Início » Colunas » Coluna do Verchai » Com hat-trick, Nenê garante classificação do Fluminense

Com hat-trick, Nenê garante classificação do Fluminense  

O retorno da Copa do Brasil.

Troféu da Copa do Brasil (Reprodução: Instagram/Copa do Brasil)

Na noite desta terça-feira, o Fluminense recebeu o Figueirense no Maracanã, precisando de uma vitória por 2 gols de vantagem para avançar à 4ª fase da Copa do Brasil. Isso porque na primeira partida o Figueirense venceu por 1 a 0 em Florianópolis, no Estádio Orlando Scarpelli, com gol de cabeça do zagueiro Alemão no fim do segundo tempo. Mas isso foi em março, mais de 3 meses atrás, e aquela partida já havia deixado claro o equilíbrio entre as equipes, que protagonizaram um duelo bastante movimentado. Assim também foi no Maracanã. O Figueirense foi o primeiro a chegar com perigo, com jogada em velocidade pela ponta esquerda que terminou em cruzamento facilmente interceptado por Egídio. Foi então que começou o domínio do tricolor carioca. Em infiltração por entre as linhas de marcação do adversário, Dodi foi derrubado próximo à entrada da área. Na cobrança, Nenê bateu forte e contou com um leve desvio na cabeça de Marquinho, que formava a barreira, para colocar a bola no ângulo, sem chances para o goleiro Sidão. Mas o 1 a 0, que levava a partida para as penalidades, não era o suficiente para o Fluminense, que seguiu em cima do adversário, pressionando pelo segundo. O Figueirense até conseguiu se segurar no primeiro tempo e, também, deu trabalho para Muriel em pelo menos duas finalizações venenosas de fora da área, mas foi o tricolor carioca que criou as melhores oportunidades. Depois do intervalo, porém, o Figueirense voltou a campo determinado a buscar o empate e só não conseguiu cumprir o objetivo porque Muriel não permitiu. Quando Marquinho tabelou com Geovane na entrada da área e escapou nas costas da defesa, o goleiro do Fluminense saiu como um gigante para fechar o ângulo do camisa 10 da equipe catarinense, mandando o perigo pela linha de fundo. E logo na resposta do time da casa, veio o castigo do Figueirense: Nenê arriscou da entrada da área e, mais uma vez com desvio, desta vez no zagueiro Alemão, a bola caiu no ângulo e terminou no fundo da rede: 2 a 0 Flu. Foi uma partida em que nada deu certo para os visitantes. Nos minutos finais do jogo, Nenê fechou a conta em cobrança de pênalti, decretou 3 a 0 para o Fluminense e colocou o tricolor carioca na 4ª fase da Copa do Brasil. Ao fim da partida, o técnico Odair Hellmann fez questão de valorizar o feito do camisa 77, principal destaque do Fluminense aos 39 anos de idade: “é a coroação de um trabalho! A gente tá em uma situação em que precisamos treinar, e ele (Nenê), junto com outros jogadores, ficam após o treinamento, treinando. E aí, acontece no jogo e é premiado com tudo isto” disse o comandante. Agora, o artilheiro e sua equipe pensam no Campeonato Brasileiro, pelo qual enfrentam o Vasco no próximo sábado (29), às 19 horas, no Maracanã.

https://www.instagram.com/p/CEVfOAPgGDB/

 

América Mineiro e Ponte Preta também garantiram vaga na 4ª fase da Copa do Brasil

Na Arena Independência, em Belo Horizonte, o América Mineiro pressionou, tentou de tudo que foi jeito, teve gol anulado e por muito pouco não empatou mais uma vez com a Ferroviária, o que levaria a partida para os pênaltis. Foi no sufoco, no último minuto dos acréscimos do segundo tempo (aos 49’), mas a vitória do Coelho aconteceu. Após boa trama com Marcelo Toscano, Daniel Borges recebeu na linha de fundo e bateu cruzado, para Rodolfo completar pro fundo da rede. Com a classificação, o América Mineiro também garantiu 2 milhões de reais na conta, assim como o Fluminense e a Ponte Preta, que não teve problemas para vencer o Afogados da Ingazeira pela segunda vez e avançar na competição. O que surpreende na classificação tranquila da Ponte Preta, fazendo 5 a 0 sobre o Afogados no placar agregado, é que a equipe pernambucana havia tirado o Atlético Mineiro de Jorge Sampaoli na fase anterior. Agora, as 3 equipes classificadas aguardam, na próxima fase da competição, outras 7 equipes que ainda serão definidas nesta quarta-feira (26) e, também, na quinta-feira (27).

O futuro da Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (26), às 16 horas, o América-RN recebe o Juventude em Natal, na Arena das Dunas, enquanto, neste mesmo horário, o CRB enfrenta o Cruzeiro no Trapichão, em Maceió. Entre América-RN e Juventude nada está definido, pois as equipes empataram em 1 a 1 na partida de ida e, como não há vantagem nos gols marcados fora de casa, só uma vitória define o classificado sem que a decisão vá para as penalidades. No outro confronto, o CRB leva para a partida da volta a vantagem da vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em pleno Mineirão. Como a equipe alagoana tem conseguido manter um bom rendimento na Série B, com apenas 2 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota nas 5 rodadas da competição, a Raposa dificilmente vai conseguir reverter o prejuízo sofrido em sua casa, na primeira partida.

Às 19 horas desta quarta-feira, o Botafogo vai até Curitiba para enfrentar o Paraná, precisando apenas de um empate para garantir sua classificação, pois fez a lição de casa na primeira partida, vencendo por 1 a 0. Um pouco mais tarde, às 21h30, o Ceará leva para Salvador outra vantagem por 1 a 0 sobre o Vitória, que tenta reverter o revés sofrido na primeira partida jogando em casa. No mesmo horário, o Goiás joga contra o Vasco da Gama no Estádio da Serrinha precisando de um empate para se classificar. A equipe cruz-maltina precisa vencer por 2 gols de diferença para se classificar.

Na quinta-feira, finalmente, acontecem os jogos que definem as duas últimas equipes classificadas para a 4ª fase da Copa do Brasil. Às 19 horas, o Brusque recebe o Brasil de Pelotas em Santa Catarina, precisando apenas de um empate para classificar, depois de vencer no Rio Grande do Sul, por 1 a 0. Às 21h30 , o Atlético Goianiense vai até o Rio Grande do Sul para visitar o São José, podendo perder por 1 gol de diferença para garantir sua classificação, pois venceu a partida de ida por 2 a 0. As 10 equipes classificadas vão duelar em confrontos que ainda serão sorteados pela CBF e apenas 5 terão lugar nas oitavas de final da Copa do Brasil, se juntando às 8 equipes da Libertadores (Flamengo, Santos, Palmeiras, Athletico Paranaense, Grêmio, Internacional e Corinthians), além de RB Bragantino (campeão da Série B 2019), Fortaleza (campeão da Copa do Nordeste 2019) e Cuiabá (campeão da Copa Verde).

Deixe um comentário