Início » Colunas » Coluna do Verchai » Chelsea, Liverpool e City acirram luta por título inglês

Chelsea, Liverpool e City acirram luta por título inglês  

Está disputada a temporada 2021/22 da Premier League. Chelsea, Liverpool e Manchester City venceram no fim de semana e acirram a luta pelo título inglês. Os Blues lideram, com 19 pontos, seguidos por Reds (18) e City (17).

Goleada do Liverpool manteve invencibilidade na temporada e fez crescer expectativa da torcida pela segunda conquista da Premier League

firmino e salah em goleada do liverpool no inglês 2021-22
Firmino e Salah brilham em golada do Liverpool (Divulgação/LFC Brasil)

Segundo maior campeão inglês, atrás apenas do Manchester United no histórico, o Liverpool possui apenas um título da Premier League, que é como passou a ser chamado o Campeonato Inglês à partir da temporada 1991/92. E a primeira conquista veio recentemente, na temporada 2019/20, já sob o comando de Jürgen Klopp e com grande parte do elenco que defende os Reds até hoje, que inclui nomes como o do goleiro Alisson, do zagueiro Virgil van Dijk, do volante Fabinho e do trio ofensivo formado por Mané, Firmino e Salah. Na última temporada, talvez em razão da ausência da torcida pela pandemia, ou pelo excesso de lesões que dificultou bastante o trabalho do técnico alemão, o Liverpool fez campanha um tanto decepcionante para os torcedores e terminou na 3ª posição da tabela, com apenas 3 pontos de vantagem para o primeiro time que terminou fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões. O desempenho abaixo do esperado na temporada 2020/21, porém, parece não ter abalado o time comandado por Jürgen Klopp, que segue praticamente o mesmo, com exceção de algumas poucas saídas e chegadas. No último sábado (16), os Reds abriram a 8ª rodada da Premier League jogando fora de casa contra o Watford. A partida marcou a estreia de Claudio Ranieri (campeão com o Leicester na temporada 2015/16) no comando do Watford, mas passou longe de ser como os torcedores que lotaram o estádio Vicarage Road imaginavam. Isso porque o trio Mané, Salah e Firmino estava em um de seus dias gloriosos. O camisa 10 senegalês abriu a conta logo aos 9 minutos e, ainda no primeiro tempo, Firmino aumentou o placar completando cruzamento de Milner. Depois do intervalo, Firmino balançou as redes mais duas vezes, fazendo outro hat-trick com a camisa do Liverpool. Apesar disso, o que mais chamou a atenção foi um golaço marcado pelo artilheiro da Premier League, Mohamed Salah, que se livrou da marcação de três adversários e deixou o zagueiro no chão antes de estufar as redes em um belo chute cruzado. A vitória por 5 a 0 do Liverpool manteve a invencibilidade do Liverpool na temporada, que é o único que ainda não perdeu na Premier League.

Manchester City confirma favoritismo diante do Burnley e mantém curta a distância em relação aos líderes

Depois do Liverpool foi a vez do Manchester City entrar em campo pela rodada do Inglês. Jogando em casa contra o modesto Burnley, a equipe comandada por Josep Guardiola não teve problemas para voltar a vencer na Premier League e, assim, seguir próximo do topo da tabela de classificação, que naquele momento pertencia ao Liverpool. Bernardo Silva abriu a conta aproveitando rebote em chute de Phil Foden ainda nos primeiros minutos do jogo. Os visitantes até tentaram reagir e chegaram a levar perigo para o goleiro Ederson, mas o City conseguiu se defender e sacramentou a vitória no segundo tempo, com gol de Kevin de Bruyne em pancada de esquerda que decretou o placar de 2 a 0 para o Manchester City. Com o resultado, os Citizens voltaram a ficar a 1 ponto do distância do Liverpool e, consequentemente, mantiveram o Burnley na zona de rebaixamento, ocupando a 18ª posição com 3 pontos somados nas 8 rodadas disputadas.

No sufoco, Chelsea supera o time sensação da Premier League 2021/22 e retoma o topo da tabela

Encerrando os jogos de sábado do Inglês, o Chelsea visitou o Brentford, que chegou para o confronto ocupando a 7ª posição da tabela e tendo perdido apenas uma das 7 partidas feitas até então. Entre os principais resultados da temporada, o Brentford carregava um empate por 3 a 3 com o Liverpool, mas a história foi diferente com os Blues. Em um primeiro tempo tenso, o Brentford parou na trave na melhor chance de marcar e viu o Chelsea abrir o placar no último minuto antes dos acréscimos, depois que Lukaku brigou com a zaga em cruzamento na área e a bola sobrou para Ben Chilwell, que acertou um belo chute de sem-pulo para marcar um golaço. No segundo tempo, a equipe mandante se lançou ao ataque em busca do empate e, apesar dos riscos, criou muitas chances de balançar as redes, mas não conseguiu vencer Edouard Mendy. O goleiro senegalês fez pelo menos 3 defesas fora do comum, incluindo na última chance do Brentford, quando o time da casa partia para aquele abafa nos minutos finais e Christian Norgaard aproveitou cruzamento para acertar uma bela bicicleta, que Mendy buscou praticamente no ângulo, defendendo de mão trocada e mandando pela linha de fundo. Com a vitória suada, o Chelsea retomou a liderança da Premier League, mantendo 1 ponto de vantagem em relação ao Liverpool, vice-líder, e dois em relação ao Manchester City, 3º colocado.

Manchester United volta a perder e Brighton fecha a 8ª rodada no G-4 da Premier League

Até o início desta rodada, o Manchester United ocupava a 4ª posição da tabela e vinha firme no G-4 da Premier League. No entanto, enfrentando um Leicestar City desesperado para somar pontos, os Red Devils acabaram tropeçando e caíram para a 6ª posição da tabela, ou seja, ficando fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões. O Manchester United até saiu na frente do placar com um golaço de Mason Greenwood em pancada da entrada da área, mas o Leicester respondeu na mesma moeda e deixou tudo igual ainda no primeiro tempo em outro golaço, marcado por Youri Tielemans. Na reta final do segundo tempo, a partida ficou eletrizante: o zagueiro Caglar Soyuncu virou para o Leicester em sobra de bola na área após cobrança de escanteio; Marcus Rashford respondeu deixando tudo igual mais uma vez depois de um belo lançamento de Victor Lindelof nas costas da defesa adversária; só que o Leicester voltou à frente do placar com gol do artilheiro Jamie Vardy, que alcançou os mesmos 7 gols de Mohamed Salah na Premier League; e Patson Daka definiu a vitória por 4 a 2 dos Foxes aproveitando cobrança de escanteio. O resultado levou os comandados de Brendan Rodgers para a 11ª posição da tabela, somando 11 pontos, enquanto o time do pressionado Ole Gunnar Solskjaer se manteve estacionado nos 14 pontos, agora ocupando a 6ª posição da Premier League. Agora, com os mesmos 15 pontos do Brighton (4º colocado), o Tottenham ocupa a 5ª posição da tabela do Inglês, em razão da vitória sobre o Newcastle, fora de casa, em partida que aconteceu no domingo (17).

Deixe um comentário