Início » Colunas » Coluna do Verchai » Início das Qualificatórias para a Eurocopa

Início das Qualificatórias para a Eurocopa 

Fernando Verchai

 

uefa confederacao europeia de futebol divulgacao uefa

UEFA – confederação europeia de futebol 

Cinquenta e três países estão sendo representados no processo de qualificação da UEFA para a disputa da Eurocopa (ou Campeonato Europeu de Futebol). Um sorteio realizado ainda antes da Copa do Mundo do Catar, no dia 9 de outubro de 2022, em Frankfurt, definiu os 10 grupos das Qualificatórias, dos quais 7 vão ser formados por 5 equipes e outros 3 por 6 seleções. Os líderes e os vice-líderes de cada um dos 10 grupos (ou seja, 20 seleções) garantem vaga na Eurocopa 2024, que já tem a Alemanha classificada por ser o país que vai sediar a competição e, portanto, não participa das qualificatórias. Assim, ficam restando apenas 3 vagas na principal competição de seleções da UEFA, que vai realizar uma repescagem vinculada à Liga das Nações da Europa para definir os últimos classificados. Assim, as 12 seleções com melhor desempenho na Liga das Nações da UEFA que não alcançarem vaga na Eurocopa pelas Qualificatórias vão disputar um play-off, o qual vai ser dividido em 3 caminhos, cada um com 4 equipes, sendo que um time de cada caminho se classifica para a fase de grupos da Eurocopa 2024, na Alemanha.

Na primeira data FIFA de seleções do ano, que foi do dia 20 ao dia 28 deste mês, aconteceram as duas primeiras rodadas das Qualificatórias para a próxima Eurocopa. Neste artigo vamos fazer um breve resumo de tudo o que aconteceu nestas primeiras, com destaque para as principais seleções do continente.

Grupo A:

Na primeira partida da Espanha após a queda nos pênaltis para o Marrocos pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022, a equipe de Luis Enrique, com algumas mudanças, conseguiu uma vitória razoavelmente tranquila sobre a Noruega (sem Haaland) na primeira rodada das Qualificatórias para a Eurocopa 2024. Na segunda rodada, porém, já em um confronto direto com a Escócia, que também esteve na última Copa do Mundo e venceu o Chipre com facilidade na primeira rodada, a Espanha, com um time quase totalmente modificado em relação a partida anterior, foi derrotada fora de casa por 2 a 0 e terminou na vice-liderança, com 3 pontos (3 a menos que a líder, Escócia).

Grupo B:

Vice-campeã da Copa do Mundo do Catar 2022, a França não tomou conhecimento da Holanda e goleou em casa logo na 1ª rodada das Qualificatórias para a Euro 2024: Griezmann, Upamecano e, claro, Kylian Mbappé, 2 vezes, marcaram os gols da vitória por 4 a 0 dos franceses. Na segunda rodada, fora de casa, os franceses mantiveram o 100% de aproveitamento diante da Irlanda e já mostraram quem vai comandar o grupo. Nem mesmo a vitória por 3 a 0 sobre Gibraltar na 2ª rodada colocou a Holanda na zona de classificação à Euro em razão do saldo negativo, uma vez que a Grécia também venceu Gibraltar por 3 a 0 na única partida que fez nesta data FIFA.

Grupo C:

No Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, a Itália, ainda tentando encontrar o seu melhor equilíbrio com Roberto Mancini no comando, foi derrotada pela Inglaterra, que manteve a base que chegou às quartas de final da Copa do Mundo do Catar com o mesmo Gareth Southgate como técnico. Como venceu a Ucrânia em casa na segunda rodada, a Inglaterra se isolou na liderança com 100% de aproveitamento, enquanto a Itália conseguiu assumir a vice-liderança após vencer Malta fora de casa por 2 a 0.

Grupo D:

Vice-campeã em 2018 e semifinalista em 2022 na Copa do Mundo, a Croácia não conseguiu mais do que um empate com o País de Gales mesmo jogando em casa, mas conseguiu assumir a liderança após a vitória por 2 a 0 sobre a Turquia na segunda rodada, mesmo jogando fora de casa. Isso porque a seleção britânica venceu a Letônia pelo placar simples, de 1 a 0, mesmo jogando em casa na segunda rodada, e acabou ficando atrás da Croácia pelo saldo de gols, apesar de somar os mesmos 4 pontos.

Grupo E:

A Polônia, que esteve nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, perdeu para a República Tcheca fora de casa na primeira rodada das Qualificatórias da Eurocopa. Apesar de não ter conseguido sair do zero com a Moldávia fora de casa na segunda rodada, a República Tcheca conseguiu terminar esta primeira data FIFA na liderança do Grupo E. Na vice-liderança ficou a Polônia após a vitória em casa sobre a Albânia pelo placar simples de 1 a 0.

Grupo F:

Com as vitórias sobre Azerbaijão e Estônia, ambas em casa, a Áustria se isolou na liderança do Grupo F, mas é importante ter em vista que a Bélgica só fez uma partida, contra a Suécia, e venceu por 3 a 0 mesmo jogando fora de casa. Com a vitória, porém, por 5 a 0 sobre o Azerbaijão na segunda rodada, a Suécia não pode ser deixada de fora nesta disputa que deve ser intensa, ao menos entre Áustria e Suécia, pela classificação à Euro 2024.

Grupo G:

Com as vitórias sobre a Lituânia em casa e Montenegro fora, a Sérvia se isolou na liderança com 100% de aproveitamento. A Hungria, que venceu a Bulgária por 3 a 0 na única partida que fez pela Qualificatória, está na vice-liderança, seguida por Montenegro, que também venceu a Bulgária, fora de casa, na 1ª rodada.

Grupo H:

Este é o primeiro dos últimos 3 grupos, que, diferentemente dos demais, são formados por 6 seleções. Neste, tendo superado o Cazaquistão fora de casa na primeira rodada e o San Marino em casa na partida seguinte, a Eslovênia despontou na liderança. Dinamarca (2ª), Cazaquistão (3º), Finlândia (4ª), Irlanda do Norte (5ª) somam os mesmos 3 pontos, enquanto o San Marino está na lanterna ainda sem ter somado pontos.

Grupo I:

Presente nas oitavas de final da última Copa do Mundo, a Suíça largou na frente com as vitórias sobre a Bielorrússia por 5 a 0 fora de casa e por 3 a 0 sobre Israel em casa. Tendo vencido a Andorra fora de casa por 2 a 0 e a Bielorrússia em casa por 2 a 1, a Romênia vem na vice-liderança com os mesmos 6 pontos da Suíça.

Grupo J:

Com 4 de Cristiano Ronaldo (2 no primeiro e mais 2 no segundo), Portugal venceu Liechtenstein em casa e Luxemburgo fora nos dois primeiros jogos, fazendo um saldo de 10 gols marcados e nenhum sofrido, de forma a se isolar na liderança com a melhor campanha de todos os grupos até aqui. Invicta com 1 vitória (sobre a Bósnia em casa) e 1 empate (diante de Luxemburgo em casa), a Eslováquia está na vice-liderança do Grupo J neste momento, seguida pela própria Bósnia e pela Islândia, ambas com 3 pontos somados (1 vitória e 1 derrota em 2 rodadas).

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *