Início » Colunas » Coluna do Verchai » Copa Libertadores: relembremos sua grande história

Copa Libertadores: relembremos sua grande história  

O maior campeonato da América do Sul é um torneio conhecido como Copa Libertadores da América, ou Taça Libertadores da América.

conmebol libertadores - arena da baixada - estadio do athletico paranaense
Athletico-PR e Palmeiras iniciam na Arena da Baixada a disputa por uma vaga na final da Libertadores 2022 (Divulgação/CAP)

Esse torneio desde sua criação em 1960, vem crescendo cada vez mais, ganhando popularidade e sendo o grande objetivo de gigantes clubes do futebol brasileiro e de todo o continente. Vale destacar que a Copa Libertadores leva os clubes ao campeonato mundial, o que então deixa a competição ainda mais atrativa, aumentando o desejo de conquista.

O torneio desde a sua criação

No início, a Copa Libertadores da América era disputada por apenas uma equipe de cada país, Brasil, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Nessa primeira edição, foi vencida pelo Peñarol do Uruguai conquistando o título de maneira invicta. Nos dez primeiros anos da competição tivemos várias equipes, mas apenas só três países, Brasil, Argentina e Uruguai.

Com o passar das Temporadas, as equipes da Argentina protagonizaram a Competição que em 1970 há 1979 ganharam sete de dez disputados e, esse feito só foi realizado por apenas três equipes, que são: Estudiantes ganhando uma vez, Independiente ganhando quatro vezes e Boca Juniors ganhando duas vezes. A partir da década de 80 a Argentina continuou ganhado títulos, com as equipes do Independiente, do Argentinos Juniors e o River Plate ambas ganhando uma vez.

A Colômbia com o Atlético Nacional, o Brasil com o Flamengo e Grêmio alcançaram títulos, tentando interromper a boa fase argentina. Também existiu um grande domínio pelas equipes do Uruguai: Nacional e o Peñarol com ambas ganhando duas vezes.

A partir dos anos 90, as equipes brasileiras começaram a se destacar nesse Torneio, nessa década o início parecia que o domínio de um país por década acabaria, porque nos três primeiros anos da década tivemos três equipes diferentes e também não tendo repetição de países.

Os primeiros dois anos da década de 90 foi marcada por duas equipes de países ganhando sua primeira Copa Libertadores da América, sendo as equipes do Club Olimpia do Paraguai e o Colo Colo do Chile.

Brasil volta a ganhar e logo passa a dominar a Libertadores

Na temporada seguinte do campeonato que o Colo Colo ganhou, uma equipe que também nunca tinha ganhado conseguiu chegar ao topo da América, que foi a equipe do São Paulo, que vem do Brasil, na temporada de 1993, a sequência de campeões inéditos foi quebrada, pois a equipe do São Paulo conseguiu o bicampeonato.

A partir desse bicampeonato do São Paulo, as equipes brasileiras dominaram o resto da década de 1990 com mais quatro títulos de seis disputados, as equipes que ganharam foram o Grêmio e o Cruzeiro ganhando uma vez na década, temos também duas equipes que conseguiram o seu primeiro titulo, Vasco da Gama e Palmeiras, as únicas equipes que conseguiram títulos, fora o Brasil, eram clubes argentinos, como o Vélez Sarsfield ganhando sua primeira Libertadores e a equipe do River Plate ganhando sua segunda da história.

Na virada da década e do século, voltamos a ver as equipes da Argentina dominando, nos quatro primeiros anos da competição a equipe do Boca Juniors conseguiu ganhar três e a equipe do Club Olimpia do Paraguai ganhando uma, no caso a segunda da sua história.

Nos próximos anos tivemos variações de países e equipes que ganharam, tivemos países que já tinham vencido como a própria Argentina, com o Boca Júniors ganhando sua quarta taça na década e o Estudiantes ganhando uma vez.

