Início » Colunas » Coluna do Verchai » Euro encerra fase de grupos com jogaço Portugal x França

Euro encerra fase de grupos com jogaço Portugal x França  

Portugal x França é o grande jogo do último dia de fase de grupos da Euro 2020, que ainda tem Alemanha e Espanha buscando classificação.

gundogan mbappe cristiano ronaldo euro 2020
Última dia de fase de grupos da Euro tem Portugal de Cristiano Ronaldo contra França de Mbappé e Alemanha de Gündoğan em ação (Divulgação/Uefa Euro 2020)

Destas quartas, somente a França já está garantida nas oitavas de final. Por sinal, das 16 vagas, 12 já foram asseguradas. Confira:

Itália
País de Gales
Suíça
Bélgica
Dinamarca
Holanda
Áustria
Inglaterra
Croácia
República Tcheca
Suécia
França

Portugal x França é atração no encerramento da fase de grupos da Eurocopa

Na Euro 2020, os campeões e vice dos seis grupos se classificam para as oitavas de final, assim como os quatro melhores 3º colocados. 

Nesse cenário, uma das seleções que corre risco de ficar de fora é Portugal de Cristiano Ronaldo, que faz uma das partidas que encerram a fase de grupos desta Eurocopa, às 16h (de Brasília) desta quarta-feira (23), em Budapeste, contra a já classificada França do astro Mbappé.

A França pode tirar Portugal das oitavas de final caso vença a partida válida pela última rodada da fase de grupos desta Euro. Dependendo do placar da derrota, a seleção portuguesa poderia ficar empatada em pontos com algumas outras seleções que ficaram na 3ª posição de seus grupos e, consequentemente, ser eliminada no saldo de gols.

No entanto, com Cristiano Ronaldo, que já está longe dos mais valiosos pela idade, mas que ostenta vários recordes na competição europeia de seleções e está pronto para jogar, os portugueses esperam um bom resultado diante da França para avançar e, quem sabe, ver a sua fera alcançar mais um feito com a seleção: vencer a Euro pela segunda vez consecutiva.

A expectativa é de que o passeio alemão sobre Portugal, na última rodada, não sirva de parâmetro para este confronto com a França, até porque a Seleção Francesa vem de empate com a Hungria.

Reedição da final da última Euro, vencida pelos portugueses, o confronto de hoje é válido pelo grupo F, que ainda tem Alemanha x Hungria, no mesmo horário. A França lidera a chave com 4 pontos, seguida por Alemanha e Portugal com 3.

Grupo E tem últimos jogos também nesta quarta

Também nesta quarta-feira, mas um pouco mais cedo, às 13 horas (de Brasília), acontecem os jogos do grupo E: Suécia e Polônia se enfrentam na Zenit Arena, na Rússia, e a Espanha enfrenta a Eslováquia no Estádio Olímpico de Sevilla precisando dos três pontos para garantir a classificação.

Quando os grupos foram anunciados, a seleção espanhola era tida como ampla favorita para liderar o grupo e se classificar para as oitavas de final sem problemas, mas problemas são o que não faltam para o técnico Luís Enrique e seus comandados.

O ex-técnico do Barcelona foi questionado pela ausência de nomes queridos na Espanha, como o experiente Iago Aspas, e segue sem agradar depois dos empates nas duas primeiras rodadas.

Depois de empatar sem gols com a Suécia na partida de estreia, a Espanha ficou no 1 a 1 com a Polônia na última rodada e precisa encontrar o caminho da vitória nesta última rodada para avançar na Euro.

Mais do que os resultados ruins, os torcedores espanhóis têm problemas para compreender o estilo de jogo da seleção e algumas escolhas feitas pelo técnico, que sofre duras críticas da imprensa. Apesar de tudo isso, a Espanha tem boas condições de vencer a Eslováquia nesta última rodada, avançar para as oitavas de final e dar muito trabalho para as seleções favoritas ao título.

Leia também:

VAR estraga o futebol quando se mete onde não deveria

Fair play: jogador do Magnus faz gol de mão e avisa o árbitro

Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza

Deixe um comentário