Início » Colunas » Coluna do Verchai » Copa da Liga Inglesa marca retorno das competições europeias

Copa da Liga Inglesa marca retorno das competições europeias  

Após o término da Copa do Mundo da FIFA 2022, disputada no Catar, as competições europeias estão retornando para não deixar nenhum fã de futebol em “abstinência”.

bola da carabao cup a copa da liga inglersa
(Reprodução: Twitter)

A primeira das principais competições da Europa a retornar foi a Copa da Liga Inglesa, chamada de Carabao Cup ou, ainda, EFL Cup. Os primeiros jogos, válidos pelas oitavas de final (ou 4ª fase) da Copa da Liga Inglesa, aconteceram na última terça-feira (20), sem surpresas. As 3 equipes que disputam a Premier League, que enfrentaram equipes que disputam as divisões inferiores do Campeonato Inglês, avançaram às quartas de final. Na quarta-feira (21), porém, tivemos uma grande surpresa com a eliminação de uma equipe da Premier League em confronto com um adversário da League One (a 3ª Divisão do Campeonato Inglês).

Wolverhampton:

Tentando reencontrar seu equilíbrio sob o comando do espanhol Julen Lopetegui (ex-técnico do Sevilla e, anteriormente, do Real Madrid), o Wolverhampton conseguiu confirmar o seu favoritismo diante do Gillingham, que disputa a chamada League Two (4ª Divisão do Campeonato Inglês). Com gols de Raúl Jiménez, de pênalti, e de Rayan Aït-Nouri, ambos na reta final do segundo tempo, os Wolves venceram por 2 a 0 na partida que marcou a estreia de Lopetegui e garantiram a classificação às quartas de final da Copa da Liga Inglesa. Agora, o Wolverhampton se prepara para enfrentar o Everton fora de casa pela 17ª rodada da Premier League. Neste momento, com apenas 10 pontos somados em 15 rodadas, os Wolves estão na lanterna do campeonato, tendo 4 pontos a menos que o Everton, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Newcastle:

Vivendo uma grande temporada, o novo rico da Inglaterra teve dificuldade, mas superou o Bournemouth (equipe que também disputa a Premier League) por 1 a 0 jogando em casa, graças a um gol contra de Adam Smith no segundo tempo, e avançou às quartas de final da Copa da Liga Inglesa. Agora, o Newcastle volta a concentrar suas forças na Premier League, onde ocupa a 3ª colocação neste momento, tendo 2 pontos a menos que o vice-líder (Manchester City) e 7 pontos a menos que o líder (Arsenal), mas, em contrapartida, com 4 pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação à Champions League. Na próxima segunda-feira (26), o Newcastle vai ter um jogo difícil contra o Leicester (13º colocado) fora de casa.

Leicester City:

Aproveitando a deixa, o Leicester City foi uma das equipes a carimbar seu lugar nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa na última terça-feira (20). A equipe comandada por Brendan Rodgers, que vem fazendo sua pior campanha das temporadas mais recentes da Premier League, não teve problemas para superar o MK Dons, da League One (3ª Divisão do Campeonato Inglês). Mesmo jogando fora de casa, o Leicester City conseguiu uma vitória contundente, por 3 a 0, com gols de Youri Tielemans, Ayoze Pérez e Jamie Vardy.

Southampton:

Apesar de estar fazendo uma campanha preocupante na Premier League, o Southampton conseguiu, com alguma dificuldade, confirmar seu favoritismo diante do Lincoln City, que disputa a League One, para avançar às quartas de final da Copa da Liga Inglesa. Mesmo tendo tomado um susto logo aos 2 minutos do primeiro tempo, saindo atrás no placar com gol contra do goleiro Gavin Bazunu, o Southampton correu atrás do prejuízo e, com dois gols de Che Adams, um em cada tempo, conseguiu a vitória por 2 a 1. O próximo compromisso do Southampton é pela Premier League, na próxima segunda-feira (26), diante do Brighton.

Brighton & Hove Albion:

Apesar de estar fazendo mais uma boa campanha na Premier League, ocupando a 7ª colocação neste momento, o Brighton vacilou feio na partida da última quarta-feira (21), válida pela 4ª fase da Copa da Liga Inglesa. A equipe comandada pelo italiano Roberto de Zerbi não conseguiu superar a linha defensiva preparada pelo Charlton Athletic, que disputa a League One, e acabou sendo eliminada nos pênaltis após empate sem gols no tempo regulamentar. Com isso, o Charlton Athletic vai ser a única equipe das quartas de final da Copa da Liga Inglesa que não disputa a Premier League.

Nottingham Forest:

Recém-promovido à Premier League, o Nottingham Forest vem fazendo bonito nesta temporada e está classificado às quartas de final da Copa da Liga Inglesa depois de golear o Blackburn Rovers (da Championship EFL, a 2ª Divisão do Campeonato Inglês) por 4 a 1 em partida disputada na quarta-feira (21). Agora, o Nottingham Forest volta a se concentrar na luta para escapar da zona de rebaixamento da Premier League: na próxima terça-feira (27) tem confronto duríssimo, fora de casa, contra o Manchester United, que está lutando para entrar na zona de classificação à Champions League.

Manchester United:

Por fim, também na quarta-feira (21), o Manchester United superou o Burnley por 2 a 0 jogando em casa e foi mais um a carimbar sua classificação às quartas de final da Copa da Liga Inglesa. Destaque para o golaço de Marcus Rashford, que vinha de uma boa participação na Copa do Mundo do Catar e fez uma verdadeira pintura diante do Burnley, carregando desde o meio de campo e vencendo a marcação de 2 adversários para invadir a área e marcar em um belo chute cruzado.

Manchester City ou Liverpool:

A última vaga nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa vai ser definida em partida desta quinta-feira (22), envolvendo duas das equipes mais fortes da Inglaterra. Os Reds defendem o título da competição, conquistado na última temporada, que deu fim a uma sequência de 4 conquistas dos Citizens. Depois disso, as equipes voltam a se concentrar na Premier League. O Manchester City, que está na caça do líder, Arsenal, joga na próxima quarta-feira (28), fora de casa, contra o Leeds United (15º colocado). Já o Liverpool, que ocupa a 6ª colocação etenta se recuperar de um início bastante ruim para continuar se aproximando da zona de classificação à Champions League, enfrenta o Aston Villa (12º colocado) fora de casa já na próxima segunda-feira (26).

Deixe um comentário