Início » Colunas » Coluna do Verchai » Duelos de gigantes esquentam oitavas da Eurocopa

Duelos de gigantes esquentam oitavas da Eurocopa  

Bélgica x Portugal é destaque e pode definir confronto com a Itália nas quartas de final da Eurocopa.

bola na rede uefa euro 2020
Eurocopa inicia fase de oitavas de final (Divulgação/Uefa Euro 2020)

As oitavas de final da Eurocopa começam no fim de semana e tem dois grandes confrontos que são aguardas com grande expectativa. O primeiro deles acontece às 16 horas (de Brasília) do próximo domingo (27), no Estádio Olímpico de Sevilla, e envolve o atual campeão da Euro, Portugal. A Seleção Portuguesa chega para o confronto motivada por ter conseguido deixar a derrota para a Alemanha e empatado com a França por 2 a 2 na última rodada da fase de grupos. O lado bom de todo o perrengue que os portugueses enfrentaram por estar em um grupo com Alemanha e França e, por isso, quase ficar fora das oitavas de final sendo o atual campeão da competição europeia, é que o time chega ainda mais preparado para disputar as partidas decisivas que virão. O primeiro desafio vai ser contra a badalada Seleção Belga, que conta com dois dos cinco jogadores mais valiosos desta Eurocopa: Romelu Lukaku e Kevin de Bruyne. Os belgas conseguiram se classificar com 100% de aproveitamento no grupo e estão motivados para buscar o primeiro título da competição europeia, até porque alguns de seus principais atletas podem estar jogando a Euro pela última vez: casos do zagueiro Jan Vertonghen e do atacante Dries Mertens. No entanto, a Bélgica passou por um grupo bem mais tranquilo que o de Portugal, com Rússia, Dinamarca e Finlândia, e, portanto, pode sentir a dificuldade de enfrentar uma das melhores seleções da Europa. Além disso, não se pode deixar de considerar um fator que tem nome e sobrenome: Cristiano Ronaldo. O principal craque português é o jogador com o maior número de participações, jogos e gols na Eurocopa, sendo o artilheiro da atual edição, com cinco tentos nas primeiras três partidas. Caso ajude sua seleção a classificar com um gol, Cristiano Ronaldo pode se tornar o jogador que mais marcou gols defendendo o próprio país (neste momento, o camisa 7 de Portugal está empatado com o iraniano Ali Daei, com 109 gols marcados). Seja como for, a certeza é de que Portugal x Bélgica vai ser uma grande partida, com expectativa de muitos gols. E vale destacar que quem avançar deve enfrentar a Itália nas quartas, que é ampla favorita para superar a Áustria nestas oitavas de final.

Confronto entre Inglaterra e Alemanha tira mais um gigante das quartas de final da Euro

A partida entre Inglaterra e Alemanha, que acontece em Wembley, vai ser apenas na próxima terça-feira (29), mas já gera muita especulação por se tratar de uma partida entre gigantes, que pode ser decisiva para o restante da competição. Isso porque, quem quer que avance, vai com a confiança de ter deixado para trás uma das candidatas ao título já na primeira fase do mata-mata. Em uma análise fria, a Seleção Inglesa é vista com favoritismo. Além de jogar em casa, os ingleses ostentam o elenco mais valioso da Eurocopa e pode, inclusive, levantar o troféu junto com a torcida, tendo em vista que a final também está marcada para Wembley. Uma derrota em casa seria bastante dolorosa para a Seleção Inglesa, mas é exatamente isso que pretende fazer o esquadrão alemão. Ainda sob o comando de Joachim Low, a Alemanha se apega à partida quase perfeita diante de Portugal, que resultou em vitória por 4 a 2, para surpreender a Inglaterra fora de casa. Inglaterra x Alemanha é simplesmente mais um grande jogo da Eurocopa e, quem avançar, vai ter um pouco mais de tranquilidade nas quartas de final: cruza com o confronto entre Suécia e Ucrânia.

Primeiros jogos das oitavas de final:

Os confrontos das oitavas de final da Eurocopa já estão definidos e o chaveamento até a grande decisão também. As partidas vão começar no próximo sábado (26), com duas partidas: às 13 horas (de Brasília), País de Gales enfrenta a Dinamarca em Amsterdã e; às 16 horas, Itália e Áustria se enfrentam em Wembley, na Inglaterra. O primeiro envolve os vice-líderes dos grupos A e B, que são, respectivamente, País de Gales e Dinamarca. A Seleção Dinamarquesa teve uma perda drástica logo na partida de estreia: o camisa 10, Christian Eriksen, teve uma parada cardíaca ainda no primeiro tempo do confronto com a Finlândia. Os dinamarqueses voltaram a perder na rodada seguinte, enfrentando a Bélgica, mas conseguiram garantir a classificação para as oitavas de final com uma goleada sobre a Rússia na última rodada. Do outro lado, a Seleção Galesa conseguiu um bom desempenho na fase de grupos, tendo perdido apenas para a Itália, e se anima por contar com Gareth Bale em boa forma. Quem avançar, entre Dinamarca e País de Gales, enfrenta a República Tcheca ou a Holanda nas quartas de final, seleções que se enfrentam às 13 horas do próximo domingo (27). Dessa forma, a Seleção Holandesa é a gigante com o caminho mais tranquilo até as semifinais, quando então pode ter um adversário do mais alto nível europeu, como Inglaterra e Alemanha.

Na outra partida de sábado (26), entre Itália e Áustria, a expectativa é de que a Azzurra vença e avance, apesar de que pode encontrar alguma dificuldade, até mesmo pelo nervosismo. Além de valer uma vaga nas quartas de final de uma Eurocopa, uma vitória garante a maior série invicta da Itália em toda a sua história. Dessa forma, o técnico Roberto Mancini pode superar o lendário Vittorio Pozzo, que foi bicampeão mundial com a seleção e ostentava o maior número de jogos sem perder: os mesmos 30 que agora ostenta a Itália de Mancini. Vale destacar a campanha da Seleção Italiana na fase de grupos: foram três vitórias nas três rodadas disputadas, com sete gols marcados e nenhum sofrido. Portanto, não resta dúvidas de que a Itália está no caminho certo para avançar às quartas de final e incomodar bastante Bélgica ou Portugal, na busca por um lugar nas semis desta Euro.

Deixe um comentário