Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Espanhol chega para a 34ª rodada

Campeonato Espanhol chega para a 34ª rodada  

Barcelona perde partida atrasada e desperdiça chance de ouro de assumir a liderança. Nesta quinta-feira (29), o Barcelona recebeu o Granada no Camp Nou com a expectativa de terminar a partida no topo da tabela de classificação e, assim, ficar muito próximo do título de La Liga (a primeira divisão da Espanha). A partida contra o Granada, que aparece apenas na 8ª posição da tabela, parecia uma missão simples para o gigante Barcelona. Bastava vencer para alcançar os 74 pontos e assumir a liderança isolada do Campeonato Espanhol, pois a partida era atrasada, válida, ainda, pela 33ª rodada. E parecia que tudo seria perfeito quando o juiz apitou o início de jogo, pois a equipe catalã tomou a posse de bola e rondou a área adversária até abrir o placar, aos 23 minutos do primeiro tempo: Griezmann fez jogada com Messi e deixou o argentino em boas condições para, batendo firme, cruzado, colocar no fundo da rede. E mesmo depois de fazer o 1 a 0, o Barcelona seguiu bastante confortável na partida. Ainda no primeiro tempo, Messi teve uma grande chance de aumentar o placar quando recebeu de Busquets nas costas da defesa e ficou cara a cara com o Aarón Escandell, mas, com as pontas do dedo, o goleiro mandou pela linha de fundo. Mesmo depois do intervalo, parecia que nada mudaria. O Barça continuou pressionando em busca de abrir maior vantagem no placar e criando chances para tanto: logo na primeira chegada ao ataque, Griezmann girou na área e bateu colocado, mas a bola não fez a curva que ele esperava e saiu pela linha de fundo, levando muito perigo ao Granada. Faltava algo ao Barcelona. A equipe de Ronald Koeman não fez mais do que o Granada lhe permitiu, não foi além da individualidade de Messi (em uma equipe que tem nomes como Griezmann, De Jong e Dembélé). Com isso, aos poucos, o Granada foi percebendo que podia fazer mais do que apenas se defender. Enquanto o
Barcelona continuava com uma ineficaz por não conseguir criar chances claras de gol, o Granada foi explorando os contra-ataques e percebendo que poderia dar em alguma coisa. E foi só a equipe comandada por Diego Martínez colocar um pouco a bola no chão para, em uma subida de marcação equivocada do Barça, uma dupla sul-americana empatar para o Granada: o colombiano (não o uruguaio) Luis Suárez escapou pelo meio com a defesa exposta e fez o passe para o venezuelano Darwin Machís, que acelerou nas costas da zaga e tocou na saída de Ter Stegen. Com o 1 a 1, o técnico do Barcelona saiu da casinha e acabou sendo expulso de campo, o que deixou sua equipe ainda mais desestabilizada dentro de campo. Os catalães perderam toda a superioridade nos minutos que se seguiram, até que, em uma chegada pelo lado esquerdo, uma dupla de espanhóis natos decretou a vitória do Granada: o jovem lateral- esquerdo Adrián Marín levantou na medida para Jorge Molina, no auge dos seus 39 anos, estar para o fundo da rede, fazendo o seu 13º gol na temporada. Como durante toda a partida, o Barça voltou a obter a posse de bola por conta do recuo natural dos adversários, mas pouco construiu para voltar a balançar a rede. A vitória do Granada por 2 a 1 permaneceu até o apito final e, dessa forma, o Barcelona não só deixou de assumir a liderança como permaneceu estacionado na 3ª posição da tabela, somando os mesmos 71 pontos do Real Madrid (vice-líder).

Tudo sobre a 34ª rodada do Campeonato Espanhol:

A 34ª rodada de La Liga começa já nesta sexta-feira (30), às 16 horas (de Brasília), com a partida entre Celta de Vigo (10º) e Levante (12º), que estão naquela batalha para se distanciar da zona de rebaixamento e, ao mesmo tempo, buscar um algo a mais na reta final. O mais importante, porém, acontece no sábado (01/05), às 11:15 (horário de Brasília), quando o Atlético de Madrid enfrenta o Elche (18º colocado) fora de casa, com transmissão do Fox Sports para a TV fechada. A equipe comandada por Diego Simeone defende a liderança de La Liga, estando com dois pontos de vantagem para Real Madrid e Barcelona neste momento. O Atlético, porém, vem de derrota fora de casa e pode sentir a pressão de ter os outros dois gigantes na sua cola. Além disso, o adversário, Elche, soma o mesmo número de pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento e, portanto, espera somar pelo menos um ponto em casa. Vai ser um duelo complicado para Diego Simeone, mas o técnico argentino espera que o retorno de João Félix e Luis Suárez, ambos de lesão, possa ajudar sua equipe a somar os três pontos. Também neste sábado, às 16 horas, a ESPN Brasil transmite, para a TV fechada, a partida do vice-líder, Real Madrid, no Santiago Bernabéu, contra o Osasuna (11º colocado). Mesmo estando em meio aos jogos de ida e volta das semifinais da Liga dos Campeões, a equipe de Zinédine Zidane deve fazer o que precisa para somar os três pontos nesta rodada e, assim, seguir na cola do Atlético. No domingo (02/05), às 16 horas, o Barcelona volta a campo para fazer uma partida duríssima, contra o Valência, no estádio Mestalla. Ocupando apenas a 14ª posição neste momento, os valencianos ainda se preocupam com a zona de rebaixamento e esperam arrancar pelo menos um ponto diante do Barça nesta partida em casa para dar ao menos um motivo de alegria aos seus torcedores nesta temporada. Apesar de passar por um de seus piores momentos do século, o Valência possui um elenco capacitado para complicar um Barcelona desesperado. No entanto, levando em consideração, também, a ausência da torcida, que é sempre muito importante para o Valência, principalmente em clássicos, o Barça é favorito para vencer e seguir sonhando com o título espanhol.

Fernando Verchai

Deixe um comentário