Início » Colunas » Coluna do Verchai » A estreia dos brasileiros na Libertadores

A estreia dos brasileiros na Libertadores  

bola da libertadores 2023 em campo de treino do fortaleza ec
Bola da Copa Conmebol Libertadores 2023 (Foto: Mateus Lotif / FEC)

Na última semana teve início a fase de grupos da Copa Libertadores da América e as sete equipes brasileiras participantes entraram em campo em busca da glória eterna. Nesta primeira rodada seis dos sete clubes jogaram fora de casa, apenas o Atlético Mineiro iniciou sua jornada diante da sua torcida.

Os resultados chamaram a atenção nesta primeira rodada, alguns muito positivos e outros, digamos, muito negativos. Mas esse é só o começo da competição e pelo que vimos muitas emoções ainda estão por vir para as equipes brasileiras.

Podemos colocar ainda que algumas derrotas inesperadas fizeram parte desta primeira rodada e grandes vitórias deram muita confiança para outros clubes. Mas fato é que já podemos ter um sinal de que essa será uma grande Copa Libertadores da América.

Empates fora de casa

Internacional e Athletico-PR empataram suas partidas e conquistaram seus primeiros pontos nos respectivos grupos. A equipe Gaúcha conquistou o empate no fim da partida, o que pode ser considerado heróico dadas as circunstâncias do jogo contra o Independiente Medellín, portanto, começar com 1 a 1 não foi o pior dos resultados diante da dificuldade do grupo.

Começar com um empate fora de casa, para o Athletico-PR não parece ter sido o pior dos resultados. No entanto, um 0 a 0 pode soar um alerta de que a equipe precisa fazer muito mais do que vem fazendo na temporada pelo Campeonato Paranaense para conquistar a classificação. Esse empate contra o Alianza Lima deixa o clube na terceira colocação e num grupo composto também por Libertad e Atlético-MG, pode considerar um bom resultado neste jogo.

Grande vitória tricolor

A estreia do Fluminense na Libertadores teve muitos motivos para ser uma grande celebração. O clube conquistou uma grande vitória sobre o Sporting Cristal por 3 a 1 e mostrou sua força no grupo. A equipe carioca participa de um dos mais fortes grupos da Libertadores composto também pelo River Plate e pela equipe do The Strongest. Dessa forma o resultado dessa estreia fora de casa deve ser tratado como grandioso e tem que ser tratado com muito otimismo pela equipe comandada por Fernando Diniz.

Outro grande fato a ser celebrado pelo Fluminense além da vitória é a reestreia de Marcelo pelo clube. Ver o jogador em campo era uma das coisas mais esperadas para a torcida tricolor neste início de temporada, e o craque correspondeu com as expectativas.

Marcelo deu ao clube o que se esperava, decisão e qualidade técnica. O jogador deu um passe com muita qualidade para Jhon Arias que tocou para Cano marcar o seu segundo gol no jogo. O que fica dessa primeira atuação já parece ser uma unanimidade, a de que Marcelo será o titular inquestionável do time, como se esperava.

Corinthians confiante

A equipe paulista começou muito bem na competição e conquistou uma grande vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool do Uruguai. O time que vinha de resultados ruins no Campeonato Paulista parece ter evoluído como trabalho nas últimas semanas e o resultado pode deixar os corintianos otimistas.

Ao conquistar a vitória nesta partida, o clube encerrou ainda um jejum que já durava sete jogos sem vencer fora de casa na Libertadores, vindo desde 2018. Um fato ruim do jogo é a lesão de Renato Augusto que preocupa mais uma vez, o jogador saiu chorando de campo após sentir o joelho.

No geral, apesar da lesão do seu principal meia, o Corinthians saiu fortalecido dessa partida e deu seu primeiro passo em busca da classificação.

Palmeiras sem foco

O foco do Palmeiras estava na final do Campeonato Paulista contra o Água Santa, onde estava em desvantagem, e pensando em poupar os jogadores para a final, Abel Ferreira resolveu ir com o time reserva para o jogo. A escolha resultou na derrota por 3 a 1 para o Bolívar e no mau começo do clube na competição. A partida apresentou diversos elementos difíceis para o time e a expectativa sobre a equipe era diferente nesta estreia, mas parece que o time estava de fato desconcentrado na partida.

Sendo uma das melhores equipes da Libertadores nos últimos anos, não há motivos para um grande alarde sobre a derrota. Mas as coisas podem ficar ruins para o alviverde no grupo caso mais um resultado ruim aconteça.

Atlético-MG

Nesta Copa Libertadores da América o Grupo G promete ser um dos mais disputados e o Atlético-MG não poderia começar de uma pior forma. A equipe perdeu em casa para o Libertad por 1 a 0, dessa forma já começa na última colocação do grupo. Além do Libertad, Athletico-PR e Alianza Lima também compõem o grupo, portanto, para o Atlético-MG, mesmo se tratando da primeira partida na competição, somente a vitória interessa daqui para frente.

Muito era esperado da equipe após o sólido início de temporada, mas pelo que foi observado o Campeonato Mineiro não serviu como um bom parâmetro.

Não é o atual campeão

Na altitude de Quito, no Equador, o atual campeão Flamengo fez sua estreia nesta edição da Libertadores contra o Aucas, clube estreante na competição. E o resultado não poderia ser pior para o rubro-negro. A equipe comandada por Vítor Pereira perdeu por 2 a 1 de virada num segundo tempo irreconhecível se comparado com o time campeão de 2022.

Não se trata da mesma equipe que levantou o troféu na última edição e as coisas parecem estar piores a cada dia no clube. O segundo tempo do Flamengo foi alarmante, muito abaixo do que essa equipe pode render e justifica as contestações acerca do trabalho realizado por Vítor Pereira.

Irreconhecível, sem entrosamento, com pouco volume de jogo e futebol, essas são algumas das coisas que podemos falar sobre o clube carioca nesta partida de estreia. Uma vitória estava sendo desenhada no primeiro tempo, mas cedeu o resultado de uma forma decepcionante que não condiz com o atual campeão da competição.

Muita coisa certamente precisa mudar no Flamengo para que esse time consiga voltar a jogar o que todos esperam, e uma das mais faladas é o nome do seu técnico.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário