Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão da 21ª rodada da Premier League

Previsão da 21ª rodada da Premier League  

Manchester City pode se isolar na liderança

Neste sábado (30) vai começar a 21ª rodada da Premier League e o Manchester City, que assumiu o topo da tabela na última rodada, já vai ter uma grande chance de abrir mais vantagem na liderança. Às 12 horas (de Brasília), a equipe comandada por Pep Guardiola recebe o lanterna Sheffield United no Etihad Stadium, com transmissão do DAZN via streaming.

Líder Manchester City, do ex-palmeirense Gabriel Jesus, joga em casa (Reprodução: Instagram/Man City)

É verdade que o Sheffield conseguiu surpreender o Manchester United na última rodada e tirou a chance dos Red Devils de reassumir a liderança da Premier League. No entanto, é importante lembrar que o time comandado por Ole Gunnar Solskjaer costuma sentir dificuldade em partidas contra adversários menos afortunados, que se fecham no campo de defesa e exploram os contra-ataques, pois este é o estilo que o próprio Manchester United usa para vencer os rivais do Big Six. Foi assim que o Sheffield conseguiu surpreender o lado vermelho de Manchester, mas a estratégia dificilmente vai funcionar diante do City. Como sabido, a equipe de Guardiola aposta em um estilo de jogo totalmente ofensivo, com marcação alta, controle da posse de bola e uma verdadeira blitz no campo de defesa do adversário. Foi assim que o Manchester City fez 5 a 0 pra cima do West Bromwich na última rodada, e o placar só não foi maior porque a equipe diminuiu o ritmo no segundo tempo. E a goleada sobre o penúltimo colocado da Premier League não foi um ponto fora da curva. Na verdade, foi a 11ª vitória consecutiva dos Cityzens (sete delas na PL), que não perdem há 18 partidas (onze delas pela PL). Por conta disso, mesmo tendo uma partida atrasada para fazer (da 16ª rodada, contra o Everton fora de casa), o Manchester City já lidera o Campeonato Inglês com vantagem de um ponto para o vice-líder, e a distância pode ficar ainda maior neste fim de semana. Com uma vitória sobre o Sheffield, o City abre quatro pontos para o vice-líder, Manchester United, que tem boas chances de perder pontos na rodada.

Manchester United tenta seguir na cola do líder, mas tem missão difícil diante do Arsenal

Também neste sábado, às 14:30, o Manchester United vai até o Emirates Stadium, em Londres, para enfrentar o Arsenal, em partida que vai ser transmitida pela ESPN Brasil em TV fechada. Além da atração natural do clássico, o confronto entre Arsenal e Manchester United chama a atenção pelo fato de que deve mexer na parte mais alta da tabela de classificação. Atualmente na vice-liderança da Premier League, o Manchester United tenta se recuperar do tropeço diante do lanterna na última rodada. O resultado, além de ter acabado com uma invencibilidade de treze jogos, custou, aos Red Devils, a primeira posição da tabela. Agora, para que o Manchester City não se isole ainda mais na liderança, o Manchester United precisa de uma recuperação imediata, mas a missão não vai ser nada fácil. Isso porque o seu próximo adversário é o Arsenal, que vem crescendo de produção no campeonato e, consequentemente, subindo na tabela de classificação. Durante a maior parte do primeiro turno, o Arsenal esteve mais próximo da parte baixa da tabela do que da zona de classificação para as competições europeias, mas a equipe vem se recuperando na Premier League. A vitória da última rodada, em confronto direto com o Southampton, foi a segunda consecutiva do Arsenal no campeonato, aumentou para seis o número de rodadas sem perder e colocou a equipe na 9ª posição, apenas cinco pontos atrás do West Ham (5º colocado e último com vaga em competição europeia). Por conta disso, os Gunners esperam que a invencibilidade se mantenha para que o clube, somando pelo menos um ponto em caso de empate, siga próximo das primeiras posições e, consequentemente, de alcançar uma vaga em competição europeia (seja Liga dos Campeões ou mesmo Liga Europa). Para tanto, o técnico Mikel Arteta acredita que vai poder contar com sua estrela Pierre Aubameyang, que havia se afastado para cuidar da mãe adoentada, e, também, conta com o meia Martin Odegaard, que foi contratado junto ao Real Madrid e anunciado pelo Arsenal nesta semana.

Leicester e Liverpool seguem na caça aos líderes

Com uma partida a menos, o Manchester City já abriu uma vantagem importante na liderança da Premier League, mas ainda há muito para acontecer até o fim do campeonato, e é nisso que Leicester City e Liverpool se apoiam para continuarem sonhando com o título (no caso dos Reds, com o bicampeonato). Na última rodada, o Leicester sofreu diante do Everton e perdeu a chance de assumir a primeira posição da tabela, mas conseguiu arrancar um empate com a equipe do brasileiro Richarlison e segue muito próximo dos primeiros colocados (um ponto atrás do Manchester United e dois atrás do City). A equipe comandada por Brendan Rodgers não perde há sete rodadas (sendo quatro vitórias e três empates) e espera conseguir mais um resultado positivo nesta 21ª rodada para seguir na cola dos líderes. O Leicester enfrenta o Leeds United de Marcelo Bielsa, atual 12º colocado, às 11 horas da manhã de domingo (31).

Atualmente na 4ª posição da tabela, quatro pontos atrás do líder, vem o atual campeão, Liverpool. Os comandados de Jürgen Klopp passaram por um período de instabilidade sem o zagueiro Virgil van Dijk, ficou cinco rodadas consecutivas sem vencer e chegou a deixar a zona de classificação para a Liga dos Campeões por um momento, mas venceu o Tottenham por 3 a 1 na última quinta-feira (28) e espantou qualquer possibilidade de crise. E neste domingo, às 13:30, o Liverpool faz confronto direto com o West Ham (5º colocado), fora de casa. O clube londrino vem em uma sequência de seis vitórias (quatro delas pela Premier League) e certamente vai ser uma pedra no sapato do Liverpool. Ainda assim, os Reds carregam amplo favoritismo e, mesmo tendo pouco tempo de descanso, deve conseguir um resultado positivo diante do West Ham.

Deixe um comentário