Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clubes brasileiros dominam as competições da América do Sul

Clubes brasileiros dominam as competições da América do Sul  

Nos últimos anos, as equipes brasileiras vem dominando amplamente as competições de clubes da América do Sul. Por muito tempo houve um equilíbrio no continente. Hoje, não mais.

trofeus da libertadores e da copa sul-americama torneios da conmebol
(Divulgação/Conmebol Libertadores)

Apesar de maior número de títulos das principais competições internacionais da América do Sul ser de clubes da Argentina, somando um total de 25 títulos na Copa Libertadores e 9 na Copa Sul-Americana, o Brasil vem se aproximando dos arquirrivais. O País já tem 21 taças da Libertadores e nesta edição já tem cinco clubes entre os oito das quartas de final. Na Sul-Americana, são quatro brasileiros vivos. 

Falando em modo geral da Copa Libertadores, que é a maior competição internacional da América do Sul nos últimos 10 anos 6 títulos vieram para o Brasil, 3 ficaram para clubes argentinos e 1 título ficou para o Atlético Nacional da Colômbia.  

Leia também:
Libertadores e Sula terão confrontos entre brasileiros nas quartas

Em 2012 o Corinthians fez uma campanha impecável foi campeão invicto da competição e com isso ganhou o direito de participar do mundial de clubes torneio da FIFA onde se classifica os campeões das principais competições dos seus respectivos continentes. E acabou se tornando o melhor clube do mundo quando venceu a equipe do Chelsea.

O campeão de 2013 foi outro clube brasileiro e dessa vez foi o Atlético-MG. Classificado para a Copa Libertadores de 2013, a diretoria manteve a mesma base do ano anterior e contratou alguns jogadores experientes como Gilberto Silva, além de promover a volta do grande ídolo Diego Tardelli. O time teve um excelente desempenho em campo terminando a primeira fase como o melhor time do torneio nas quartas-de-finais o Atlético eliminou o São Paulo com um placar agregado de 6×2. Depois do grande duelo contra os paulistas o time mineiro eliminou o Club Tijuana e o Newell’s com bastante sofrimento. Na finalíssima contra o Club Olimpia do Paraguai o Atlético conseguiu o título ao vencer os rivais nos pênaltis. Pelo torneio dos melhores do mundo acabou ficando em terceiro lugar na edição em que participou.

Após o título do galo veio uma sequência de títulos de outros clubes sendo um título para o San Lorenzo (ARG) em 2014 o ‘time do Papa Francisco’, e uma curiosidade é que a equipe foi campeã justamente no ano ao qual o Papa foi nomeado. Em 2015 o título ficou com o River Plate (ARG) após vencer o Tigres (MEX) com placar agregado por 3×0.

No ano de 2016 o título foi parar na Colômbia quando o Atlético Nacional venceu a equipe equatoriana do Independiente Del Valle em um placar agregado por 2×1.

Outro clube brasileiro voltou a vencer a competição somente em 2017 quando o Grêmio venceu o Lanús (ARG) por 2×1 no placar agregado. Na época a equipe era comandada pelo treinador Renato Gaúcho e tinha com destaque jogadores como Luan, Pedro Geromel e Everton Cebolinha e o Goleiro Marcelo Grohe. 

Em 2018 a disputa da Copa Libertadores literalmente ficou com dois dos maiores clubes da Argentina em uma final épica entre River Plate e Boca Juniors, a primeira partida entre as equipes ficou apenas no empate por 2×2 e o jogo de volta o River acabou levando a melhor vencendo por 3×2 garantindo assim o título. No ano seguinte a competição passou a ter uma final decidida em um jogo único. 

Em 2019 o Flamengo após 38 anos voltou a vencer a competição, após uma temporada impecável e histórica do clube rubro-negro sob o comando do técnico Jorge Jesus o clube carioca viveu a melhor temporada da sua história, talvez melhor até mesmo que a campanha de 81 quando o clube foi campeão mundial. Tudo isso porque o Flamengo venceu praticamente tudo que disputou. A final dessa edição foi com o até então atual campeão o River Plate que defendia o seu título e na partida conseguiu abrir o placar. Mas como a equipe do Flamengo realmente estava ‘iluminada’ na temporada, conseguiu um milagre e marcando 2 gols no final da partida feitos por Gabriel Barbosa o seu artilheiro e principal jogador. Com o título o rubro-negro teve o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA. O clube carioca chegou à final da competição após vencer o Al-Hilal por 3×1. Na final o Flamengo enfrentou o Liverpool e acabou sendo derrotado por 1×0 garantindo assim a 2ª posição da competição.

Em 2020 iniciou a ‘era verde’ da Copa Libertadores. O Palmeiras venceu a competição diante do seu rival Santos com um gol no fim da partida no estádio do Maracanã. Apesar de uma partida ‘morna’ entre as equipes se tratando de uma final, o Palmeiras já demonstrava ali uma restruturação na equipe. Já em 2021 com um futebol bem mais organizado e com mais tempo para trabalhar o treinador Abel Ferreira mostrou ainda mais sua competência e trabalho ao longo da competição e chegou na final da competição para enfrentar o Flamengo em um jogo até então parelho entre as equipes. Após uma mudança do treinador o atacante Deyverson entrou na partida para fazer história na equipe. Após um drástico erro do meio-campista Andreas Pereira o atacante alviverde roubou a bola e marcou o gol que deu o título e o Bicampeonato ao Palmeiras, vencendo assim a partida por 2×1. 

Nesta edição da Copa Libertadores, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG e Athletico-PR já estão classificados para as quartas de finais da competição. O Fortaleza entra em campo hoje para enfrentar a equipe do Estudiantes de La Plata na busca de mais uma vaga nas quartas de finais. Outra coisa não mencionada são os títulos de Recopa Sul-Americana também falando com base dos últimos 10 anos, por 6 vezes os clubes brasileiros levaram a melhor do que os demais clubes de outras nações. O Santos foi campeão em 2012, o Corinthians em 2013, o Atlético-MG em 2014, O Grêmio em 2018, o Flamengo em 2020 e o Palmeiras em 2022. Se os clubes brasileiros manter esse alto nível de futebol que vem mostrado nos últimos anos, sem dúvidas é uma questão de tempo assumir de vez o maior número de títulos em todas as competições simultâneas da América do Sul.

Deixe um comentário