Início » Colunas » Coluna do Verchai » Garantido na Sub-20, Brasil busca título do Sul-Americano

Garantido na Sub-20, Brasil busca título do Sul-Americano  

camisa da selecao do brasil no sul-americano sub-20 colombia 2023
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Seleção Brasileira está fazendo bonito no Campeonato Sul-Americano Sub-20, que está sendo disputado na Colômbia e garante vaga na Copa do Mundo da categoria de juniores de futebol (Sub-20). Mesmo sem poder contar com 8 atletas que não foram liberados por seus clubes para disputar o Campeonato Sul-Americano Sub-20 (Matheus França e Victor Hugo do Flamengo, Endrick e Giovani do Palmeiras, Ângelo e Marcos Leonardo do Santos, Matheus Martins do Fluminense e Beraldo do São Paulo), o Brasil garantiu classificação na Copa do Mundo FIFA Sub-20, que vai ser realizada na Indonésia entre o fim de maio e o início de junho deste ano. Na oportunidade, aí sim o técnico Ramon Menezes vai poder contar com qualquer atleta que tenha 20 anos ou menos, tendo em vista que os clubes não vão poder se recusar a liberar os jogadores, assim como fizeram Flamengo, Palmeiras, Santos, Fluminense e São Paulo neste Campeonato Sul-Americano, que não é disputado durante a chamada “Data FIFA” (para realização dos jogos das seleções, quando os clubes são obrigados a cederem seus jogadores, o que já foi bastante discutido na Europa, mas se mantém até hoje). De qualquer forma, tendo em vista a proximidade entre os eventos do Sul-Americano e do Mundial Sub-20, pode-se dizer que o primeiro, além de ser classificatória, também é preparatório para a disputa do segundo torneio.

3 das 4 seleções sul-americanas que vão disputar a Copa do Mundo Sub-20 já estão confirmadas:

O Campeonato Sul-Americano Sub-20 foi disputado por 10 seleções, das quais 4 ficaram pelo caminho (Argentina e Peru pelo Grupo A e Chile e Bolívia pelo Grupo B) e outras 6 (Brasil, Colômbia e Paraguai pelo Grupo A e Uruguai, Venezuela e Equador pelo Grupo B) se classificaram ao chamado Hexagonal Final, que define as 4 seleções que vão estar na Copa do Mundo FIFA Sub-20. Na última quinta-feira (9) foi disputada a penúltima (4ª) rodada do Hexagonal final e 3 seleções já garantiram sua vagas no Mundial. O Uruguai, que venceu o Paraguai por 1 a 0 com um belo gol de falta de Luciano Rodríguez (promessa de 19 anos do Liverpool Montevideo) aos 40 minutos do segundo tempo de uma partida muito bem disputada, se isolou na liderança com 100% de aproveitamento no Hexagonal Final (4 vitórias em 4 rodadas). O Brasil está na vice-liderança em razão do empate com a Colômbia na última rodada, de forma que ficou com 10 pontos (3 vitórias e 1 empate). O empate, inclusive, foi suficiente para a Colômbia, com 7 pontos, também garantir sua classificação à Copa do Mundo Sub-20 (se juntando a Brasil e Uruguai, que já tinham garantido vaga na rodada anterior). No entanto, duas coisas ainda vão estar em jogo na 5ª e última rodada do Campeonato Sul-Americano Sub-20. A primeira é que 3 seleções vão estar na luta por uma única vaga que ainda resta no Mundial. A Venezuela chega com uma vantagem discutível, pois, apesar de estar na frente dos outros concorrentes com 2 pontos somados, vai enfrentar a Colômbia na próxima rodada. Apesar de já estar confirmada no Mundial, a Colômbia disputa o torneio em casa e pretende se despedir dos torcedores com mais uma vitória na competição. A partida acontece às 18 horas (no horário de Brasília) do próximo domingo (12). No mesmo dia e horário acontece o confronto direto entre Equador e Paraguai pela chance de alcançar a última vaga na Copa do Mundo Sub-20. Ambas as equipes somam 1 ponto neste momento, mas podem ultrapassar a Venezuela (4ª colocada), caso os venezuelanos não consigam vencer a Colômbia. O empate só classifica a Venezuela se Equador e Paraguai também empatarem. Em caso de derrota, a Venezuela não tem chance de classificação, uma vez que, mesmo com um empate entre Equador e Paraguai, todos ficariam com 2 pontos e o Equador se classificaria pelo saldo de gols.

