Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Brasileiro tem 2 partidas da 1ª rodada nesta quarta

Campeonato Brasileiro tem 2 partidas da 1ª rodada nesta quarta  

Precisando da vitória para se distanciar do Z4, Corinthians enfrenta o Atlético Goianiense.

O Campeonato Brasileiro começou há pouco menos de 2 meses e já está se encaminhando para a 13ª rodada. No entanto, nesta quarta-feira (30), acontecem dois jogos da 1ª rodada, adiados em razão de alguns campeonatos estaduais ainda estarem em andamento naquela altura, entre os dias 8 e 9 de agosto. Foi o caso do Corinthians, que disputava a final do Campeonato Paulista com o Palmeiras e, por conta disso, não entrou em campo diante Atlético Goianiense.

Em jogo atrasado do Brasileiro, Corinthians recebe Atlético-GO na Neo Química Arena (Reprodução: Instagram da Neo Química Arena)

A partida, então, foi remarcada para este dia 30 de setembro, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, com transmissão da Rede Globo para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pernambuco e Paraíba (narração de Cléber Machado e comentários de Casagrande e Caio Ribeiro). Atualmente na 15ª posição da tabela, o Corinthians vem de derrota para o Bahia na última rodada e precisa de um resultado positivo para se distanciar da zona de rebaixamento, tendo em vista que está apenas 1 ponto à frente do primeiro time no Z4 (o RB Bragantino). Desde a saída de Tiago Nunes, após derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, o Timão computa 2 derrotas e apenas 1 vitória nos últimos 3 jogos, sob o comando de Dyego Coelho. O único desfalque do Corinthians é Fagner, que vai ter de cumprir suspensão após receber o 3º cartão amarelo na última partida, e a probabilidade é de que Michel Macedo assuma a posição, na lateral-direita. Por outro lado, Dyego Coelho conta com a chegada do meia Juan Cazares, que já assumiu a camisa 10 do Timão e, inclusive, foi relacionado para a partida desta quarta-feira, mas ainda deve iniciar no banco de reservas, assim como o atacante Mauro Boselli, que retorna de lesão no tornozelo direito e já está à disposição da equipe. Dessa forma, de acordo com o que o treinador escalou no último treino, o Corinthians deve ir a campo com: Cássio; Michel Macedo, Gil, Danilo Avelar e Lucas Pitón; Xavier, Otero e Roni (ou Cantillo); Luan (ou Mateus Vital), Everaldo e Jô. Em entrevista coletiva, Dyego Coelho esclareceu que sua pretensão é “ser agressivo sempre, marcar pressão sempre, dar profundidade sempre, compactar muito bem a última linha para quando a gente for pressionar o adversário, mas as características (dos jogadores) fogem um pouquinho disso. Temos que adaptar nossa ideia com o que temos (no elenco)”. Com uma vitória, o Corinthians poderia alcançar a 11ª posição e chegaria para a próxima rodada, fora de casa, diante do RB Bragantino, em situação mais confortável.

Do outro lado, o Atlético Goianiense (13º colocado) vive boa fase e espera manter um mínimo de distância da zona de rebaixamento. Para isso, ao menos um empate nesta partida com o Corinthians seria fundamental. O Dragão vem de empate com o Botafogo na última rodada, partida na qual o técnico Vágner Mancini poupou alguns de seus jogadores titulares, que conseguiram uma classificação heroica na Copa do Brasil, sobre o Fluminense, na quarta-feira passada (24). Mesmo assim, a expectativa é de que o Atlético Goianiense busque fazer uma partida segura, sem correr grandes riscos, o que favorece bastante um empate, que, na atual situação, até que não seria um resultado ruim para os dois. Até porque, na próxima rodada, o Dragão tem confronto complicado com o Fortaleza, fora de casa.

Bahia e Botafogo lutam para deixar a zona de rebaixamento.

Também às 21h30 desta quarta-feira, a Rede Globo transmite para os estados do Rio de Janeiro e demais regiões, a partida entre Botafogo e Bahia, no Estádio Nilton Santos. A partida envolve o atual lanterna da Série A, o Bahia, e o 18º colocado. No entanto, mesmo para o Bahia, uma vitória vale o abandono da zona de rebaixamento, que colocaria o Coritiba no Z4. No caso do Botafogo, um empate basta para deixar a zona do desespero e, se for levar em consideração a retrospectiva da equipe carioca, a igualdade é um resultado totalmente possível e até provável. Até aqui, em 11 rodadas disputadas, o alvinegro soma 8 empates, 2 derrotas e apenas 1 vitória (surpreendentemente, sobre o Atlético Mineiro, que lidera a competição de forma isolada). O Bahia, por sua vez, iniciou o campeonato com duas vitórias consecutivas, mas, desde então, não voltou a somar 3 pontos em 1 partida. Por conta disso, Roger Machado acabou sendo demitido (depois de ter defendido o tricolor baiano por 73 partidas) e Mano Menezes foi contratado para o seu lugar, mas a troca ainda não deu resultado. O Bahia perdeu as 3 partidas que fez com o novo técnico e certamente vai ter dificuldade para se recuperar diante do Botafogo, no Rio de Janeiro. O alvinegro não conta com algumas peças importantes: o goleiro Gatito Fernández, o zagueiro Marcelo Benevenuto e o meia japonês, Honda. Já o tricolor pode ter as baixas de Élber e Gilberto, que ainda se recuperam de lesão e não foram liberados pelo departamento médico. Sendo assim, Marco Antônio e Saldanha devem aparecer na equipe titular de Mano Menezes.

Na próxima rodada, já neste fim de semana, o Bahia volta a jogar em casa (depois de 3 partidas consecutivas longe de seus domínios), diante do Sport (atual 8º colocado). O Botafogo, mais uma vez no Nilton Santos, faz clássico com o Fluminense às 11 horas do domingo (04/10).

Deixe um comentário