Início » Colunas » Coluna do Verchai » Cruzeiro e Vasco mostram força na Série B

Cruzeiro e Vasco mostram força na Série B  

Os gigantes estão voltando. Cruzeiro e Vasco mostram força na Série B 2022 e a cada jogo fica mais claro o possível retorno à elite do futebol brasileiro.

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

A equipe do Cruzeiro que nos últimos anos passou por uma série de problemas financeiros, e por dois anos seguidos se manteve na série B terminando a competição sempre abaixo da 10ª posição já estava “se tornando” um time de segunda divisão, em 2020 quando fez a sua primeira participação na Série B acabou ficando em 11º lugar e em 2021 acabou terminando em 14º lugar e quase chegou a ser rebaixado para a Série C do campeonato Brasileiro. 

Tudo mudou na equipe após a venda da instituição para o ex-jogador Ronaldo Nazário que além de grandes investimentos na equipe, trouxe também uma nova comissão técnica e novos reforços para compor o elenco já que a equipe foi punida e ficou um período sem poder fazer novas contratações. Tudo isso por conta de quando a equipe tem alguma pendência financeira com algum outro clube, atleta ou instituição reconhecida pela FIFA o clube fica punido e sem direitos a negociar nas principais janelas de transferência e não pode registrar novos atletas para compor o seu elenco. Hoje com um quadro totalmente diferente dos anos anteriores o Cruzeiro que é uma das maiores equipes do Brasil, e inclusive o maior campeão da Copa do Brasil é o líder disparado da Série B e a equipe já sonha com o possível retorno a Série A do Brasileirão. 

O Cruzeiro já soma 31 pontos em 13 jogos disputados, sendo 10 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. É certo que ainda há muito campeonato pela frente, mas com essa campanha os torcedores da raposa já podem começar a sonhar com a possível volta da equipe à elite do campeonato Brasileiro. O próximo desafio do Cruzeiro é pela Copa do Brasil onde enfrentará a equipe do Fluminense no estádio do Maracanã no próximo dia 23−06, apesar se ainda ser o maior vencedor da competição a equipe do Cruzeiro não chega como favorito para esse confronto. Mas em jogos classificatórios “mata-mata” tudo pode acontecer. Além disso será um jogo de reencontro entre o antigo goleiro e ídolo da equipe o Fábio que hoje é o arqueiro titular do Fluminense. O goleiro que passou a maior parte no clube saiu da equipe logo após a chegada da nova gestão e junto o processo de renovação no elenco. 

São Januário estádio do vasco da gama
Estádio de São Januário, o caldeirão do Vasco da Gama na boa campanha na Série B 2022 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama)

Já a equipe do Vasco é a única equipe invicta na temporada falando de modo geral em todas as divisões do Brasil.  Com 13 partidas jogadas pelo Campeonato Brasileiro da Série B o gigante da colina venceu 7 partidas e empatou 6 jogos. A equipe estreou na competição com um empate por 1×1 jogando em casa no estádio São Januário diante do Vila Nova. Chegou a empatar nos dois jogos seguintes pela segunda e terceira rodada da competição nos dois jogos diante da equipe do CRB por 1×1 e posteriormente com a Chapecoense por 0x0 ambos os jogos fora de casa. A primeira vitória do Vasco da Gama na competição veio diante da equipe da Ponte Preta no dia 27 de abril (22) onde venceu a partida por 1×0 com o gol de Raniel. O ex-treinador da equipe o Técnico Zé Ricardo vinha fazendo um trabalho de muita consistência e regularidade na equipe desde o campeonato Carioca. E com destaque na Série B no comando do clube cruz maltino, começou a ter sondagens do futebol Asiático e recentemente acabou aceitando uma oferta para treinar o Shimizu S -Pulse do Japão que inclusive estreou com vitória em um confronto com a equipe Avispa Fukuoka em um duelo pela 17ª rodada do campeonato japonês. A equipe agora comandada por Zé Ricardo venceu por 3×1.

Agora com novo treinador o desafio é manter a regularidade para concluir o principal objetivo que é voltar a Série A do Brasileirão. Maurício Souza foi anunciado como novo treinador da equipe de forma oficial na última segunda-feira (13) e com ele chega também o seu auxiliar técnico João Eduardo e tem contrato até dezembro deste ano. Mauricinho como é chamado no meio do futebol tem 48 anos e terá sua primeira grande experiência no futebol profissional. 

Tudo isso porque o treinador construiu carreira com trabalhos em equipes em formação e categorias de base. Seu trabalho mais recente foi uma passagem como auxiliar-técnico do Athletico-PR. Pelo Flamengo ele chegou a ter um excelente retrospecto nas categorias de base e foi também treinador interino após as saídas de Jorge Jesus e Renato Gaúcho. 

A expectativa é que Mauricio consiga dar continuidade ao trabalho de Zé Ricardo e manter o futebol regular que venha apresentando a equipe do Vasco da gama nos últimos jogos. O Treinador estreou com vitória diante da equipe do Londrina por 0x1 pela 13ª rodada no último sábado (18). E com esse resultado a equipe é o vice líder na competição

Certamente as equipes do Vasco e Cruzeiro tem em comum o principal objetivo para retornar a elite do futebol brasileiro, principalmente pela grandeza de ambas as equipes e podemos dizer que até aqui que além de disputar vagas diretas para o acesso a Série A, teremos também uma disputa direta pelo título de campeão da Série B. O possível retorno dessas equipes elevariam ainda mais o nível do campeonato brasileiro e trazer ainda mais uma alta competitividade com seus respectivos rivais Atlético-MG e consequentemente Flamengo.

Deixe um comentário