiu equilibrar as ações do jogo com o Coritiba, mas faltava criatividade para chegar com perigo ao campo de ataque. Daniel Penha estava muito solitário na armação das jogadas ofensivas e o Confiança se viu limitado às descidas em velocidade e de muita qualidade de Neto Berola para levar algum perigo no campo de ataque. O Coritiba, por sua vez, soube explorar muito bem a qualidade de Robinho, que encontrava espaços no meio de campo nas subidas de Val. Aos poucos, o Coritiba foi encontrando os espaços que precisava para começar a levar perigo à meta de Rafael Santos. E já na reta final do primeiro tempo, a equipe paranaense conseguiu abrir o placar em um lance que viralizou nas redes sociais do clube: em uma jogada com Guilherme Biro pelo lado esquerdo do campo de ataque, Robinho avançou até a entrada da área e o defensor do Confiança recebeu o recado do banco de reservas: “calma que ele é destro”. Na sequência, um jogador do Coritiba (Romário) responde: “é destro, mas é canhoto também”. Então Robinho acerta a cabeça de Waguininho cruzando de perna esquerda, e o atacante faz o gol que dá a vitória ao coxa. O Confiança até voltou para a etapa final tentando ameaçar a vitória do Coritiba, mas tudo ficou ainda mais difícil depois que Serginho deu uma entrada desnecessária, por trás, em Waguininho, e acabou sendo expulso, apesar de que, aparentemente, não teve a intenção de machucar o adversário.

Náutico não segura a vitória fora de casa e cede empate ao CRB nos acréscimos do segundo tempo

Com a vitória do Coritiba sobre o Confiança, o Náutico entrou em campo contra o CRB ainda líder, mas apenas um ponto na frente do vice-líder. E, como tem uma partida atrasada, da 4ª rodada, contra o Brusque, fora de casa, o Coritiba estava com os mesmos sete jogos do Náutico naquele momento. Por isso a importância da vitória do Náutico nesta oitava rodada: para abrir mais vantagem sobre o vice-líder, que tem uma partida a menos. E com uma marcação alta e jogadas de velocidade, o Náutico logo começou a pressionar para abrir o placar diante do CRB, mas a equipe alagoana, jogando em casa e buscando somar pontos para seguir próximo da zona de acesso à Série A, conseguiu se defender bem e, inclusive, teve a melhor chance do primeiro tempo: já nos minutos finais, em um contra-ataque de manual, Reginaldo escapou com liberdade pelo lado direito e encontrou Erik (atacante do CRB) na boa para marcar, mas o camisa 7 demorou para definir e acabou facilitando para o goleiro Alex Alves. O panorama se manteve o mesmo no segundo tempo, com o Náutico controlando mais a posse de bola e as jogadas de ataque, enquanto o CRB buscava explorar os contra-ataques. O que mudou foi que, em uma bela jogada com Hereda, Erick (atacante do Náutico) recebeu na área e acertou um belo chute cruzado, de esquerda, para abrir o placar para os pernambucanos, em Alagoas. Só que o Náutico recuou demais depois de abrir o placar, principalmente na reta final do jogo, e foi exatamente nos acréscimos da etapa final, em uma bola levantada na área por Guilherme Romão, que o zagueiro Caetano (emprestado pelo Corinthians) apareceu na área adversária para empatar a partida em um belo chute de perna esquerda. Com o resultado, o Náutico conseguiu manter a invencibilidade e abrir dois pontos de vantagem para o vice-líder, enquanto o CRB está, temporariamente, na 6ª posição.

Goiás defende lugar no G-4 nesta quarta-feira (30), em confronto direto com o Vasco:

Com o Náutico isolado na liderança e o Coritiba e, também, o Sampaio Corrêa (que venceu o Remo fora de casa na terça-feira e está na 3ª posição, 3 pontos atrás do líder), o que está em disputa na parte de cima da tabela é a manutenção do Goiás no G-4. Neste momento a equipe goiana ocupa a 4ª posição da tabela, 3 pontos atrás do Sampaio Corrêa e 6 atrás do líder, mas com vantagem de dois pontos em relação aos times que ainda podem alcançar o G-4 nesta rodada. Uma destas equipes é exatamente o adversário do Goiás, em partida que acontece às 19 horas de hoje (30) com transmissão do SporTV na TV fechada. O Vasco da Gama ocupa a 7ª posição neste momento e só depende de si para alcançar a 4ª posição: vencer e somar os três pontos diante do Goiás, fora de casa. A equipe comandada por Marcelo Cabo vem de duas vitórias consecutivas em casa e espera manter o embalo fora, apesar de não estar agradando com as atuações dentro de campo. O Goiás, por sua vez, espera manter o 100% de aproveitamento em casa para seguir no G-4 e abrir boa vantagem para os concorrentes.

Deixe um comentário