Início » Colunas » Coluna do Verchai » Corinthians vence e embola grupo E. Veja mais da Libertadores

Corinthians vence e embola grupo E. Veja mais da Libertadores  

Na noite desta quarta-feira (13), o Corinthians recebeu na Neo Química Arena o Deportivo Cali, que havia vencido o Boca Juniors na primeira rodada.

em destaque o estádio Neo Química Arena, do SC Corinthians Paulista
Corinthians conquista magra, mas importante vitória sobre o Deportivo Cali e embola grupo E da Libertadores (Divulgação)

Após ter sido derrotado na estreia pelo Always Ready, fora de casa, e com o triunfo do Boca Juniors sobre a equipe boliviana nesta segunda rodada, o Timão precisava da vitória para não ficar isolado na lanterna do Grupo E.

Só uma vitória manteria o Corinthians lado a lado com seus adversários na busca por uma vaga nas oitavas de final da Libertadores. Foi no sufoco, mas a vitória veio.

Com uma linha ofensiva com Jô, William e Gustavo Mantuan, e com Renato Augusto e Paulinho, além dos laterais Fagner e Fábio Santos, apoiando nas descidas ao ataque, o Corinthians se impôs, criou diversas chances e Jô chegou a balançar as redes, mas foi anulado por impedimento (sem VAR para fazer a revisão, permaneceu a dúvida sobre a marcação).

Com o zero no placar, o Corinthians se lançou ainda mais ao ataque no segundo tempo, pressionou, meteu bola na trave e, na base do sufoco, o gol aconteceu aos 23 minutos em um lance bizarro: o goleiro De Amores espalmou pancada de Fagner de fora da área e, no rebote, o zagueiro José Caldera mandou, de cabeça, contra o próprio patrimônio. O gol acabou dando a vitória para o Corinthians, pelo placar simples, o que foi suficiente para dar um pouco mais de tranquilidade ao técnico Vítor Pereira.

Apesar de seguir na lanterna do grupo, pelo pior saldo de gols, o Corinthians está com os mesmo três pontos que têm América de Cali, Always Ready e Boca Juniors.

Também na quarta-feira (13) o América Mineiro arrancou um empate com o Atlético Mineiro jogando fora de casa, pelo Grupo D, e, pelo Grupo F, o Fortaleza chegou a sua segunda derrota após perder por 2 a 0 para o River Plate jogando na Argentina.

Flamengo e Palmeiras venceram a segunda e disparam na liderança de seus grupos

allianz parque libertadores a glória eterna
(Divulgação)

Na noite de terça-feira (12) de abertura da segunda rodada da fase de grupos da Libertadores 2022, aconteceram dois jogos envolvendo clubes brasileiros: o atual campeão, Palmeiras, e o vice-campeão, Flamengo. 

O Rubro-Negro, que vinha de empate com o Atlético Goianiense pelo Brasileirão, recebeu o Talleres no Maracanã e confirmou seu favoritismo diante da torcida, vencendo e convencendo. Na partida que marcou a estreia do goleiro Santos, ex-Athletico Paranaense, pelo novo clube, o Flamengo adotou uma postura ofensiva e, apesar de um susto logo nos primeiros minutos, abriu o placar ainda aos 11 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti sofrido por De Arrascaeta e convertido por Gabigol. Mesmo depois de abrir o placar o Flamengo seguiu intenso, pressionando, e ampliou o marcador com um belo gol de Éverton Ribeiro em batida da entrada da área. Apesar da superioridade flamenguista, o Talleres conseguiu descontar nos acréscimos do primeiro tempo, quando Federico Girotti recebeu na área e deu um belo passe de calcanhar para Héctor Fértoli marcar. Mas no segundo tempo, ainda aos 15 minutos, Éverton Ribeiro fez grande jogada com Bruno Henrique e recebeu na área para marcar o terceiro do Flamengo e decretar a vitória por 3 a 1. Com o resultado, o Flamengo disparou na liderança do Grupo H, abrindo 3 pontos de vantagem para o Talleres e para a Universidad Catolica, do Chile, que vai ser a sua próxima adversária.