Vale destacar aqui o tricampeonato do São Paulo e ainda nessa década a equipe do Internacional que então ganhou sua primeira Copa Libertadores. Ainda nos anos 2000 tivemos duas surpresas, que foram; uma equipe da Colômbia com o Once Caldas, e uma equipe do Equador com a LDU Quito (a qual superou o Fluminense nos pênaltis na final), estas equipes nunca haviam ganhado uma taça de Libertadores, conseguirem enfim levantar esta taça.

A partir de 2010 até 2021 virou uma espécie de Campeonato brasileiro, devido ao crescimento das finanças e tendo seus elencos mais refinados, o Brasil ficou à frente dos outros países da América.

As equipes brasileiras dominaram oito campeonatos de doze disputados, assim o Internacional com D’Alessandro, Santos de Neymar, Corinthians por sua vez ganhando de forma invicta, o Atlético Mineiro de Ronaldinho Gaúcho, e também o Grêmio do técnico Renato Gaúcho.

O Flamengo com um elenco e técnico excepcionais também fez sua história, vencendo e voltando a trazer o título para a cidade do Rio de Janeiro. Certamente é justo lembrar do Palmeiras, que venceu pela terceira vez a competição e então se juntou com o Grêmio, São Paulo e Santos, sendo os quatro clubes brasileiros com mais títulos nesta competição, ou seja, cada um venceu a Copa Libertadores por três vezes.

Campeões da Copa Libertadores da América

Desde seu início em 1960 e até os dias atuais, a Copa libertadores da América teve várias equipes e vários campeões diferentes, algumas dessas equipes conseguiram se destacar bastante, com vários títulos ou com um elenco bastante qualificado. Confira a lista de campeões:

  • Independiente (Argentina) ganhando 7 títulos;
  • Boca Juniors (Argentina) 6 títulos;
  • Peñarol (Uruguai) 5 títulos;
  • Estudiantes (Argentina) 4 títulos;
  • River Plate (Argentina) 4 títulos;
  • Nacional (Uruguai) 3 títulos;
  • Olimpia (Paraguai) 3 títulos;
  • São Paulo (Brasil) 3 títulos;
  • Santos (Brasil) 3 títulos;
  • Grêmio (Brasil) 3 títulos;
  • Palmeiras (Brasil) 3 títulos;
  • Cruzeiro (Brasil) 2 títulos;
  • Internacional (Brasil) 2 títulos;
  • Atlético Nacional (Colômbia) 2 títulos;
  • Flamengo (Brasil) 2 títulos;
  • Racing (Argentina) 1 título;
  • Colo-Colo (Chile) 1 título;
  • Argentinos Juniors (Argentina) 1 título;
  • Vélez Sarsfield (Argentina) 1 título;
  • San Lorenzo (Argentina) 1 título;
  • Vasco da Gama (Brasil) 1 título;
  • Once Caldas (Colômbia) 1 título;
  • LDU (Equador) 1 título;
  • Atlético Mineiro (Brasil) 1 título;
  • Corinthians (Brasil) 1 título.

Estamos próximos de mais uma final da Copa Libertadores, certamente Athletico Paranaense e Flamengo conseguirão fazer um excelente jogo. O clube carioca já possui dois títulos, o clube paranaense chegou a final em 2005 onde perdeu para o São Paulo, agora novamente tenta a conquista de um título inédito. Seja qual for o campeão, a Copa Libertadores continuará cada vez mais sendo atrativa, tendo em vista o valor financeiro que o torneio disponibiliza, a paixão dos torcedores e toda a história envolvida, com muitos clubes sonhando em ter seu nome na história deste tão importante campeonato do nosso continente.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

Álbum digital da Copa 2022 permite trocar figurinhas online

Campeões da Copa do Mundo de 1930 a 2018. Veja a lista

Em quais times jogavam os convocados para a Copa de 2002?

Copa do Mundo: saiba quem são os maiores artilheiros

Copa do Mundo do Catar: o que esperar das principais seleções

Deixe um comentário