Início » Colunas » Coluna do Verchai » Liverpool e Manchester City se enfrentam pela Premier League

Liverpool e Manchester City se enfrentam pela Premier League  

Reds e Cityzens estabeleceram domínio total nas últimas temporadas.

Neste domingo (08), às 13h30 (horário de Brasília), a ESPN Brasil vai transmitir em TV fechada aquele que, ao menos na atualidade, pode-se dizer que é o maior confronto da Inglaterra e, também, um dos maiores de todo o mundo. Trata-se de Manchester City e Liverpool.

Jürgen Klopp, técnico do Liverpool. Duelo é contra o City, de Pep Guardiola (Reprodução: Instagram)

Como esta partida acontece no Etihad Stadium, vamos começar com a equipe de Manchester. Os mandantes na partida deste domingo possuem um sério problema com as competições europeias (em específico, com a Liga dos Campeões), é verdade, mas, ao menos na última década, se firmaram entre os gigantes ingleses que batalham pelo título da popular Premier League. O Manchester City ficou entre os 4 melhores e se classificou para a Liga dos Campeões nas últimas 10 edições da Premier League, tendo levantado o tão cobiçado caneco inglês em 4 oportunidades, além de ter ficado com o vice em outras 3 oportunidades (incluindo na temporada passada). E desde que o catalão Josep Guardiola assumiu o comando da equipe, na temporada 2016/17, os números só melhoraram. Depois de um 3º lugar em sua primeira temporada pelo novo clube, Guardiola conquistou a Premier League por duas vezes consecutivas: em uma delas, alcançou os 100 pontos pela primeira vez na história da competição; na outra, protagonizou uma verdadeira batalha com o Liverpool até a última rodada e terminou 1 ponto à frente dos Reds (98 para 97). Isso sem se falar nos outros 6 títulos nacionais (1 Copa da Inglaterra, 3 Copas da Liga Inglesa e 2 Supercopas) que o Manchester City conquistou sob o comando do catalão. É interessante notar que, na atual temporada, os Cityzens vêm fazendo um caminho inverso: estão 100% na Liga dos Campeões e encontram dificuldade na Premier League. Vale lembrar que o Manchester City tem uma partida a menos, pois não disputou a 1ª rodada (contra o Aston Villa), mas a equipe de Guardiola ocupa apenas a 10ª posição da tabela (com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota em 6 rodadas) e vê uma vitória sobre o Liverpool, neste domingo, como necessária para espantar de vez o momento de instabilidade. Apesar disso, Guardiola afirmou: “não podemos negar que seja um jogo importante, mas é apenas o sétimo jogo da liga e, como nas eleições dos Estados Unidos, todos os votos contam…”.

Do outro lado, porém, o Liverpool de Jürgen Klopp está à todo vapor. O atual campeão lidera a Premier League neste momento (com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota em 7 rodadas), e vem de 5 vitórias consecutivas, estando sem perder há 6. Em sua última partida, o Liverpool simplesmente fez 5 a 0 pra cima da Atalanta (clube sensação da última Liga dos Campeões) na fase de grupos da competição europeia. Para esta partida contra o Manchester City, a única dúvida que paira sobre os torcedores do Liverpool é com relação ao time que Klopp vai colocar em campo. Como Thiago Alcântara ainda não está totalmente recuperado de lesão, o meio dos Reds deve contar com Henderson, Wijnaldum e Naby Keita (ou James Milner). A defesa pode ter o retorno de Joel Matip, que ficou no banco de reservas na última partida e pode voltar a fazer dupla de zaga com Joe Gómez, uma vez que Virgil van Dijk desfalca a equipe pelo menos até o fim deste ano. Alexander-Arnold e Robertson estão disponíveis para as laterais, assim como Alisson para o gol. Na frente, a dúvida fica com relação ao atacante que vai apoiar Salah e Mané. Na última partida dos Reds, Diogo Jota ocupou a vaga de Roberto Firmino e fez nada menos do que um hat-trick, mas a expectativa é de que o brasileiro seja mantido como titular. Quando questionado sobre a possibilidade de Firmino se tornar um “reserva de luxo”, Klopp foi suscinto. “Não preciso dizer uma palavra sobre Bobby Firmino e como ele é importante para nós” disse o alemão, e completou: “eu ficaria constrangido se tivesse que mencionar todas as suas qualidades”.

Outros jogos de domingo

Encerrando a 8ª rodada da Premier League (a última antes de mais uma “data-Fifa”), teremos outra grande partida. Às 16h15 deste domingo (08), o DAZN transmite o confronto entre Arsenal e Aston Villa. Jogando em casa, no Emirates Stadium, os Gunners chegam embalados por uma sequência de 3 vitórias consecutivas (2 pela Liga Europa e 1 sobre o Manchester United, pela Premier League). A equipe comandada por Mikel Arteta vem em uma crescente nesta temporada e está tentando se firmar entre os melhores da Inglaterra. Para isso, uma vitória sobre o Aston Villa nesta 8ª rodada é muito importante, pois o adversário computa os mesmos 12 pontos do Arsenal até aqui e tem um jogo a menos (não enfrentou o Manchester City na 1ª rodada). O Aston Villa, por sua vez, vinha sonhando com a liderança da Premier League nas primeiras rodadas, principalmente depois de ter goleado o Liverpool. No entanto, a equipe de Dean Smith perdeu nas duas últimas rodadas e caiu da 3ª para ocupar, neste momento, a 9ª posição da tabela. Ainda assim, a expectativa é de que o Aston Villa faça jogo duro diante do Arsenal, o qual é favorito na partida.

A rodada de domingo inicia às 9 horas da manhã (horário de Brasília), com a partida entre West Bromwich (18º colocado) e Tottenham (3º colocado). Com 14 pontos em 7 rodadas, a equipe de José Mourinho precisa de uma vitória para seguir na cola dos líderes ou até, com sorte, terminar a rodada no topo da tabela. Para isso, o Liverpool teria que perder para o Manchester City e o Leicester City pelo menos empatar com o Wolverhampton na partida das 11 horas do domingo. Mesmo jogando em casa, a equipe de Brendan Rodgers vai ter vida dura diante dos Wolves, até porque a equipe de Nuno Espírito Santo, atualmente na 6ª posição, busca um lugar entre os 4 primeiros.

Deixe um comentário