Brasil e Uruguai duelam pelo título simbólico do Campeonato Sul-Americano Sub-20.

Invictos, Brasil e Uruguai se enfrentam para definir o título na última partida do campeonato, que acontece às 20:30 (no horário de Brasília) do domingo (12). Com o 100% de aproveitamento neste Hexagonal Final, o Uruguai tem a vantagem do empate para garantir o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20. A Seleção Brasileira vai precisar da vitória se quiser terminar o campeonato no topo da tabela de classificação, com o título de campeão. No entanto, para conseguir o feito, o técnico Ramon Menezes vai precisar lidar com a pressão e com os desfalques. Isso porque o zagueiro Jean Pedroso, do Coritiba, o lateral-direito Arthur, do América-MG, e o meia Marlon Gomes, do Vasco, vão cumprir suspensão por terem tomado o terceiro cartão amarelo na competição na última partida, no empate sem gols com a Colômbia. E além dos desfalques e da pressão pela vitória para conseguir o título, Ramon Menezes vai precisar colocar a equipe de volta nos trilhos se quiser acabar com a invencibilidade do Uruguai na competição. Os uruguaios tem uma equipe muito sólida, que é dona da melhor defesa (junto com Brasil e Colômbia, com apenas 4 gols sofridos em 8 partidas disputadas) e, ao mesmo tempo, do melhor ataque isolado do campeonato, com incríveis 19 gols marcados (média de mais de 2 por partida). É verdade que o Brasil tem a mesma média de gols sofridos e apenas 2 marcados a menos (foram 17 em 8 partidas) em relação ao Uruguai, mas o que mais preocupa é o desempenho da última partida.

Caminhada até a “final”:

Depois de uma vitória fantástica na estreia, por 3 a 0 sobre o Peru, o Brasil chegou com moral para enfrentar a Argentina na segunda rodada. No entanto, o resultado é um pouco ilusório, tendo em vista que a Seleção Brasileira encontrou dificuldades diante do Peru e só conseguiu balançar as redes no segundo tempo, sendo dois deles de pênalti. O que deixou o técnico e a equipe mais confiantes foi a vitória por 3 a 1 sobre a Argentina na segunda rodada, em uma partida que o Brasil mostrou força em todos os setores do campo, desde o goleiro Mycael, que chegou a pegar um pênalti quando ainda estava 1 a 0, até o artilheiro Vitor Roque, que marcou o terceiro da seleção e o terceiro dele diante dos hermanos, que acabaram eliminados ainda na primeira fase. E nem o empate com a anfitriã, Colômbia, na terceira rodada, foi capaz de abalar a confiança do Brasil, que venceu o Paraguai na última rodada com uma equipe reserva.

No Hexagonal Final o Brasil não teve problemas para vencer o Equador (3 a 1) e a Venezuela (3 a 0) nas primeiras rodadas, e tampouco para superar o Paraguai uma segunda vez pelo placar de 2 a 0, mas o rendimento da equipe já havia ficado um pouco abaixo das expectativas nesta última vitória. Na última rodada, diante de uma Colômbia um pouco mais organizada e contando com o apoio da torcida, o Brasil só não foi derrotado porque Kaique Pereira (substituto de Mycael) defendeu um pênalti no segundo tempo. Agora, sem poder contar com 3 jogadores considerados titulares por suspensão, o técnico Ramon Menezes vai precisar reencontrar o melhor equilíbrio da Seleção Brasileira se quiser ficar com o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20.

Deixe um comentário