Início » Colunas » Coluna do Verchai » Sorteio definiu oitavas de final da Europa League

Sorteio definiu oitavas de final da Europa League  

Manchester United x Milan é destaque

Milan, de Ibrahimovic, terá o gigante inglês Manchester United no próximo mata-mata da Europa League (Reprodução: Instagram/AC Milan)

Na última quinta-feira (25) aconteceram os jogos de volta da primeira fase do mata-mata da Europa League (1/16 avos de final). Um dos principais favoritos ao título, o Manchester United não teve qualquer problema para avançar às oitavas de final depois da goleada por 4 a 0 sobre o Real Sociedad na partida de ida da fase de 1/16 avos de final.

Na quinta-feira, pela partida de volta, um pouco interessante empate sem gols foi o suficiente para garantir os Red Devils na próxima fase da Europa League. No entanto, o sorteio dos confrontos das oitavas de final, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), foi ingrato com o Manchester United, que acabou caindo contra o Milan. Vale lembrar que a equipe italiana, apesar de não estar forte no cenário internacional em um passado recente, é a segunda maior vencedora da Liga dos Campeões, com sete títulos, perdendo apenas para o Real Madrid, que ostenta 13 troféus. Além disso, o Milan veio evoluindo desde a última temporada e, agora, está na busca para acabar com a atual seca de dez anos sem a conquista de uma competição importante (o único troféu que o Milan ergueu nos últimos dez anos foi o da Supercopa da Itália, em 2016). No Campeonato Italiano, a equipe rubro-negra está firme na busca pelo título, apesar da derrota para a Internazionale na última rodada, em um confronto que valia a liderança e acabou permitindo que o rival abrisse quatro pontos de vantagem na liderança. Por outro lado, na última quinta-feira, pela Europa League, o Milan voltou a dar um passo na direção certa: abriu o placar logo aos nove minutos do primeiro tempo em cobrança de pênalti de Franck Kessié. O Estrela Vermelha até chegou a empatar, mas o resultado de 1 a 1, com mando do Milan, deu a classificação à equipe italiana por conta dos gols marcados na partida de ida, fora de casa (na Sérvia), que terminou em 2 a 2.

Agora a equipe de Milão volta a concentrar suas forças na competição nacional, por onde disputa três rodadas até voltar para a disputa da Europa League, no dia 11 de março, pela partida de ida das oitavas de final, fora de casa, contra o Manchester United. Diferentemente do Milan, a equipe inglesa passa por um ótimo momento: não perde há oito partidas e só não tem grandes chances de conquistar o título da Premier League por causa do Manchester City, que já abriu dez pontos de vantagem na liderança e não deve diminuir o ritmo no restante do campeonato. Mesmo assim, os Red Devils são vistos como favoritos diante dos milaneses, até porque contam com jogadores de maior poder de decisão no elenco, como Paul Pogba, Bruno Fernandes e Marcos Rashford. Do outro lado, o Milan também tem seus trunfos, com destaque para Zlatan Ibrahimovic, que segue sendo um matador fundamental aos 39 anos, e para o camisa 10 Hakan Çalhanoglu, que costuma levar muito perigo em bolas paradas, mas que não possuem o mesmo poder de decisão dos jogadores do Manchester.

Arsenal reedita confronto que o eliminou na temporada passada

Na última edição da Europa League, o Arsenal também era tido como um dos grandes favoritos, assim como na atual temporada, principalmente porque havia ficado com o vice na temporada 2018/19. No entanto, uma instabilidade na Premier League gerou mudanças no comando técnico e Mikel Arteta teve dificuldade para equilibrar a situação da equipe, que evoluiu dentro da competição nacional e até se sagrou campeã da Copa da Inglaterra, mas que seguiu oscilando. Tanto é que o Arsenal acabou sendo eliminado pelo Olympiacos logo na fase de 1/16 avos de final da Europa League. Nesta sexta-feira (25), o destino colocou o Olympiacos mais uma vez em seu caminho, agora nas oitavas de final da competição europeia. Desta vez, no entanto, a equipe comandada por Mikel Arteta chega motivada pela classificação sobre o Benfica na primeira fase deste mata-mata. Na quinta-feira, Arsenal e Benfica fizeram outro confronto de gigantes, além do empate em 2 a 2 na partida de ida. Os Gunners abriram o placar com um belo gol por cobertura de Pierre Aubameyang, depois de belo passe de Bukayo Saka, mas o Benfica deixou tudo igual ainda no primeiro tempo, em uma bela cobrança de falta de Diogo Gonçalves. No segundo tempo, os comandados de Jorge Jesus chegaram à virada quando Rafa Silva foi esperto para se aproveitar de vacilo de Dani Ceballos na tentativa de recuar para o goleiro e decretou a virada do Benfica. Só que o Arsenal deixou tudo igual poucos minutos depois, quando Tierney apareceu no campo de ataque para fazer jogada com o brasileiro William e, na sequência, acertar um belo chute cruzado, sem chances de defesa para o goleiro Helton. O resultado levaria a decisão para a prorrogação e, na persistência, para os pênaltis, mas a dupla Saka-Aubameyang apareceu nos minutos finais para dar a classificação aos Gunners: em jogada pela direita, o jovem inglês cruzou fechado, na segunda trave, e o experiente gabonês chegou testando firme para o fundo da rede. Já o Olympiacos avançou às oitavas de final graças a um salvador de Ahmed Hassan, aos 43 minutos do segundo tempo: o PSV vencia por 2 a 0 em casa e avançava pelo gol fora por ter perdido de 4 a 2 na partida de ida, na Grécia. O gol do camisa 9 egípcio garantiu o Olympiacos nas oitavas de final, onde enfrenta o Arsenal. O mando de campo é da equipe grega na partida de ida, no dia 11 de Março, e a equipe inglesa define como mandante no dia 18 do próximo mês.

Outros confrontos: a Roma enfrenta o Shakhtar Donetsk com o mando no primeiro jogo; o Dynamo de Kiev joga em casa na primeira partida contra o Villarreal; o Tottenham visita o Dinamo Zagreb na ida e define a classificação em casa; o Granada (que eliminou o Napoli) enfrenta o Molde (equipe norueguesa que eliminou o Hoffenheim) na Espanha na partida de ida; o Slavia Praga (que surpreendeu o Leicester City na fase anterior) enfrenta o Rangers (equipe de Steven Gerrard, que joga a volta em casa); e, finalmente, o Ajax joga em casa na primeira partida diante do Young Boys (equipe suíça que chega de classificação folgada sobre o Bayer Leverkusen).

Deixe um comentário