Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo da Copa do Brasil: prévia da 3ª fase e das oitavas de final

Tudo da Copa do Brasil: prévia da 3ª fase e das oitavas de final  

Na semana passada aconteceram os últimos jogos da 2ª fase da Copa do Brasil, que definiram os 20 classificados à 3ª fase. Em ordem de classificação: Brasil de Pelotas, Bahia, Remo, Tombense, Náutico, Botafogo-SP, Santos, Maringá, Coritiba, América-MG, Nova Iguaçu, Águia de Marabá-PA, Volta Redonda, Ituano, CRB, Botafogo, Ypiranga-RS, CSA, Grêmio e ABC), os quais se juntam aos 12 que já entram de forma direta nesta que é a última fase antes das oitavas de final (os 9 primeiros do último brasileirão – Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Fortaleza e São Paulo –, o último campeão da Série B – Cruzeiro –, o último vice-campeão da Copa do Nordeste – Sport –, e o último campeão da Copa Verde – Paysandu).

Na próxima segunda-feira (27) acontecerá o sorteio que vai definir os 16 confrontos desta 3ª fase, sendo que os 16 mais bem classificados no ranking da CBF (Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo, Athletico, Atlético, Fortaleza, São Paulo, América, Botafogo, Santos, Coritiba, Cruzeiro, Grêmio e Bahia) ficarão no pote 1 e serão sorteados para enfrentar as equipes que estiverem no pote 2 (Brasil de Pelotas, Remo, Tombense, Náutico, Botafogo-SP, Maringá, Nova Iguaçu, Águia, Volta Redonda, Ituano, CRB, Ypiranga, CSA, ABC, Sport e Paysandu). Dessa forma, em razão das zebras das 1ª e 2ª fases (com as quedas de equipes como Goiás e Bragantino), não haverá confrontos entre equipes da elite do futebol brasileiro nesta 3ª fase da Copa do Brasil, pois somente equipes das divisões inferiores ficaram no pote 2 do sorteio que vai acontecer na semana que vem.

Dupla campeã das principais competições nacionais lidam com pressão por vaga na final.

A CBF irá distribuir uma premiação recorde na Copa do Brasil 2023: serão divididos quase meio bilhão de reais da primeira fase até a final. Juntos, só os finalistas vão faturar 100 milhões de reais: o campeão fica com a maior parte do bolo (R$ 70 milhões) e o vice com a fatia menor (R$ 30 milhões). Por enquanto, todas as equipes que vão disputar a 3ª fase da Copa do Brasil já têm garantido um prêmio de pouco mais de 2 milhões de reais, e os que avançarem acumulam mais de 3 milhões). Para as equipes da elite do futebol brasileiro, estas primeiras fases só garantem uma pequeníssima ajuda financeira. A grande ambição de qualquer equipe que está na Série A do Campeonato Brasileiro é estar no mínimo nas oitavas de final. Já para os clubes de investimento superior, o que interessa é estar na grande final e disputar a chance de conquistar mais um título. Este é o caso dos atuais campeões nacionais, Flamengo (atual campeão da Copa do Brasil, além da Copa Libertadores) e Palmeiras (atual campeão da Série A do Campeonato Brasileiro). Trata-se das duas equipes com o maior investimento não só do Brasil, mas de toda a América do Sul, e já foram vistas equipes de grande valor que não conquistaram metade do que Flamengo e Palmeiras alcançaram nos últimos anos. Juntos, eles venceram 2 das últimas 3 edições da Copa do Brasil (Palmeiras em 2020 e Flamengo no ano passado), além de 5 das últimas 7 edições do Campeonato Brasileiro (o Palmeiras em 2016, 2018 e 2022 e o Flamengo em 2019 e 2020) e as últimas 4 edições da Copa Libertadores da América (o Flamengo em 2019 e 2022 e o Palmeiras em 2020 e 2021). Portanto, não há qualquer dúvida de que Flamengo e Palmeiras são as equipes a serem batidas nesta Copa do Brasil.

