Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão da Copa Libertadores: jogos desta quarta (30)

Previsão da Copa Libertadores: jogos desta quarta (30)  

São Paulo pode ser único brasileiro a cair na fase de grupos.

Nesta terça-feira (29), a Liga Deportiva Universitária de Quito (LDU) atropelou o Binacional, no Equador, disparou na liderança do grupo D da Libertadores da América e garantiu sua classificação à próxima fase com 1 rodada de antecedência.

Fernando Diniz, técnico do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Na vice-liderança, com 7 pontos (5 atrás da LDU), está o River Plate, que é o próximo adversário do São Paulo, que vem logo atrás, com 4 pontos conquistados. O lanterna do grupo é o Binacional, que soma apenas 3 pontos, com 4 derrotas e apenas 1 vitória, na 1ª rodada, sobre o São Paulo. Mas, nesta quarta-feira (30), às 21 horas, é exatamente contra a equipe argentina que o tricolor paulista mede forças, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A partida que será transmitida pelo SBT para o estado de São Paulo, e outras regiões, é decisiva para a equipe de Fernando Diniz, que precisa da vitória para seguir com chances de avançar na competição. Em caso de empate, o São Paulo precisaria de um milagre para se classificar às oitavas de final, pois, além de torcer por derrota do River na última rodada, precisaria vencer e descontar um saldo de gols gigante (+11 da equipe argentina, contra 0 do tricolor). Se, porém, o time de Fernando Diniz sair da Argentina com uma vitória, alcança os mesmos 7 pontos do River Plate e assume a vice-liderança do grupo, pois o primeiro critério de desempate é o confronto direto. Dessa forma, como as equipes empataram no primeiro confronto, no Morumbi, o São Paulo estaria na vantagem e dependeria apenas de si na última rodada, na qual enfrenta o Binacional (lanterna do grupo). Se assim for, será a primeira vez que o River Plate vai ficar fora do mata-mata da Libertadores desde que está sendo comandada por Marcelo Gallardo. Ou seja, o River não fica fora das oitavas de final do campeonato sul-americano desde 2015.

Para este conseguir tal feito, além do peso da camisa, o São Paulo conta com o retorno de Daniel Alves, que já esteve em campo na última partida do tricolor, pelo Campeonato Brasileiro. O único grande desfalque para Fernando Diniz é do atacante Luciano, que vem sendo importante pela competição nacional, mas ainda cumpre suspensão pela Libertadores.

Flamengo tem 8 retornos e Independiente del Valle acumula baixas em partida que vale a liderança.

Nesta quarta-feira, às 21h30, também com transmissão do SBT em TV aberta, para o estado do Rio de Janeiro e outras regiões, o Flamengo recebe o Independiente del Valle no Maracanã. A partida envolve os atuais campeões da Libertadores da América (Flamengo) e da Copa Sul-Americana (Independiente) e vale a liderança do grupo A. Neste ano, as equipes já se enfrentaram pela Recopa Sul-Americana e o Flamengo ficou com o título, quando ainda era comandado por Jorge Jesus. No último confronto, já pela fase de grupos da Libertadores e com Domènec Torrent à frente do rubro-negro carioca, o Independiente del Valle goleou por 5 a 0 em um verdadeiro passeio no Equador. E para piorar a situação flamenguista, o clube teve alguns de seus jogadores titulares testados positivo para o Covid e foi à campo, diante do Barcelona de Guayaquil, na última rodada, com 5 baixas. No entanto, mesmo com todas as adversidades, o Flamengo conseguiu superar o Barcelona fora de casa e, como o del Valle perdeu para o Junior Barranquilla, alcançou os mesmos 9 pontos do líder. Agora, para esta partida, o Flamengo já anunciou os retornos de Bruno Henrique e Vitinho, que testaram negativo para o Covid nesta terça-feira (29), e, também, relacionou outros titulares para o jogo. São eles: Filipe Luís, Diego, Matheuzinho, Michael e Isla, por conta do protocolo da CBF, que indica período de 10 dias de isolamento após o resultado positivo, o que já foi cumprido por estes jogadores (e aceitado pela CONMEBOL). Além deles, o rubro-negro também conta com o retorno do artilheiro Gabriel Barbosa, que já está recuperado de lesão muscular. Do outro lado, o Independiente del Valle é quem sofre com os casos de Covid: o clube equatoriano confirmou oito baixas para a partida no Maracanã.

Palmeiras está a um empate da classificação às oitavas.

O outro brasileiro a entrar em campo nesta quarta-feira é o alviverde paulista, que recebe o Bolívar no Allianz Parque às 19h15, com transmissão do Fox Sports em TV Fechada. O Palmeiras lidera o grupo B da Libertadores com 10 pontos somados em 4 partidas disputadas e, como está 6 na frente do 3º colocado (o próprio Bolívar), precisa de apenas um empate para garantir seu lugar na próxima fase da competição continental. Como Gabriel Verón, que sofreu entorse no tornozelo esquerdo na última partida (contra o Flamengo), e Luiz Adriano, que sentiu dores na coxa esquerda, não participaram do último treino do Palmeiras, devem dar espaço para os retornos de Rony e William à equipe principal. Na primeira partida contra o Bolivar, fora de casa, o Palmeiras venceu por 2 a 1 e, assim, não deve ter problemas para sair de campo com os 3 pontos nesta quarta. E vale lembrar que a vitória garante ao time de Vanderlei Luxemburgo a liderança do grupo, pois, ainda que o Guaraní (vice-líder) consiga alcançar os pontos do Palmeiras com 2 vitórias nas próximas rodadas (e derrota do alviverde na última partida), o time brasileiro ainda fica na frente no confronto direto.

Na quinta-feira (01/10), às 19h15, o Santos enfrenta o Olimpia no Paraguai e precisa de apenas um empate para garantir a classificação às oitavas de final. Em caso de vitória, a equipe de Cuca confirma não só a classificação, como também a liderança do grupo G. E mesmo que o alvinegro praiano seja derrotado, segue na liderança do grupo e vai para a última rodada, na qual enfrenta o Defensa y Justicia na Vila Belmiro, ainda precisando de um simples empate para avançar na competição.

Deixe um comentário