E se a situação do Flamengo está favorável, o que dizer da do Palmeiras? O atual Bicampeão da Libertadores recebeu o atual campeão boliviano, o Independiente Petrolero, no Allianz Parque, e aplicou uma goleada histórica no reencontro com a torcida pela competição continental. Depois de mais de dois anos (desde 10 de março de 2020), o Palmeiras voltou a contar com o apoio da torcida em uma partida em casa pela Libertadores e o reencontro não poderia ter sido melhor. Primeiro veio o susto: o Independiente Petrolero abriu o placar aos 6 minutos do primeiro tempo e conseguiu se segurar até pouco antes do intervalo, mas, aos 41 minutos, em uma pancada de Zé Rafael de fora da área. Mesmo sem contar com Abel Ferreira no banco de reservas por suspensão e tendo ido a campo com uma equipe praticamente reserva, o Palmeiras controlou a partida do início ao fim e, no segundo tempo, a porteira da equipe colombiana se abriu de vez. Rafael Navarro marcou o gol da virada logo aos 2 minutos do segundo tempo e, depois, balançou as redes mais três vezes. Com mais um de Rony e dois de Raphael Veiga (um deles em cobrança magistral de falta), o Palmeiras decretou a goleada por 8 a 1.

Red Bull Bragantino pode assumir liderança do Grupo C e Athletico Paranaense busca primeira vitória para colar no líder do Grupo B

em destaque o estádio do furacão joaquim américo guimarães conhecido por arena da baixada
Athletico-PR busca primeira vitória na Libertadores, nesta noite, na Arena da Baixada, contra o The Strongest (Divulgação: CAP)

Entre os jogos de hoje, quinta-feira (13), duas partidas envolve mais dois brasileiros em ação pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Ambos transmitidos pela ESPN na TV fechada.

Às 19 horas (de Brasília) o Athletico Paranaense recebe o The Strongest na Arena da Baixada, em Curitiba (Paraná), podendo saltar para a liderança do Grupo B. Depois de perder para o Coritiba na semifinal do Campeonato Paranaense, empatar com o Caracas, jogando na Venezuela, na primeira rodada da Libertadores, e ser goleado pelo São Paulo na estreia do Brasileirão, o técnico Alberto Valentim foi demitido do comando técnico e, para o seu lugar, já foi anunciada a chegada do ex-Santos, Fábio Carille, que fará sua estreia já na partida desta quinta-feira. O GE apurou que o novo comandante do Furacão teve uma longa conversa com seus auxiliares para escalar a equipe na sua estreia, e há uma grande expectativa de que a equipe paranaense, jogando em casa, vença e dê um salto na tabela de classificação. O Athletico pode até alcançar a liderança do Grupo B nesta segunda rodada, mas, para tanto, vai precisar de uma vitória por pelo menos dois gols (assim, alcançaria os mesmos 4 pontos do atual líder, Libertad, e ficaria na 1ª posição no critério de desempate: saldo de gols). Para isso, o Athletico deve contar com força máxima para o confronto, sendo que a única dúvida é o atacante Pablo, que está retornando de lesão e pode ser poupado no primeiro tempo.

Às 21 horas (de Brasília) o Red Bull Bragantino vai entrar em campo para enfrentar o Vélez Sarsfield, da Argentina, no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. A equipe de Bragança Paulista estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Nacional, do Uruguai, jogando em casa, e espera conseguir pelo menos um empate nesta rodada, fora de casa, para seguir na cola do Estudiantes pela liderança do Grupo C. O Vélez estreou sofrendo goleada do Estudiantes na primeira rodada e precisa da vitória em casa nesta segunda rodada para não permitir que os adversários abram muita vantagem já nesta segunda rodada. No entanto, mesmo contando com o apoio da torcida, os argentinos devem encontrar grande dificuldade para somar os três pontos diante do Bragantino, que, caso vença, assume a liderança isolada do Grupo C.

19h: Athletico-PR x The Strongest – ESPN, Star+ e Facebook da Conmebol Libertadores

21h: Vélez Sarsfield x Red Bull Bragantino – ESPN, Star+ e Facebook da Conmebol Libertadores

Deixe um comentário