Início » Colunas » Coluna do Verchai » Libertadores: líder e vice do Brasileirão duelam por vaga na final

Libertadores: líder e vice do Brasileirão duelam por vaga na final  

Às 21:30 (de Brasília) desta terça-feira (21), líder e vice do Brasileirão travam duelo inédito por vaga na decisão da Copa Libertadores 2021. Com transmissão do SBT para a TV aberta, o Palmeiras recebe o Atlético Mineiro no Allianz Parque, em partida de ida da semifinal.

allianz parque arena palmeirense na cidade de são paulo
Palmeiras e Galo começam a decidir vaga na final da Libertadores 2021 neste noite, no Allianz Parque, a moderna arena alviverde (Divulgação: Allianz Parque)

O confronto define um dos finalistas da competição mais importante do continente, e este fato é somente a cereja de um bolo recheado de atratividades. O duelo entre Palmeiras e Atlético Mineiro envolve a rivalidade de dois dos mais fortes times do Brasil na atualidade, os quais duelam para tirar a coroa do Flamengo e faturar o título do Campeonato Brasileiro. Neste momento, o Galo Mineiro ocupa o topo da tabela de classificação com folga de 7 pontos em relação ao vice-líder, o Verdão Paulista. Um dos fatores que causaram tal diferença entre as equipes na tabela foi exatamente uma vitória do Atlético em um confronto direto, no Mineirão, disputado na 16ª rodada. Jogando em casa, a equipe comandada pelo técnico Cuca, que comandava o Santos na última edição da Libertadores (perdendo exatamente para o Palmeiras na final), venceu por 2 a 0 com propriedade, mas os palmeirenses se sentiram prejudicados com a expulsão de Patrick de Paula ainda no primeiro tempo do confronto. O lance definitivamente gera dúvidas, mas o fato foi que o Atlético Mineiro se aproveitou do descontrole de Abel Ferreira, que acabou sendo expulso junto com Patrick pela revolta em relação ao cartão vermelho dado ao seu atleta, e tornou tudo ainda mais difícil para o Palmeiras dentro das 4 linhas. A partida, que até a expulsão era equilibrada, se tornou um ataque contra defesa, e o Atlético definiu em duas jogadas pela lateral-esquerda, ambas com Guilherme Arana cruzando para Jefferson Savarino marcar. Até por isso, muitos acreditam que o Palmeiras chega como o azarão, que sua única chance de tentar uma classificação seria vencendo e convencendo nesta primeira partida da semifinal, jogando em casa, mas que até mesmo esta atitude mais agressiva poderia custar caro. No entanto, nos sites de apostas o Palmeiras ostenta um leve favoritismo (odd de 2.71 para vitória do Palmeiras contra 3.00 para vitória do Atlético na Betmotion!), que pode ser justificado.

Como chega o Palmeiras para a primeira partida da semifinal?

O atual campeão da Libertadores não chega para a partida das semifinais da atual edição da competição com a confiança que esperava. A equipe comandada pelo português Abel Ferreira oscilou mais do que esperava no Campeonato Brasileiro, tendo vencido apenas 3 das últimas 8 rodadas disputadas, além de 4 derrotas (para Fortaleza, Atlético Mineiro, Cuiabá e Flamengo) e 1 empate. No entanto, para defender a possibilidade de conquistar o bicampeonato da Libertadores, o Palmeiras se apega no retrospecto da competição continental. Na fase de grupos, o Verdão venceu 5 das 6 partidas que disputou, tendo perdido apenas para o Defensa y Justicia, quando se preocupava com as partidas de ida e volta da final do Campeonato Paulista. E, apesar de ter perdido o título estadual para o São Paulo, fez do Tricolor Paulista uma de suas vítimas na Libertadores, tendo vencido o Choque-Rei por 3 a 0 no Allianz Parque, pela partida de volta das quartas de final, depois de ter empatado sem gols no Morumbi na partida de ida. Antes disso, nas oitavas de final, o Palmeiras venceu a Universidad Católica tanto na ida como na volta. Abel Ferreira conseguiu lidar com a perda de jogadores importantes para suas seleções e por lesão ao longo do caminho, além de ter que controlar o desgaste dos atletas que precisam de uma atenção maior, e chega para esta semifinal com o elenco completo a sua disposição. A expectativa é de que o Palmeiras entre em campo com: Weverton (goleiro), Piquerez (lateral-esquerdo), Gustavo Gómez e Luan (zagueiros), e Marcos Rocha (lateral-direito); Danilo e Zé Rafael (volantes) e Raphael Veiga (meia); Dudu e Wesley (pontas) e Rony (atacante). Como Abel costuma surpreender em algumas partidas e pela própria qualidade do elenco, é possível que tenhamos alguma novidade entre os titulares, como Luiz Adriano, Deyverson, William, Gustavo Scarpa, Patrick de Paula e Felipe Melo, que estão a disposição do treinador português.

Como chega o Atlético Mineiro para a primeira partida da semifinal?

Líder isolado do Brasileirão ostentando 13 rodadas de invencibilidade neste momento, o Atlético Mineiro chega na semifinal da Libertadores 2021 como um grande candidato a faturar o título pela segunda vez em sua história. Com 5 vitórias e 1 empate nas 6 rodadas do grupo H, o Galo ostentou a melhor campanha da primeira fase da Libertadores, e surpreendeu ainda mais no mata-mata, eliminando o Boca Juniors nas oitavas de final e o River Plate na fase seguinte, simplesmente os dois clubes mais tradicionais da Argentina. Vale lembrar que o Atlético Mineiro também está classificado para as semifinais da Copa do Brasil, onde vai enfrentar o Fortaleza em um confronto no qual é amplo favorito para avançar à decisão. Levando em consideração todas as competições, o time comandado por Cuca perdeu apenas uma das últimas 21 partidas que disputou, com outros 4 empates e 16 vitórias. Apesar de ostentar um sistema ofensivo poderoso, que balançou as redes pelo menos uma vez nas últimas 14 partidas que disputou (o último 0 a 0 foi com o Boca, na partida de volta das oitavas de final da Libertadores), o Galo vem se destacando pelo equilíbrio defensivo: ostenta a defesa menos vazada do Brasileirão, com apenas 13 gols sofridos em 20 rodadas disputadas. Para a partida desta terça-feira contra o Palmeiras, Cuca não vai contar com Jefferson Savarino, machucado. Dessa forma, o Atlético Mineiro deve ir ao Allianz Parque com: Everson (goleiro); Guilherme Arana (lateral-esquerdo), Júnior Alonso e Nathan (zagueiros) e Mariano (lateral-direito); Allan e Jair (volantes), Zaracho e Nacho Fernández (meias); Hulk e Diego Costa (atacantes). Cuca pode ainda optar por ir com Diego Costa e Vargas no ataque, ao lado de Hulk, deixando Zaracho ou um dos volantes no banco de reservas, mas a expectativa é de que mantenha o mesmo time utilizado nas decisões anteriores, ao menos nesta primeira partida.

Deixe um comentário