Início » Colunas » Coluna do Verchai » Inter de Milão acaba com invencibilidade do Napoli na Série A

Inter de Milão acaba com invencibilidade do Napoli na Série A  

em destaque o novo escudo da Inter de Milão
(Divulgação)

A invencibilidade do Napoli na Série A do Campeonato Italiano acabou na última quarta-feira (4), em partida disputada fora de casa contra a Internazionale de Milão. Foi a primeira rodada da Série A depois da pausa para a Copa do Mundo do Catar 2022. Até então, em 15 rodadas disputadas, o Napoli computava 13 vitórias e 2 empates, de forma que liderava o Campeonato Italiano com folga de 8 pontos para o vice-líder e atual campeão, Milan. A Internazionale, por outro lado, com 10 vitórias e 5 derrotas nas 15 rodadas disputadas antes da pausa para a Copa do Mundo, estava fora da zona de classificação à próxima UEFA Champions League. No entanto, com a vitória sobre o líder neste retorno da Série A, a Inter assumiu a 4ª colocação (última a dar vaga na Champions 2023/24) e se reestabeleceu na competição, uma vez que o Lazio perdeu para o Lecce nesta rodada e acabou caindo para a 5ª colocação. Para o Napoli, a derrota não foi nenhum desastre, uma vez que enfrentou uma grande equipe fora de casa e ainda tem uma distância considerável, de 5 pontos, para o vice-líder. No entanto, o resultado liga o sinal de alerta para o Napoli, que luta contra todas as estatísticas e previsões para voltar a levantar o troféu mais importante da Itália, depois de mais de 30 anos de seca. O primeiro título do Napoli no Campeonato Italiano foi na temporada 1986/87 e o segundo e último veio pouco depois, na temporada 1989/90, ambos conquistados com Diego Armando Maradona. Agora, sem nenhum grande nome e com um elenco pouco badalado em comparação aos seus rivais (Milan, Juventus e a própria Inter), o Napoli quer voltar a fazer história sob o comando do italiano Luciano Spalletti, que está em busca do título mais importante de sua carreira, assim como todo o elenco que ele tem a disposição.

Análise da partida: Inter x Napoli

A pausa do Campeonato Italiano para Copa do Mundo do Catar não fez bem para o Napoli. A equipe comandada por Spalletti vinha em uma sequência de 11 vitórias consecutivas na competição e computava, ao todo, levando em consideração a UEFA Champions League, 18 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota (para o Liverpool em Anfield Road) em 21 partidas disputadas na atual temporada (2022/23). Absolutamente tudo vinha dando certo para o Napoli, mas não foi assim nesta volta do Campeonato Italiano (após a pausa para a Copa do Mundo). Na verdade, o Napoli teve muita dificuldade para enfrentar a Inter no San Siro. Spalletti armou sua equipe para pressionar a Inter desde o campo de ataque, mas acabou sendo surpreendido por Simone Inzaghi, que apostou em uma linha de 3 zagueiros para povoar o meio de campo com 5 jogadores, sendo 1 volante, 2 meias e 2 alas. Com isso, o Napoli ficou perdido na marcação, pois, quando tentava pressionar a saída de bola, acabava deixando um buraco no meio de campo ou na lateral. E com Lukaku e Dzeko na frente, a defesa do Napoli não teve sossego. A Inter foi dona da partida. Logo nos primeiros minutos, em uma bola invertida para o lado direito, Lukaku apareceu na ponta para receber, atraindo a marcação de um dos zagueiros e abrindo um buraco na área do Napoli para fazer o cruzamento: a bola passou por Dzeko, mas Dimarco apareceu na segunda trave como elemento surpresa para finalizar (para fora). Minutos depois, em outra escapada de Lukaku na linha de fundo, Dzeko recebeu na área e ajeitou para Darmian, que bateu por cima da trave. Quando o Napoli começou a tentar trocar passes para levar perigo à meta defendida por André Onana, a Inter logo reorganizou a marcação e voltou a ter uma grande chance de marcar ainda no fim do primeiro tempo, em um erro de passe da defesa Azurri na saída de bola: Bastoni roubou, Dzeko fez o passe à frente e Barella, de letra, deixou Lukaku na cara do gol, mas o atacante belga chutou para fora.

O Napoli suportou até onde deu, mas, no segundo tempo, não teve jeito. Em uma jogada rápida, Dimarco recebeu de Mkhitaryan na ponta, levou para o fundo e cruzou na medida para Dzeko, de cabeça, marcar o gol que acabou dando a vitória à Internazionale. O Napoli até tentou reagir, mas não foi capaz de superar a retranca que a Inter armou depois de abrir o placar para evitar a derrota.

Como ficou a tabela de classificação do Campeonato Italiano após a 16ª rodada?

Todas as partidas da 16ª rodada da Série A do Campeonato Italiano foram disputadas nesta quarta-feira (4) e algumas mudanças aconteceram na tabela de classificação. Com a derrota do Napoli, o atual campeão e vice-líder, Milan, que venceu o Salernitana (agora 15º colocado) fora de casa por 2 a 1, diminuiu de 8 para 5 pontos a distância em relação ao líder. A Internazionale, por sua vez, assumiu a 4ª colocação com a vitória sobre o Napoli, ultrapassando e abrindo 3 pontos de vantagem para o agora 5º colocado, Lazio, que perdeu fora de casa para o Lecce (12º). A Juventus, no entanto, se manteve na 3ª posição (com 2 pontos a menos que o Milan e 1 a mais que a Inter) ao vencer o Cremonese (19º) fora de casa por 1 a 0. Na 6ª posição, que garante vaga na próxima edição da UEFA Conference League, está a Roma (com os mesmos 30 pontos do Lazio), que venceu o Bologna (11º) em casa por 1 a 0 e abriu 2 pontos de vantagem para a Atalanta (7ª), que empatou com o Spezia (17º) fora de casa.

Deixe um comentário