Início » Colunas » Coluna do Verchai » Ronaldo volta a aliviar situação do Manchester United

Ronaldo volta a aliviar situação do Manchester United  

Com dois de Cristiano Ronaldo, Manchester United arranca empate com a Atalanta e segue líder do grupo F da Liga dos Campeões.

Depois de uma vitória gigante sobre o Tottenham na última rodada da Premier League, com gol, assistência e show de seu camisa 7, Cristiano Ronaldo, o Manchester United esperava por mais um resultado positivo na última terça-feira (02), jogando na Itália, contra a Atalanta, pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Para tanto o técnico Ole Gunnar Solskjaer apostou na manutenção do mesmo esquema e de praticamente o mesmo time que jogou o clássico inglês, com apenas 3 modificações: Victor Lindelof dando lugar a Eric Bailly ao lado de Raphael Varane e Harry Maguire na zaga; Paul Pogba por Fred no meio de campo, ao lado de Mc Tominay e Bruno Fernandes; e Marcus Rashford por Edinson Cavani no ataque, ao lado de Cristiano Ronaldo. O Manchester United começou a partida jogando muito bem com as escolhas feitas pelo técnico escocês, mas um contra-ataque bem armado pela Atalanta colocou a equipe italiana na frente do placar ainda nos primeiros minutos do jogo: Duván Zapata escapou nas costas de Bailly e, apesar da cobertura do lateral-direito, Wan-Bissaka, teve tempo para encontrar Josip Ilicic na entrada da área, o qual contou com a sorte para bater entre as pernas de Luke Show e vencer De Gea, que tinha condições para fazer a defesa. Só que o mesmo Bailly apareceu para salvar o Manchester United de sofrer o segundo, se colocando na frente de um chute à queima roupa de Zapata depois que Pogba perdeu a bola no campo de defesa. E já nos acréscimos do primeiro tempo, Bruno Fernandes fez jogada com Cristiano Ronaldo e Greenwood e apareceu na área para servir, com um belo passe de calcanhar, o atacante português, que, na cara do gol, tratou de deixar tudo igual no placar. Logo depois do intervalo, porém, Palomino encontrou Zapata mais uma vez nas costas da defesa do Manchester, e o atacante colombiano recolocou a Atalanta na frente do placar. Por um momento, parecia que o time italiano até aumentaria a vantagem, mas, com o passar do tempo, os Red Devils voltaram a crescer na partida e, mais uma vez nos acréscimos (do segundo tempo), Cristiano Ronaldo apareceu, acertando um belo chute da entrada da área para empatar a partida. Com os gols, o atacante português de 36 anos se tornou o mais velho a marcar 5 vezes em uma mesma edição de Liga dos Campeões, e se tornou o quinto com mais gols na competição pelo Manchester United. Além disso, os gols da “Fera” mantiveram o Manchester United na liderança do grupo F da Liga dos Campeões. O empate com a Atalanta levou o time inglês a 7 pontos, com 4 rodadas disputadas, e deixou a equipe italiana na 3ª posição, com 5 pontos. O Villarreal é o vice-líder, somando os mesmos 7 pontos do Manchester United depois da vitória sobre o lanterna, Young Boys, nesta quarta rodada. 

Cristiano Ronaldo volta a aliviar pressão sobre Solskjaer, mas não resolve a insatisfação da torcida com o técnico norueguês

Pep Guardiola, técnico do Manchester City, e Ole Gunnar Solskjaer, treinador do United, se cumprimentam
Solskjaer, técnico do Manchester United, cumprimentando Pep Guardiola, do City (Divulgação)

Depois dos dois gols diante da Atalanta, Ronaldo deixou o técnico do time italiano, Gian Piero Gasperini, pouco satisfeito com sua atuação: “Disse-lhe uma coisa em italiano que não posso dizer na televisão” revelou o técnico italiano, em tom amistoso, em entrevista coletiva após o empate por 2 a 2. Mas, se tem um técnico que está totalmente satisfeito com Cristiano Ronaldo, este é Ole Gunnar Solskjaer, o comandante do Manchester United. O treinador norueguês chegou em Manchester no meio da temporada 2018/19 para substituir José Mourinho e conseguiu um rendimento fantástico, ficando invicto na Premier League por 12 rodadas e passando pelo Paris Saint-Germain nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Mesmo com o rendimento caindo na reta final da temporada e o Manchester terminando na 6ª posição da Premier League, Solskjaer foi mantido para a temporada seguinte (2019/20) e, apesar da queda um tanto frustrante diante do Sevilla na semifinal da Liga Europa, conseguiu terminar a competição nacional na 3ª posição e, consequentemente, arrumou vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21. Nesta última temporada, o Manchester United caiu na Liga dos Campeões já na fase de grupos e, tendo ido para a disputa do mata-mata da Liga Europa, perdeu para o Villarreal na decisão e frustrou bastante os torcedores. Ainda assim, talvez pela vice-liderança da Premier League, os Red Devils voltaram a acreditar em Solskjaer para a atual temporada (2021/22). Até aqui, porém, a impressão é de que o técnico norueguês não vai conseguir atingir um outro nível com o Manchester United, a ponto de levantar troféus pelo clube. Isso porque, apesar das primeiras 5 rodadas invictas na Premier League, ficou outras 4 rodadas sem vencer e agora, com 10 rodadas disputadas, é apenas o 5º colocado, estando 3 pontos distante do G-4 e 8 pontos atrás do líder, Chelsea. Em meio a tudo isso, o Manchester United foi eliminado da Copa da Liga Inglesa (a Carabao Cup), e está encontrando muita dificuldade para se manter na zona de classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões. E a situação só não está pior porque, desde a recente chegada, Cristiano Ronaldo vem decidindo um jogo atrás do outro, deixando bem claro que está sendo o maior responsável pela elevação de nível do time. O português já soma 9 gols em 11 partidas, tendo sido decisivo em partidas fundamentais para a permanência de Solskjaer, que vem sendo bastante pressionado pelas constantes oscilações de seu time. A coisa ficou ainda pior depois da derrota por 5 a 0 para o Liverpool em pleno estádio Old Trafford, em Manchester, mas os 3 a 0 sobre o Tottenham e o último empate com a Atalanta deram mais um respiro para Solskjaer. No entanto, a situação do técnico norueguês ainda não é confortável, e pode voltar a ficar delicada neste fim de semana. Isso porque, no sábado (06), o Manchester United faz clássico com o Manchester City em Old Trafford, pela 11ª rodada da Premier League.

Deixe um comentário