Athletico Paranaense e Atlético Mineiro podem ser considerados os principais concorrentes dos favoritos?

Apesar de toda a força de Flamengo e Palmeiras, assim como aconteceu em outros anos, eles podem ser surpreendidos até mesmo por equipes que não são vistas com grandes chances de lutar pelo título. No entanto, há algumas equipes que têm maiores condições de conseguir alcançar este feito. E levando em consideração os investimentos e os desempenhos das principais equipes do futebol brasileiro nas últimas temporadas, podemos colocar 2 equipes como adversárias diretas de Flamengo e Palmeiras na corrida pelo título da Copa do Brasil 2023: Athletico Paranaense e Atlético Mineiro.

O Furacão foi campeão da Copa do Brasil (em 2019) e da Copa Sul-Americana (em 2018 e 2021) recentemente e é o atual vice-campeão da Copa Libertadores, tendo eliminado o Palmeiras na semifinal e perdido para o Flamengo na decisão pelo placar simples (1 a 0). Apesar de estar em início de trabalho sob o comando do ex-auxiliar Paulo Turra, o Athletico está invicto em 2023, computando 13 vitórias em 14 partidas (muito próximo da final do Campeonato Paranaense após a vitória fora de casa por 2 a 0 sobre o Maringá na primeira partida da semifinal).

O Galo, além de ter um dos elencos mais valiosos do Brasil e da América do Sul, tem dois títulos nacionais recentes (da Copa do Brasil e do Brasileirão, ambos conquistados em 2021) e é o atual tricampeão do Campeonato Mineiro, tendo se classificado à final da atual edição. Apesar de ter oscilado sob o comando do argentino Eduardo Coudet nesta temporada, o Atlético está na final do Campeonato Mineiro, em busca do quarto título consecutivo, e conseguiu passar pelas duas últimas fases da Pré-Libertadores, garantindo vaga na fase de grupos da Libertadores 2023.

América, Corinthians, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional e São Paulo correm por trás.

O Coelho esteve nas quartas de final da última edição da Copa do Brasil, possui uma equipe sólida e um técnico experiente que se identifica com o clube, tendo se classificado à final do Campeonato Mineiro invicto em 2023, com um total de 8 vitórias e 4 empates em 12 partidas.

O Timão é o atual vice-campeão da Copa do Brasil e é dono de um dos elencos mais caros do Brasil, o qual carrega nomes com vasta experiência e muita qualidade técnica. Apesar de ainda estar em um período de adaptação sob o comando de um ex-auxiliar, o Corinthians é sempre muito difícil de ser derrotado, principalmente em competições de mata-mata.

O Tricolor das Laranjeiras desbancou o Flamengo na última edição do Campeonato Carioca, esteve nas semifinais da Copa do Brasil na última edição e está em um trabalho bem estruturado que já dura mais de um ano com Fernando Diniz no comando.

O Leão do Pici pode não ter conseguido se classificar à fase de grupos da Copa Libertadores da América, caindo para o Cerro Porteño na 3ª e última fase qualificatória, mas está nas semifinais do Campeonato Cearense (em busca do tetracampeonato) e nas quartas de final da Copa do Nordeste (em busca do bicampeonato).

O Tricolor Gaúcho chega badalado com a contratação de Luis Suárez e tendo o experiente e icônico Renato Portaluppi no comando técnico.

O Colorado é o atual vice-campeão brasileiro sob o comando de Mano Menezes e possui uma equipe equilibrada e qualificada o suficiente para competir com qualquer equipe da América do Sul.

O Tricolor Paulista esteve nas semifinais da Copa do Brasil e foi vice-campeão da Copa Sul-Americana no ano passado, o que demonstra a capacidade da equipe de Rogério Ceni de entrar na disputa pelo título na atual edição, dependendo das circunstâncias.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário