Início » Colunas » Coluna do Verchai » O retorno do Brasil como celeiro de jovens talentos

O retorno do Brasil como celeiro de jovens talentos  

Desde Neymar nós não temos uma unanimidade em relação à jovens jogadores como grandes promessas para o futebol mundial. Há, na verdade, uma certa desconfiança com esses atletas, não mais uma esperança como acontecia.

Fonte: OTD

Era quase corriqueiro no Brasil que toda nova temporada teria um grande astro do futebol surgindo nos gramados brasileiros, um destaque no Brasileirão vindo da base e já sendo cotado nos grandes clubes da Europa. Tínhamos uma grande expectativa sobre jovens atletas, estávamos sempre à espera de um novo Ronaldo, um novo Ronaldinho, Romário e até mesmo um novo Pelé.

Atualmente nenhum jogador causa grande impacto no futebol brasileiro como Neymar e Ganso causaram na época, por exemplo. Claro, o que fizeram no Santos quando garotos foi algo incrível, difícil de repetir tal performance. Foram fenômenos da mídia e do campo naquela época e tal notoriedade será difícil de se ver em breve.

Contudo, hoje temos jovens jogadores de destaque no futebol mundial, alguns já na seleção, outros ainda nos clubes e certamente há um pensamento unânime em relação ao futuro do futebol brasileiro, a ideia de que o futuro do nosso futebol está sendo muito bem preparado.

Ainda no Brasil

Jogando no futebol brasileiro nós temos grandes talentos que seguem evoluindo e certamente vão deixar o país em breve, como é o ciclo. Na última temporada tivemos agradáveis surpresas nos principais times do país e novos nomes se firmaram como grandes promessas do futebol brasileiro.

No entanto, o maior destaque e expectativa vai para três atletas que são tratados como grandes jóias do nosso futebol. Pelo Flamengo temos João Gomes já com 21 anos, no Athletico-PR o jovem Vitor Roque de apenas 17 e a grande estrela do momento, o palmeirense Endrick.

João Gomes entrou na equipe, conquistou a torcida e se firmou como grande nome do elenco em pouco tempo. A entrega que é vista pelo jogador em campo logo conquistou a todos e não é só, suas roubadas de bola se tornaram uma arma para o Flamengo. Ele é considerado hoje uma peça-chave do elenco flamenguista e sua eficiência atuando como volante já demonstra que João certamente tem potencial para ser um dos grandes jogadores do Brasil num futuro próximo.

Vitor Roque ganhou destaque pelo Athletico-PR mesmo com a pouca idade. O jogador de 17 anos marcou gols importantes para a equipe e criou expectativa na torcida e no Brasil como um todo. Vitor é considerado um dos atacantes mais promissores do país atualmente e já mostrou os motivos disso em campo. No clube é tratado com imenso cuidado, mas as sondagens já chegaram e agora acredita-se que o futuro do jogador será decidido em breve.

Endrick teve sua contratação pelo Real Madrid acertada na última semana, mas vai jogar em solo brasileiro até completar seus 18 anos. O jogador é visto como a maior revelação do futebol brasileiro nos últimos anos e gera muita expectativa por parte de todos. Isso porque o futebol demonstrado pelo garoto de apenas 16 anos é de acordo com a expectativa gerada.

Destaques lá fora

Um dos nomes mais comentados nos últimos anos sobre revelações é Vinícius Júnior. O jogador do Real Madrid e ex-Flamengo de apenas 22 anos era visto como “mais um” entre as revelações flamenguistas nos últimos anos. Mas o jovem deu a volta por cima e conquistou hoje um status que o coloca entre os melhores jogadores do mundo. Vini foi muito criticado no começo, muito por conta do seu claro problema relacionado às finalizações no início da carreira, mas foi para o Real Madrid B, se aprimorou, ganhou espaço no time principal, se tornou titular e agora é considerado uma das maiores revelações brasileiras nos últimos anos. E isso já afirmado, Vinícius já é um dos melhores jogadores brasileiros dos últimos anos indiscutivelmente, deixando para trás o título que alguns deram a ele no início, quando o chamaram de “Neguebinha”.

Outro jogador que se firmou em solo europeu foi Antony, um dos pontas da seleção começou no São Paulo e logo foi vendido para o Ajax, clube onde se tornou um dos melhores atacantes da atualidade. A habilidade demonstrada por Antony o levou ao Manchester United na última janela de transferências e o colocou hoje como um dos grandes nomes para um futuro próximo do Brasil.

Rodrygo é outro jogador que se firmou entre os melhores do momento, o jovem atacante que atua no Real Madrid já é realidade no futebol mundial. Ele foi decisivo na última temporada na equipe merengue e é muito querido pela torcida, sua eficiência e habilidade demonstradas fizeram Rodrygo evoluir de patamar rapidamente e hoje é considerado como um dos principais jogadores do clube, além de se firmar como um dos que farão parte do futuro da Seleção Brasileira.

Futuro brilhante

Podemos aguardar um grande futuro para o futebol brasileiro, não há como ser pessimista com todos esses talentos e muitos outros surgindo e se afirmando no cenário do futebol brasileiro e mundial. A preparação desses garotos se mostra cada vez mais eficiente e os clubes sabem lidar melhor com o nascer desses jovens atletas.

Um fator que é de extrema importância é o econômico, claro. Hoje os clubes possuem uma melhor capacidade financeira de segurar esses jogadores antes de vender para um grande clube europeu, por exemplo. A tendência é de que isso siga evoluindo e certamente teremos novas promessas cada vez mais preparadas.

Na Copa do Mundo no Catar tivemos a oportunidade de ver jovens conquistando seu espaço na Seleção Brasileira, como Rodrygo, Antony, e Vinícius, mas para o próximo ciclo já são esperados nomes como o de Endrick e João Gomes. Portanto, há a expectativa de que em 2026, com esses atletas já amadurecidos, teremos uma geração brasileira ainda mais forte em busca de um título mundial.

Ainda é cedo para afirmar algo em relação às jovens promessas mencionadas e as demais, mas fato é que não podemos subestimar esses talentos e logo teremos a oportunidade de ver o esperançoso futuro do futebol brasileiro.

Deixe um comentário