Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Brasileiro: a principal competição do país

Campeonato Brasileiro: a principal competição do país  

O Campeonato Brasileiro, ou Brasileirão, como é conhecido, é a maior competição do país e uma das maiores do nosso continente.

hulk beija o troféu de campeão do brasileiro 2021
Autor de um dos gols da vitória atleticana sobre o Red Bull Bragantino, Hulk beija o troféu durante celebração do título do Galo no Mineirão (Foto: Giazi Cavalcante/Gazeta Press)

Vale lembrar que a competição já passou por várias mudanças nas regras, assim com estas mudanças, muitas equipes e outros campeonatos tiveram várias evoluções, deixando o futebol nacional ainda mais atrativo e valorizado.

Classificação atualizada do Brasileirão Série A 2022

Antigo campeonato brasileiro

Antes de ser criado o campeonato brasileiro que conhecemos hoje, existiam duas Taças ou Torneios que movimentavam o futebol brasileiro que são: a Taça Brasil e a Taça Roberto Gomes Pedrosa ou (Taça Prata), as quais eram consideradas como campeonato brasileiro. É importante destacar que também os números de equipes participantes também foram alterados, já que se compararmos desde o no início e até os dias de hoje, os números de equipes variaram bastante, mas o número definitivo e que é utilizado hoje são vinte clubes. O primeiro Campeonato brasileiro foi realizado em 1971 e tendo seu Campeão o Atlético Mineiro. No início a competição era decidia em uma final e não em pontos corridos como acontece nos dias de hoje. Assim na primeira fase todos enfrentavam todos com um único turno, onde então os oito melhores colocados iram se enfrentar em um mata-mata e os piores times eram rebaixados. 

Novo Campeonato brasileiro

Esse modo de campeonato durou até o ano de 2003, nesse ano o campeonato passou a ser de pontos corridos na série A e B, essa mudança ocorreu por vários motivos tendo por principal ter estabilidade nas regras. Assim a competição diminuiu o número de participantes, já que eram vinte e quatro e passou a ser somente vinte, além disto, o campeão era a equipe que terminava com mais pontos no final dos dois turnos, e os últimos quatro colocados eram rebaixados para a Série B. O Campeonato Brasileiro de 2003 foi vencido pela equipe do Cruzeiro tendo 100 pontos e 102 gols marcados. Este ano é lembrado até hoje pela torcida mineira tendo em vista que o clube não conquistou somente o Campeonato Brasileiro, mas ainda venceu outros títulos importantes, tendo a marca de tríplice coroa. De maneira geral muitos dizem que este novo formato do Campeonato Brasileiro é o mais justo, já que o primeiro colocado vence. Vale lembrar que antigamente o primeiro ainda precisava participar das quartas de final, semifinal e final para de fato conquistar o tão sonhado título.

Melhores Campanhas

Com o passar dos anos e a alta competitividade dentro de campo, as equipes ficaram cada vez mais potentes e reforçadas, o futebol foi evoluindo e isto foi se refletindo nas categorias de base e nos jogos profissionais, porém, as melhores campanhas só foram acontecer 40 e 50 anos depois. A primeira campanha com o percentual de aproveitamento mais elevado aconteceu no início do século com o São Paulo tendo títulos em três temporadas seguidas, o início dessa sequência, começou em 2006 com 68% de aproveitamento, já nas duas próximas temporadas 2007 e 2008 o percentual só foi diminuindo, em 2007 caiu 1%, ficando com 67% e na temporada de 2008 o percentual ficou em 65%. Depois dessa sequência do São Paulo, as temporadas seguintes nenhum outro clube conseguiu bater as porcentagens, mas isso durou até 2012, pois a partir deste ano existiram grandes campanhas e a cada temporada os percentuais de aproveitamento foram ficando cada fez maior.es A primeira equipe que começou essa sequência foi o Fluminense com 67% de aproveitamento, na temporada seguinte o Cruzeiro não conseguiu aumentar a porcentagem mas continuou sendo uma das maiores. Seguindo para o próximo ano o Cruzeiro conseguiu aumentar e ficou sendo até o momento a maior de todas com 70% de aproveitamento e tendo craques como Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro no seu elenco, os quais eram os grandes destaques dentro das quatro linhas. Mas essa campanha ficou pouco tempo com a marca de melhor aproveitamento, pois na temporada seguinte o Corinthians fez uma campanha excepcional, contando com o  treinador Tite, o qual realmente é dono de grande competência, assim nessa temporada o Corinthians conseguiu 1% há mais que a temporada passada ficando com 71% de aproveitamento. Logo após estas sequências, a equipe do Palmeiras conseguiu então ter o maior percentual, e isso aconteceu nos anos de 2016 e 2018, empatando então com o aproveitamento do Cruzeiro que foi de 70%. Após a espetacular temporada das equipes paulistas, uma equipe carioca conseguiu ganhar e fazer uma temporada espetacular, se tornando a equipe com maior percentual de aproveitamento da história do campeonato Brasileiro, este clube é o Flamengo, o qual alcançou 78% de aproveitamento. É importante lembrar que o Flamengo conseguiu isto por causa de uma reformulação no seu elenco e com as chegada de jogadores como: Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, além é claro, do seu excelente técnico Jorge Jesus, o qual teve um ano mágico, deixando saudades até os dias de hoje na torcida rubro-negra. Desta forma, com muitas pessoas em alto nível (desde o técnico até os jogadores) o Flamengo conquistou mais esta grande marca. 

Maiores artilheiros

É claro que estas porcentagens, melhores aproveitamentos, títulos e glórias foram feitas também com gols. Portanto certamente vale destacar aqui os maiores artilheiros desta competição, os quais sempre engrandeceram o futebol nacional e deixaram este esporte ainda mais atrativo:

Roberto Dinamite: 190 gols (Vasco da Gama e Portuguesa);

Fred: 157 gols (Cruzeiro, Fluminense e Atlético-MG);

(Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)

Romário: 154 gols (Vasco da Gama, Fluminense e Flamengo);

Edmundo: 153 gols (Palmeiras, Vasco da Gama, Fluminense, Cruzeiro, Flamengo, Corinthians e Santos);

Zico: 135 gols (Flamengo);

Diego Souza: 132 gols (Fluminense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Vasco da Gama, Cruzeiro, Sport, São Paulo e Botafogo);

Túlio Maravilha: 129 gols (principais equipes: Goiás, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Vila Nova e etc);

Serginho Chulapa: 127 gols (São Paulo, Santos e Corinthians);

Dadá Maravilha: 127 gols (principais equipes: Atlético-MG, Flamengo, Sport, Internacional, Coritiba, Goiás, Bahia, Náutico, Paysandu, Ponte Preta e etc);

Washington: 126 gols (Internacional, Ponte Preta, Paraná, Atlético-PR, Fluminense e São Paulo);

Por estes e outros motivos o Campeonato Brasileiro continua com muitos ótimos jogadores, grande visibilidade, alta competitividade e envolvendo imenso amor e paixão da torcida!

Deixe um comentário