Início » Colunas » Coluna do Verchai » Confira os duelos das quartas de final da Copa do Brasil

Confira os duelos das quartas de final da Copa do Brasil  

Flamengo x São Paulo é o grande confronto desta fase

Nesta sexta-feira (06), a CBF realizou o sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil em sua sede, no Rio de Janeiro. Assim foi definido o grande clássico nacional entre Flamengo e São Paulo, o qual, também por sorteio, vai ter a partida de ida disputada no Maracanã (Rio de Janeiro) e a volta no Morumbi (São Paulo).

Em recente encontro, pelo Brasileirão, o São Paulo goleou o Flamengo por 4 a 1 no Maracanã. Agora, os confrontos serão pelas quartas da Copa do Brasil (Reprodução: Twitter/SPFC)

As datas e os horários ainda não foram confirmados pela CBF, mas as partidas destas quartas de final estão previstas para os dias 11 (ida) e 18 (volta). Dessa forma, Flamengo e São Paulo devem se enfrentar na próxima quarta-feira (11), provavelmente às 21h30 (horário comum de transmissão na TV Globo). Este grande clássico nacional envolve mais de 35 títulos nacionais e internacionais, sem contar as conquistas regionais. Em uma análise recente, trata-se do confronto entre o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro e o 5º colocado. Na competição por pontos corridos, inclusive, apesar de estar 5 pontos atrás do Flamengo, o São Paulo disputou 3 partidas a menos e, portanto, poderia até alcançar a liderança da tabela se vencesse pelo menos duas das rodadas que não disputou. Dentro da atual Copa do Brasil, o tricolor paulista vem de classificação duríssima, conquistada nos pênaltis, diante do Fortaleza pelas oitavas de final, após empate em 3 a 3 no Ceará (ida) e 2 a 2 em São Paulo (volta). Vale lembrar que, na Copa do Brasil, o gol fora não é utilizada como critério de desempate em caso de igualdade no placar agregado (caso contrário, o São Paulo teria se classificado sem a decisão ir para os pênaltis por conta dos 3 gols marcados fora de casa, diante do Fortaleza). Já o Flamengo, que se preocupa com 3 competições (Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores), vem de classificação sobre o atual campeão da Copa do Brasil (Athletico Paranaense), com vitória na partida de ida e, também, na volta. O rubro-negro também tem engasgada a última goleada sofrida para o São Paulo, por 4 a 1, em pleno Maracanã, na última (19ª) rodada do Brasileiro.

O Grêmio enfrenta o Cuiabá

Assim como foram sorteados os confrontos destas quartas de final, também já ficaram definidas as chaves do “mata-mata”, e o confronto entre Cuiabá e Grêmio acontece pelo mesmo lado de Flamengo x São Paulo. Significa dizer que os vencedores de cada um destes confrontos (Cuiaba x Grêmio; Flamengo x São Paulo) se enfrentam nas semifinais da Copa do Brasil. E nem se diga que o tricolor gaúcho já tem um pé na próxima fase da competição pelo simples fato de jogar contra uma equipe que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Isso porque o Cuiabá vive um grande momento na atual temporada: é vice-líder da Série B e está em sequência de 3 partidas sem derrota (computando 2 vitórias e 1 empate). O último empate foi exatamente pelas oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Botafogo, que garantiu a classificação ao alviverde mato-grossense pela vitória na partida de ida, por 1 a 0, na Arena Pantanal. Vale lembrar que o Cuiabá entrou de forma direta nas oitavas de final por ser o atual campeão da Copa Verde (competição regional, disputada entre equipes do norte e do centro-oeste brasileiro, mais as do estado do Espírito Santo). No entanto, é certo que o Grêmio carrega o favoritismo para o confronto, pois se classificou em 1º no seu grupo da Libertadores, vem em alta no Campeonato Brasileiro e se classificou às quartas da Copa do Brasil com duas vitórias sobre o Juventude (atual 4º colocado da Série B). O Grêmio não perde há 7 jogos e está em sequência de 4 vitórias neste momento.

Do outro lado da chave, o Palmeiras vai ter páreo duro

Se o confronto entre São Paulo e Flamengo é tido como o mais forte e, ao mesmo tempo, equilibrado desta fase da Copa do Brasil, o duelo entre Palmeiras e Ceará vem logo atrás. Não que o Grêmio e o Internacional (que enfrenta o América Mineiro) vão ter vida fácil na competição, mas ainda não se comparam à força do atual campeão da Copa do Nordeste. E não se trata apenas de um título, até porque o Vozão perdeu para o Fortaleza na final do Campeonato Cearense (disputada nos dias 30 de setembro e 21 de outubro). Aqui falamos de uma equipe constante, que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro desde 2018 e que vem em uma crescente sob o comando de Guto Ferreira. O comandante do Ceará, inclusive, ganhou o apelido de “Gordiola”, em uma comparação ao catalão Pep Guardiola. Um tanto ofensiva, é verdade, mas certamente muito mais lisonjeira. E o apelido não veio à toa: só neste momento, o Ceará está invicto há 4 partidas e vem de classificação sobre o Santos. No entanto, do outro lado estará o gigante Palmeiras, que desde a última vitória sobre o RB Bragantino, exatamente pelas oitavas de final da Copa do Brasil, é comandado pelo português Abel Ferreira. E se o alviverde paulista, pelo simples peso do elenco que possui, já é sempre um adversário duro, o que dizer desta equipe sob o comando de um técnico que tem uma identidade e a ambição de levar o clube de volta aos títulos importantes.

Internacional x América Mineiro

Assim como o Grêmio, o Internacional vai ter pela frente um clube menos afortunado, o qual disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, da mesma forma que o rival, o colorado vai precisar de muita atenção e vontade se quiser se manter na briga pelo título da Copa do Brasil e, de quebra, faturar mais 7 milhões de reais (prêmio dado à todos que avançarem às semifinais). Isso porque o América Mineiro é o atual líder da Série B e vem de uma classificação que poucos esperavam, sobre o Corinthians. Além disso, a equipe mineira vai ter a vantagem de fazer a decisão em casa, na Arena Independência. No entanto, é evidente que o atual líder da Série A carrega o favoritismo para o confronto e tem grandes chances de conseguir a classificação.

Deixe um comentário