Início » Colunas » Coluna do Verchai » Grêmio está fora da fase de grupos da Libertadores

Grêmio está fora da fase de grupos da Libertadores  

Sem Renato Portaluppi, tricolor gaúcho volta a perder para o Independiente del Valle e se une a grupo seleto de brasileiros que decepcionaram nas eliminatórias

Arena do Grêmio, localizada no bairro Farrapos, em Porto Alegre (RS)
Grêmio foi eliminado em sua arena pelo Independiente del Valle (Divulgação)

É verdade que não dá para chamar a eliminação de um Grêmio com diversos problemas, diante de um qualificado e já “cascudo” Independiente del Valle, de vexame ou total decepção. No entanto, levando em consideração o fato de que a diretoria do clube gaúcho estava disposta a investir todo o possível em novos reforços, visando a conquista de títulos importantes, o resultado da partida que aconteceu na última quarta-feira (14) não foi exatamente o que os torcedores estavam esperando. Os problemas do Grêmio, na verdade, começaram lá na primeira partida diante do Independiente del Valle, válida pela terceira e última fase eliminatória da Copa Libertadores da América. Tudo começou dois dias após a vitória por 1 a 0 no clássico com o Internacional, ou seja, no dia 5 (segunda-feira) deste mês, quando Renato Portaluppi deixou de viajar para o Equador, para fazer a primeira partida contra o Independiente del Valle, por sentir os sintomas da Covid. Na chegada ao Equador, no dia 6 (terça-feira), os atletas Paulo Victor e Vanderson, assim como o treinador e outros jogadores que já haviam testado positivo para a Covid no Brasil (como o zagueiro Paulo Miranda), testam positivo para a Covid e são isolados do restante do grupo. Com isso, a partida que estava marcada para o dia 7 (quarta-feira) foi suspensa pelo governo equatoriano, mas a CONMEBOL logo remarcou o confronto para o dia 9 (sexta-feira), no Paraguai. Em meio a tudo isso, a delegação gremista ficou presa no hotel e não pôde treinar em campo por dois dias. Além disso, mais dois jogadores (Victor Ferraz e Emmanuel) se afastaram por sentir sintomas da Covid. Tudo isso, somado às lesões da dupla de zaga, Pedro Geromel e Wálter Kannemann, pesou para o Grêmio na derrota por 2 a 1 sofrida diante do del Valle, no Paraguai. Nesta semana, antes da partida de volta, em Porto Alegre, o zagueiro David Braz e o lateral-esquerdo, Diogo Barbosa, também ficaram fora da lista de relacionados por testarem positivo para a Covid. Com todos os problemas, o interino Alexandre Mendes até conseguiu levar a campo uma equipe competitiva, que chegou a ficar próxima da classificação quando abriu o placar no primeiro tempo. No entanto, faltou força à equipe para segurar a vantagem e confirmar o que seria, mas não foi, a sexta participação consecutiva do Grêmio na fase de grupos da Libertadores. Com a derrota, no entanto, o Grêmio se juntou a outros três times brasileiros que já foram eliminados nas fases preliminares. Em 2018, a Chapecoense caiu para a tradicional equipe do Nacional (do Uruguai). No ano seguinte, o São Paulo saiu para o Talleres logo na segunda fase eliminatória, e a modesta equipe argentina saiu no confronto seguinte, perdendo para o Palestina a vaga na fase de grupos da Libertadores daquele ano. Mais recentemente, no ano passado, o Corinthians, que já havia sido eliminado nas eliminatórias em 2011 (perdendo para o Tolima), foi surpreendido pelo Guaraní (equipe paraguaia), também na segunda fase eliminatória.

Análise da partida e do futuro do Grêmio

A partida de volta entre Grêmio e Independiente del Valle começou tensa. Mesmo jogando em casa, o Grêmio teve dificuldade com a marcação alta dos equatorianos nos primeiros minutos e quase saiu atrás no placar, mas não demorou para que tomasse o controle da partida. Assim que o Grêmio entendeu que o Independiente del Valle não ia apenas administrar a vantagem conquistada na primeira partida, acelerou as jogadas de ataque e logo começou a levar perigo à meta adversária. Ferreirinha apareceu muito bem e foi o primeiro a balançar as redes quando recebeu passe açucarado de Matheus Henrique, mas o gol foi anulado por impedimento (lembrando que não há VAR nesta fase da Libertadores). Mas a pressão gremista se seguiu e, ainda aos 22 minutos do primeiro tempo, em um corte mal feito pela defesa equatoriana, Jean Pyerre acertou um belo chute, de primeira, da entrada da área e marcou um golaço. A vitória por 1 a 0 já era suficiente para a classificação da equipe gaúcha, mas o Independiente del Valle se perdeu completamente depois de sair atrás no placar. Ainda no primeiro tempo, o Grêmio teve duas chances claras de aumentar o marcador. Primeiro, Jean Pyerre deixou Maicon na cara do gol, mas o volante errou o domínio e, quando conseguiu finalizar, já estava em cima do goleiro Moisés Ramirez. Pouco depois, Ferreirinha arrancou em contra-ataque, ganhou do marcador e ficou na cara do gol, mas acabou finalizando mal e facilitou para a defesa de Ramirez. Neste momento, a expectativa era de que, no mínimo, a vitória parcial permaneceria no placar, mas uma falta para o del Valle na entrada da área, no último minuto do primeiro tempo, colocou tudo a perder. O argentino Christian Ortiz bateu com perfeição e deu um banho de água fria no Grêmio antes do intervalo. Precisando marcar para se classificar, a equipe gaúcha voltou para o segundo tempo com a mesma intensidade do início do jogo e teve mais chances de marcar: na melhor delas, Diego Souza tentou encobrir o goleiro e mandou pra fora. Então, pouco depois dos 15 minutos da etapa complementar, Maicon entrou por cima em dividida no meio de campo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. A equipe equatoriana logo fez valer a superioridade numérica, acuou o Grêmio no campo de defesa e, em um lançamento magistral de Lorenzo Faravelli (autor dos dois gols da primeira partida), Christian Ortiz decretou a vitória e, consequentemente, garantiu o Independiente no grupo A da Libertadores, junto com Palmeiras (atual campeão), Defensa y Justicia (atual campeão da Copa Sul-Americana) e Club Universitario (atual vice-campeão peruano). O Grêmio, por sua vez, ficou com uma vaga na Copa Sul-Americana, tendo caído no grupo H: com o Lanús (Argentina), La Equidad (Colômbia) e Aragua (Venezuela). O próximo compromisso do Grêmio, contudo, está marcado para acontecer já nesta sexta-feira (16), às 20 horas, fora de casa, contra o Caxias, pelo Campeonato Gaúcho.

Deixe um comentário