Início » Colunas » Coluna do Verchai » Bélgica pode finalmente encantar e dominar a Europa?

Bélgica pode finalmente encantar e dominar a Europa?  

Seleção da Bélgica visa confirmar classificação antecipada com vitória na segunda rodada da Euro

Schmeichel de um lado pela Dinamarca e Lukaku do outro pela Bélgica Euro 2020
Dinamarca do goleiro Kasper Schmeichel e Bélgica do atacante Romelu Lukaku se enfrentam nesta quinta pela Euro (Divulgação/Uefa Euro 2020)

No topo da lista do ranking feito pelo FIFA, a seleção da Bélgica iniciou a caminhada nesta Eurocopa de maneira promissora. O grupo B pode não ser o mais difícil desta Euro, mas é um grupo no qual uma seleção como a da Bélgica precisa ter muito cuidado para não acabar decepcionando os torcedores e, mesmo que de uma forma ou de outra se classifique para as oitavas de final, avançando desmotivada. A estreia da Bélgica foi diante da sempre competitiva Seleção Russa, que, inclusive, eliminou a Espanha nas oitavas de final da última Copa do Mundo, e só foi eliminado pela Croácia, nas quartas de final, após disputa de pênaltis. A Seleção Belga, que foi vaiada pelos torcedores russos (que, assim como está sendo nesta Euro, compareceram em peso ao estádio) por se agachar antes do apito inicial em apoio a um movimento antirracista, abriu o placar ainda antes dos 10 minutos com ninguém menos que Romelu Lukaku. Ao invés de responder às vaias, o atacante da Internazionale de Milão fez questão de aproveitar a comemoração para prestar uma homenagem ao companheiro de equipe, o dinamarquês Christian Eriksen, que se recupera de um mal súbito sofrido na partida entre Dinamarca e Finlândia. Mas não parou por aí. Lukaku estava com sede de gols e voltou a marcar no segundo tempo para decretar a vitória da Bélgica, por 3 a 0, depois de receber passe longo de Thomas Meunier (lateral do Borussia Dortmund), que havia marcado o segundo gol belga. Em geral, a estreia mostrou que a Seleção Belga não vai dar chances para as adversárias que não estiverem no mesmo patamar técnico. Foi uma vitória elástica e segura dos belgas sobre a os russos e a expectativa é de mais uma vitória nesta segunda rodada, o que praticamente confirma a Seleção da Bélgica nas oitavas de final da Eurocopa (neste caso, um simples empate com a Finlândia na última rodada já deixaria a Bélgica com a 1ª posição do grupo B).

Prévia de Bélgica x Dinamarca:

A segunda rodada da fase de grupos da Eurocopa foi aberta na manhã desta quarta-feira (16), com a partida entre Finlândia e Rússia, disputada em São Petersburgo. Mesmo jogando em território inimigo, os finlandeses conseguiram balançar as redes logo nos primeiros minutos da partida, mas Joel Pohjanpalo estava impedido quando recebeu o cruzamento para fazer o gol. A vitória levaria a Finlândia aos seis pontos e, consequentemente, garantiria a seleção na próxima fase da Eurocopa, mas o que aconteceu foi exatamente o oposto. A Seleção Russa se lançou ao ataque depois do susto e conseguiu marcar o gol da vitória nos acréscimos do segundo tempo em uma bela jogada de Aleksey Miranchuk. Com o resultado, a Rússia chegou aos mesmo três pontos da Finlândia e da Bélgica, a grande favorita para liderar o grupo B. A Seleção Belga entra em campo pela segunda rodada da fase de grupos nesta quinta-feira (17), às 13 horas (de Brasília), para enfrentar a Seleção Dinamarquesa no estádio Parken, em Copenhague. Mesmo estando mais uma vez longe de seus domínios, os belgas certamente vão controlar as ações da partida e não devem ter problemas para somar os três pontos. Vale destacar que os convocados do técnico Roberto Martínez valem mais de quatro bilhões de reais de acordo com o site especializado Transfermarket, sendo a sétima seleção mais cara da Euro (a Inglaterra aparece como a mais valiosa). As principais estrelas belgas, Kevin de Bruyne e Romelu Lukaku, estão entre os cinco jogadores mais caros desta Euro, com valor de mercado superior a meio bilhão de reais. É com estes e outros nomes relevantes no cenário europeu que a Bélgica espera ter a chance de conquistar o primeiro título da Euro. Dessa forma, a Dinamarca não deve ter qualquer chance na partida desta segunda rodada, pois ainda vai tentar se reconstruir depois do drama vivido pelo seu camisa 10, Christian Eriksen, que sobreviveu ao mal súbito sofrido na partida de estreia da seleção, mas pode nunca mais voltar a jogar por um clube profissional. De acordo com a última entrevista coletiva de Romelu Lukaku, os jogadores concordaram em parar a partida no décimo minuto em homenagem ao jogador dinamarquês que está em recuperação.

Outros jogos de quinta-feira (17):

troféu e participantes da uefa euro 2020 torneio de seleções europeu
(Divulgação: UEFA)

Às 10 horas da manhã (de Brasília) a partida entre Ucrânia e Macedônia, na Arena Nacional de Bucareste, na Romênia, abre a segunda rodada pelo grupo C. Ambas as seleções foram derrotadas na primeira rodada e buscam somar os primeiros três pontos para terem alguma chance de classificação, pois, em caso de empate, podem acabar ficando fora das oitavas de final da Euro. Isso porque as outras duas seleções do grupo C, que se enfrentam às 16 horas (de Brasília), também desta quinta (17), na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, devem ocupas as duas primeiras posições do grupo. A Holanda, que joga ao lado de sua torcida e venceu a Ucrânia na partida de estreia, espera voltar a somar os três pontos para praticamente confirmar a liderança do grupo C, mas vai ter uma missão árdua diante da Áustria. Apesar do susto que sofreu na estreia, diante da boa seleção ucraniana, comandada por Andriy Shevchenko, que conseguiu empatar depois de ir para o intervalo perdendo por dois gols, a Holanda conseguiu a vitória que precisava para ter mais tranquilidade nesta segunda rodada, na qual enfrenta uma seleção ainda mais qualificada que a primeira. Assim como os holandeses, os austríacos deram um susto nos torcedores na partida de estreia, quando foram para o intervalo empatando em 1 a 1 com a Macedônia, mas terminaram vencendo por 3 a 1 e lideram o grupo C no saldo de gols neste momento. Nomes como David Alaba e Marcel Sabitzer são os grandes nomes da Seleção Austríaca, que certamente espera arrancar pelo menos um ponto diante da Holanda nesta partida para ir à última rodada muito próximo da classificação.

Deixe um comentário